É o fim do mundo! 7 games pós-apocalípticos

2014-09-07_18.12.02Assunto bastante comum em games é um ambiente pós-apocalíptico, seja ele por causa de uma epidemia zumbi, invasões extraterrestres ou acidentes naturais. O tema é um prato cheio para a imaginação dos desenvolvedores de jogos, principalmente no que se refere ao design de produção que, quando bem feito, dá mais veracidade àquela trama apresentada.

De qualquer forma, vale a pena se preparar para uma possível eventualidade, vai que amanhã ETs decidam fazer um rolê na Terra, ou que semana que vem comece a Terceira Guerra Mundial? É bom estar preparados para essas situações extremas que mudariam a história do planeta. Pensando nisso, o Cinelogin montou uma lista de games pós-apocalípticos, como critérios usados para elaborar a lista, consideramos o tipo de apocalipse, o roteiro e o design dos games. Confira:

I am AliveI Am Alive (Ubisoft Shanghai, 2012)
Como o mundo acabou: Desastre geológico
Plataformas: Xbox 360, PlayStation 3 e PC

I Am Alive se passa na fictícia cidade Haventon, um ano após o Evento, um evento que envolveu terremotos e outros desastres naturais e que foi responsável pela devastação das grandes cidades mundiais, dizimando a maior parte da civilização humana e deixando o mundo em ruínas e quase inabitável, com o solo coberto por uma nuvem tóxica de poeira. A partir daí se inicia sequências de sobrevivência e exploração do mundo quase deserto em que o protagonista sobrevivente segue em busca de sua esposa e sua filha.

Metro 2033Metro 2033 (4A Games, 2010)
Como o mundo acabou:
Guerra Nuclear
Plataformas: Xbox 360 e PC

O jogo, que é uma adaptação do romance homônimo do russo Dmitriy Glukhovskiy, conta a história dos sobreviventes de uma guerra nuclear iniciada em 2013, que criou um cenário pós-apocalíptico. Nele estão presentes os Dark Ones, descendentes dos sobreviventes ao ataque nuclear, que se consideram uma espécie de evolução à espécie humana. Como as cidades ainda possuem grandes índices de contaminação nuclear, os sobreviventes se refugiam nos metrôs da cidade. Em meio a isso, ainda há a disputa política e militar presente dentro das estações subterrâneas.

Tokyo JungleTokyo Jungle (Japan Studio, 2012)
Como o mundo acabou: Invasão de animais selvagens
Plataformas: Playstation 3, Playstation Vita

O jogo surgiu como algo experimental no Japão e chegou ao mundo ocidental por download. Os humanos foram misteriosamente extintos, o que fez com que animais domésticos e selvagens lutassem para sobreviver num mundo que aos poucos volta a ser uma grande selva. No decorrer do jogo algumas informações são obtidas e alguns eventos pós extermínio dos humanos vão sendo revelados. Há ainda a possibilidade de escolher dentre várias espécies de animais, desde animais domésticos como cães e gatos até animais selvagens como ursos, dinossauros.

Walking-deadThe Walking Dead – Season 1 (Telltale, 2012)
Como o mundo acabou:
Zumbis
Plataformas:
Xbox, PlayStation, Mac, iOS, Android, Kindle, Ouya e PC

Apesar de estar ambientado no mesmo mundo da HQ e da série de mesmo nome, o jogo acompanha personagens diferentes daqueles já conhecidos. No game controlamos o professor universitário Lee Everett, que resgata a menina Clementine e segue em busca dos pais da garota. Dividido em 5 capítulos, o jogo é moldado de acordo com as decisões tomadas pelo jogador. Se em um determinado momento você decide salvar uma pessoa em vez de outra, isso afetará não só o seu destino, mas a maneira como os demais personagens da história te enxergam. Através de servidores da Telltale, a cada final de capítulo, é exibido um quadro com estatísticas para que o jogador compare as suas escolhas as escolhas tomadas por outros jogadores.

RageRAGE (id Software, 2011)
Como o mundo acabou:
Impacto de asteroide
Plataformas: Xbox 360, PlayStation 3, PC e Mac

Em um cenário semelhante ao visto no filme “O Livro de Eli”, o jogo Rage se situa em um futuro próximo após o choque de um asteroide com a Terra. O protagonista que controlamos é mantido vivo devido à criogenia e descongelado 100 anos após o impacto que devastou o planeta. Nesse período, os sobreviventes se organizaram e formaram alguns povoados a partir da sucata que restou do mundo. O roteiro foi baseado no asteroide real Apophis, que segundo estudos iniciais atingiria a Terra em 2029.

The divisionTom Clancy’s The Division (Ubisoft, 2015)
Como o mundo acabou: Pandemia
Plataformas: PlayStation, Xbox e PC

Imagina que você está louco pra comprar um PS4 que vai ganhar um belo desconto na Black Friday. Você espera ansiosamente pelo dia, acampa na frente da loja, disputa o seu lugar e quando é dada a largada é cada um por si, cotoveladas e empurrões pra todos os lados no meio daquela multidão. Não bastasse todo o sofrimento descrito, essa situação é a ideal para uma ataque terrorista, quando ocorre a propagação em massa de uma doença que contamina boa parte dos EUA em apenas 5 dias. O jogador faz parte do grupo “Strategic Homeland Division (SHD)”, ou apenas “The Division“, que foi criado como forma de combater a ameaça, e recebe ordens diretas do presidente dos EUA para que salve os não contaminados a qualquer custo.

the-last-of-us-giraffe-1The Last of Us (Naughty Dog, 2013)
Como o mundo acabou: Zumbis
Plataformas: PlayStation

The Last of Us tem sido apontado como um dos melhores games dos últimos anos. O design gráfico somado à boa história com personagens interessantes rende um ótimo jogo de sobrevivência. A premissa é bem simples, controlamos Joel, um homem responsável por proteger e menina Ellie e mantê-la em segurança.O diferencial está no tipos de zumbis (dependendo do estágio da contaminação cada um possui uma “habilidade” diferenciada) e em qual estratégia o jogador deve optar ao encontrar cada infectado. Para uma crítica mais detalhada, clique aqui.

Veja também:

Anúncios

4 comentários

    • Olá JoAZ, a gente tentou ser o mais eclético com a lista, daí a presença do Tokyo Jungle, pois apresenta uma história bem diferente de todas as outras. Quanto a Fallout 4, ele só não entrou na lista porque na época do post ele ainda não havia sido lançado xD

      Curtir

Deixe seu comentário!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s