Louco – Fuga | Review

“E esse caminho
Que eu mesmo escolhi
É tão fácil seguir
Por não ter onde ir”

O pequeno trecho acima da música “Maluco Beleza” de Raul Seixas poderia ser a trilha sonora perfeita pra acompanhar a Graphic Novel do Louco, “Fuga”, que ganhou uma nova interpretação pelas mãos do artista paulista Rogério Coelho. Esse que é o décimo volume do selo Graphic MSP traz o personagem maluco beleza que é bem querido do público e que sempre garantiu histórias divertidas e sem sentido algum.

Aliás, essa foi a única condição que Maurício de Sousa impôs a Coelho: “uma história do Louco não pode ser lógica, nem ter explicações demais. O nonsense precisa imperar.” E o resultado mostra que a orientação foi ouvida e executada perfeitamente. Logo de cara somos jogados no meio da história sem sequer sabermos onde estamos, quem estamos acompanhando e o porquê. Aos poucos a gente consegue pegar um ou outro detalhe enquanto se maravilha com a beleza gráfica do quadrinho.

LoucoFuga02De maneira bem resumida, Louco, ou Licurgo Orival Umbelino Cafiaspirino de Oliveira, está fugindo dos guardiões do silêncio enquanto viaja em seu mundo particular atrás de um pássaro. A história, repleta de simbolismos, é a justificativa perfeita pra Rogério fazer uma homenagem a toda a história da Maurício de Sousa Produções e seus mais de 50 anos de história. É uma ode à imaginação, à liberdade criativa e à felicidade.

Como forma de transmitir visualmente a loucura do personagem, Rogério Coelho adota algumas técnicas bem precisas durante a revista. A primeira delas é a opção por uma história não linear, uma vez que a história começa em um momento incerto, vai pro passado, volta para o presente e fica nesse movimento do início ao fim. A segunda escolha acertada foi não manter uma lógica na diagramação. Temos quadrinhos lineares, quadrinhos horizontais, circulares, desenhos que “saltam” das páginas e o que parece ser uma constante durante toda a graphic novel, quadrinhos que se sobrepõem aos outros.
preview-loco-4Tudo isso em uma história qualquer corria o risco de ser confuso. Felizmente este é o objetivo do trabalho aqui, fazer com que o leitor pare e perceba os detalhes envolta dos traços para entender melhor a história. E o resultado é tão efetivo, que algumas páginas dá vontade de emoldurar, a mesma sensação eu tive com a graphic do Astronauta e do Piteco, ou seja, é um bom sinal.

Com uma metalinguagem que impressiona e encanta, “Fuga” é novamente um acerto nas releituras dos personagens de Maurício de Sousa, e antes mesmo do fim já dava pra perceber que ela seria uma das minhas favoritas do selo, afinal ela é uma história que contempla o início, o fim e o meio.

Cotação-5-5

louco-fuga-capaLOUCO – FUGA – 2015
História e Cores: Rogério Coelho
Editora Panini
82 páginas
Disponível em capa dura e brochura

 

Veja mais reviews do selo Graphic MSP

Saiba mais sobre as graphic novel do selo MSP

2 comments

Deixe seu comentário!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s