Chico Bento: Pavor Espaciar | Review

Depois dos elogiados Astronauta – Magnetar e Turma da Mônica – Laços, “Pavor Espaciar” é o terceiro título do selo Graphic MSP dedicado a reinventar personagens queridos do Maurício de Sousa. É no entanto, um pouco aquém em relação aos dois primeiros títulos, principalmente por não dar uma sensação de mistura de inovação e nostalgia que as obras precedentes tão bem souberam trabalhar.

Nessa obra de Gustavo Duarte, acompanhamos Chico Bento, o seu primo Zé Lelé, o porco Torresmo e a galinha Giserda sendo abduzidos por alienígenas. Embora os “causos” sejam comum à vida do interior, tal tema nunca foi o foco da revistinha do personagem caipira, e embora o objetivo tenha sido imaginar o personagens em situações adversas, o resultado final não convence muito. Os alienígenas são elementos que apenas fazer o personagem principal correr de um lado pro outro. Não sabemos quem eles são, o que eles querem e mais: como foram capazes de deixar escapar suas cobaias da maneira mais simples possível.

chico bento pavor espaciar 2Se falta profundidade à história, sobra humor, principalmente ao percebermos as reações de Chico a tudo que está em sua volta: “Era só o que me fartava. Ligaro umas tomada em mim” ou “Meu Deus do céu! O porco tá falando! O porco tá possuído”. O humor vem também das inúmeras referências que a graphic novel faz em relação ao “universo Maurício de Sousa” (desde o Elefante até o uniforme do Astronauta) e à cultura pop (Michael Jackson também foi abduzido). Mas surpreendentemente não há muita referência ao próprio personagem.

O roteiro de Duarte é bem silencioso. Há páginas e páginas em que apenas vemos imagens e nada é dito, e embora isso represente um estilo que o autor já tenha utilizado em trabalhos anteriores, aqui fica a sensação de oportunidade perdida, já que, repito, os melhores momentos são aqueles que Chico responde ao que está acontecendo ao redor com o característico caipirês.

chico bento pavor espaciarApesar de tudo, o selo Graphic MSP ainda representa uma enorme importância para o cenário nacional de quadrinhos. Embora “Pavor Espaciar” não possua todo o charme e qualidade dos dois títulos anteriores, ainda é um bom passatempo.

Cotação-3-5“Chico Bento: Pavor Espaciar” 2013
História, Cores e Arte:
Gustavo Duarte
Editora Panini
80 páginas
Disponível em capa dura e brochura

Saiba mais sobre as graphic novel do selo MSP

Anúncios

4 comentários

Deixe seu comentário!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s