A cronologia da franquia X-men e o que muda com Dias de um Futuro Esquecido

 

ATENÇÃO: ESTE ARTIGO CONTÉM SPOILERS DE X-MEN: DIAS DE UM FUTURO ESQUECIDO E DEMAIS FILMES DA FRANQUIA.

 

Xmen Days Of Future Past

 

Se você já assistiu o novo filme dos X-men (leia nossa crítica aqui) deve ter percebido que este alterou drasticamente os acontecimentos na linha temporal que permeia os demais longas. A viagem de Logan ao passado não apenas impediu o desenvolvimento do Projeto Sentinela, que era seu principal objetivo, como também trouxe de volta personagens que haviam morrido em tramas passadas que aparentemente não tinham nenhuma conexão com a que envolve o novo filme. Neste sentido Dias de um Futuro Esquecido funciona para a franquia como um verdadeiro reboot, isto é, boa parte do que vimos anteriormente não tem mais validade e praticamente qualquer desdobramento a partir do novo passado retratado pelo filme é possível. Quem é fã de quadrinhos está mais do que acostumado a esse tipo de coisa, mas viagens no tempo podem ser confusas e obedecer diferentes regras dependendo de como é retratada. Pensando nisso, revimos todos os outros seis filmes e tentamos definir a ordem cronológica anterior, apontar suas inconsistências, e esclarecer o que muda a partir de agora. Confira!

 

Entendendo a Cronologia Original

A trilogia X-men original é datada nos filmes como se passando “num futuro não muito distante”. Isto é um tanto vago para situar temporalmente os acontecimentos, mas considerando que o primeiro filme foi lançado em 2000, o segundo em 2003 e pouco tempo separa os dois (X-men termina com Wolverine indo investigar vestígios de seu passado no lago Alkali e X-men 2 começa com ele voltando dessa viagem), podemos assumir que esses se passam não mais do que entre 2003~2005. Pela média, 2004. Já O Confronto Final é mais difícil de determinar. Por um lado, é difícil acreditar que Jean tenha ficado presa no lago por muito tempo, e a amargura de Scott por sua morte sugere que ela seja ainda um tanto recente. Por outro, a posição de Hank Mccoy no governo sugere uma sociedade mais tolerante com os mutantes e o relato de que Magneto foi rastreado viajando por três países diferentes apontam que pelo menos alguns anos se passaram. Vamos assumir que o filme se passa um ano depois do segundo, em 2005.

Já os demais filmes são mais fáceis de situar. X-men Origens: Wolverine cobre um grande período de tempo, sendo que sua maior parte acontece no pós-guerra do Vietnã (que terminou em 1975) e seis anos depois, em meados dos anos 80. Primeira Classe se passa claramente nos anos 60 e seu clímax ocorre durante a crise dos mísseis de Cuba, em 1962. Wolverine Imortal, por sua vez, pode ser entendido sem prejuízo como um ano após O Confronto Final, em 2006. Finalmente, os eventos de Dias de um Futuro Esquecido têm lugar precisamente em 1973, no passado, e em 2023, no futuro.

Xmen

Então, de maneira bem grosseira e desprezando flashbacks e afins, a ordem entre os filmes seria:

  • X-men: Primeira Classe: 1962
  • X-men: Dias de um Futuro Esquecido (passado): 1973
  • X-men Origens: Wolverine: 1975~1986
  • X-men: 2004
  • X-men 2: 2004
  • X-men 3: O Confronto Final: 2005
  • Wolverine Imortal: 2006
  • X-men: Dias de um Futuro Esquecido (futuro): 2023

Confira abaixo uma linha do tempo mais detalhada com os principais acontecimentos:

Infographic-XMenMoviesChronology-v1-Large
Fonte: http://www.nextmovie.com/blog/x-men-movies-chronology/

 

Os Furos

A Fox certamente não teve muito cuidado em manter a coerência entre os sete filmes. Certos furos e inconsistências são impossíveis de não ser notados ao assistir os filmes em sequência. Abaixo listamos os mais evidentes.

Conflitos entre a Trilogia original e Primeira Classe.

X-men: Primeira Classe é um filme excepcional que expande nosso entendimento acerca da relação de amizade entre Xavier e Magneto e explica a origem dos X-men, mas que não teve muito respeito pelos fatos estabelecidos na trilogia original. No filme de 2000, o Professor X diz claramente para Logan que conheceu Magneto aos 17 anos, que este o ajudou a construir a máquina chamada Cerebro e que por isso teria conhecimento para fazer um capacete capaz de proteger sua mente contra ele. Só que o filme de 2011 mostra os amigos se conhecendo já adultos, Cerebro sendo construído por Fera e demonstra que o capacete de Magneto seria originalmente um presente dos russos a Sebastian Shaw. O professor ficou com fama de mentiroso depois dessa.

Além do mais, a ideia de colocar Mística para ser praticamente irmã de criação de Charles é no mínimo estranha considerando não apenas que os dois se tratam sem a menor familiaridade na trilogia mas até mesmo que a mutante azul sabota o Cerebro e quase mata o professor no primeiro filme. Haja sangue frio, hein!

xmen 17 anos
Professor caozeiro

Versões diferentes para o mesmo personagem.

Tendo uma gama tão vasta de personagens para utilizar nas adaptações dos quadrinhos, é inconcebível o mar de incoerências que a franquia comete ao reciclar sem o menor cuidado personagens que já haviam aparecido em filmes anteriores. Como explicar, por exemplo, a síndrome de Benjamin Button de Emma Frost, que aparece adulta e cheia de saúde em 1962, em Primeira Classe, e pré-adolescente nos anos 80 em Origens: Wolverine? E Dentes de Sabre, que de capanga do Magneto que mal abre a boca em X-men passa a ser irmão de Logan no filme de 2009? Será que ele não se lembraria do Jimmy? E a dra. Moira MacTaggert, que dos anos 60 para o século XXI não apenas permaneceu jovem como ainda mudou completamente de profissão? E Hank Mccoy, que aparece em X2 dando uma entrevista em forma humana como cientista e em O Confronto Final vira diplomata e já está devidamente azul e peludo? (Isso Dias de um Futuro Esquecido pode explicar, já que mostra que ele desenvolveu uma droga capaz de controlar a própria mutação).

Mas nenhuma incoerência é tão gritante quanto Bolivar Trask, que em O Confronto Final é interpretado por Bill Duke, um ator negro e careca, e em Dias de Um Futuro Esquecido por… Peter Dinklage! Isso sem falar em um detalhe: é dito que Trask teria sido assassinado por Mística neste novo filme, ou seja, o Trask de Bill Duke é um fantasma e tudo bem.

diferentes personagens xmen

Xavier andando e conseguindo o corpo de volta:

Mas é mesmo o Professor X o campeão dos furos. Ele aparece andando e ainda trabalhando em conjunto com Erik no flashback que abre O Confronto Final, e de novo andando numa rápida aparição em Origens. Além do mais, se uma das cenas mais dramáticas do terceiro filme era a Fênix dissolvendo a nível molecular o seu corpo, obrigando-o a transferir a própria mente para um moribundo no hospital a fim de sobreviver, na cena pós-créditos de Wolverine Imortal (aliás, sobre esse filme, como raios Logan se lembra de Nagasaki se ele teve amnésia, hein? E como conseguiu as garras de adamantium de volta agora em Dias de um Futuro…? Deixa pra lá.) Xavier reaparece com o corpo original e paralítico da mesma forma que sempre foi. Logan pergunta sem acreditar: “Como é possível?” apenas para ouvir “Você não é o único que possui dons.” como resposta de seu mentor. E a explicação é basicamente essa mesma, porque Dias de Um Futuro Esquecido não move uma palha para esclarecer a questão.

xavier
Jura, Xavier?

 

Entendendo a viagem no tempo em Dias de um Futuro Esquecido e o que ela muda.

Antes de mandar Wolverine ao passado, Kitty Pride explica rapidamente as regras que norteiam a viagem no tempo que vemos em Dias de um Futuro Esquecido. Segundo ela, enquanto Logan estiver com sua consciência no corpo mais jovem “passado e futuro irão coexistir”, sendo a linha temporal completamente reescrita depois e ele o único a se lembrar da realidade antiga. No final do filme, quando isto acontece, ele diz para Xavier que a última coisa que se lembra é de “se afogar”. Ou seja, a consciência de Logan retornou do passado para o novo futuro carregando apenas as lembranças antigas. E como foi que ele viveu esse tempo todo entre 1973 e 2023 e perdeu essas memórias da nova realidade? É porque a viagem no tempo gerou dois Wolverines diferentes: o que fez a viagem e o que nunca precisou fazê-la. Ao acordar novamente no novo futuro, o Logan que fez a viagem se apoderou novamente do corpo e o que estava vivendo até ali deixa de existir. Ficou confuso? Vamos desenhar:

viagem no tempo wolverine

Em outras palavras, o Wolverine que irá acordar no barco com a Mística disfarçada de Stryker não fará a menor ideia do que aconteceu durante o filme inteiro! Ele ainda será o mesmo que estava vivendo até 1973, sem ter viagem no tempo nenhuma para atrapalhar as nossas cabeças. Porém as ações do Wolverine do futuro esquecido em 1973 desencadearam toda uma nova linha do tempo a ser seguida. Uma linha do tempo onde Ciclope e Jean não irão morrer.

Ou seja, podemos desconsiderar como válido tudo o que tinha acontecido após 1973 na cronologia original. Isso inclui a participação de Logan no programa Arma X, seu relacionamento com Stryker e a injeção de adamantium em seu esqueleto. Outra, se a Mística assumiu o lugar do militar (o que aconteceu com o original? Morreu?), isso altera drasticamente o curso das coisas porque ele é o vilão principal de X2, que obriga os X-men a irem até aquela represa onde Jean acaba precisando se sacrificar. Talvez aí esteja uma pista de como o casal sobrevive nessa nova realidade.

Em resumo, o que ainda permanece valendo com certeza é tudo o que havia acontecido antes de 1973. Isso engloba a história de Origens até antes da Guerra do Vietnã, o passado em Nagasaki de Wolverine Imortal, basicamente o Primeira Classe inteiro e obviamente o que já foi visto da nova realidade em Dias de um Futuro Esquecido. Todo o restante da cronologia está no momento passível de ser alterado pela franquia.

X-Men-Days-of-Future-PastO que Esperar dos Próximos Filmes?

Dada a forma como Dias de um Futuro Esquecido termina, com o monólogo na voz de James McAvoy explicitando como o passado agora virou “terreno desconhecido” pelo público, parece bem improvável que o elenco da trilogia original ainda retorne daqui para frente.Mais provável que a “geração Primeira Classe” assuma definitivamente a franquia e a história continue a partir dessa nova linha começada em 1973. Por outro lado, é muito difícil imaginar X-Men sem Tempestade, Ciclope e Jean. Nosso palpite, portanto, é que devem escalar novos atores para interpretar esses personagens, provavelmente em idades mais novas, e continuar com Fassbender, McAvoy, Nicolas Hoult e JLaw no time. Quanto a Hugh Jackman… é mais difícil afirmar. Até quando ele carregará o personagem? Já não está na hora de deixar que outro assuma o seu lugar?

Nada está certo, entretanto. As possibilidades são infinitas. A única certeza que temos, por enquanto, é a do vilão. Cortesia da fantástica cena pós-créditos de Dias de um Futuro

X-Men: Apocalypse está prometido para sair em 2016. apocalypse

 

Anúncios

37 comentários

  1. Parabéns pela análise! Uma das mais completas internet afora. E eu nunca tinha parado pra pensar, como Logan podia lembrar da segunda guerra mundial, se perdeu a memória depois da do Vietnã hauahuahua. Q LOUCURA!

    Curtir

  2. Tem coisas que ainda e dificil de explicar, mais ainda a 2 filmes a serem lançados o ” X-Men: Apocalypse” que foi citado ai e “Wolverine 3″ previsto para 2017” talvez nesses filmes dara alguma explicação

    Curtir

  3. Tou indo assistir o filme agora, mas só não entendi uma coisa nessa viagem do tempo toda.´
    Como nesse futuro de 2023, Xavier está vivo? Supondo que os acontecimentos do filme 3 onde Jean o mata, seja em 2010, se passaram 13 anos que o professor morreu. Como ele está vivo em 2023?

    Curtir

    • O próprio X3 responde isso, Vinícius, em sua cena pós-créditos. Xavier transferiu sua mente para o corpo de um homem em estado vegetativo logo antes da Jean dissolvê-lo. É assim ele sobrevive. Agora como esse novo corpo tem a mesma aparência e a mesma paraplegia do antigo é algo que a franquia não se preocupou em explicar. Até citei esse ponto na parte que comento os furos lá no texto. Ficou sem resposta.

      Abraços!

      Curtir

    • Oi Lucas,

      Como a linha temporal foi mudada depois da interferência de Wolverine no passado, a morte de Jean não aconteceu no decorrer dos acontecimentos do novo futuro. Porém, como Logan veio deste “futuro esquecido”, ele ainda mantém as memórias de lá, onde a morte de Jean ocorreu.

      Entendeu? É meio confuso mesmo.

      Abraços!

      Curtir

  4. eu nao sei se tem fundamento o que irei dizer, mas creio que a volta do adamantinum em 2023 esta relacionado a capacidade de generecao. Ele nao foi tirado no todo pelo japones maluco, estao regenerou 100%. O corpo do Xavier e uma forçaçao de barra para continuar o Patrick Stuart, mas que pode ser explicada com o controle da mente que ele provoca de como as pessoas o irao ver, bem simples considerando seus poderes, e ser deficiente ainda é justamente pq ele transferiu todo o seu sistema nervoso, incluindo a parte danificada pela bala no Primeira Classe, lembrar que a habilidade de mover os membros é puro sistema nervoso. E sobre Logan ainda lembrar do japones maluco na saga do Japão, sendo que ele esqueceu tudo que tinha vivido ate tomar a bala na cabeça, é pq acredito que ao longo da trilogia original, sobretudo em X2 ele lembrou de boa parte de suas memorias esquecidas, dos experimentos feitos por Stryker, das Guerras Mundiais que lutou… ele sempre lembra um pouco e mais um pouco, no Dias de um futuro esquecido mesmo, Stryker leva aquele choque no pescoço, e quando Logan ver ele se contorcendo e a identificaçao do exercito dele ele tem flashback do passado/futuro/presente

    Curtir

    • Oi Caio,

      Eu também não sei se tem fundamento o que você está dizendo, pode até ser que tenha, mas a franquia não se preocupa em deixar nada disso claro, entende? É mal explicado e dá a impressão de que eles não tiveram esse cuidado todo em manter a lógica entre os filmes.

      Abraços!

      Curtir

  5. Bom Felipe, curto muito a série, e realmente me intriguei sobre alguns acontecimentos por isso resolvi buscar, mas acabou que meus cérebro se confundiu ainda mais. Tento explicar o fato da Jean estar viva no final do “Dias de um Futuro…”, pois o Magneto neste mesmo filme foge no final, não estava mais preso durante anos, com isso não aconteceu o ocorrido no XM2, assim que ele sai da prisão. Quanto a história do Charles, meio estranho ele adquirir a aparência antiga sendo que apenas migrou sua mente para um corpo vegetando. Não entendi o fato da Mística, disfarçada como Stryker, levar o Wolverine no final. Sendo que o verdadeiro Stryker o pega para adicionar adamantium na suas garras. Você saberia explicar?

    Curtir

    • Bruno, a história do Charles foi cagada mesmo dos caras. Eles simplesmente não se preocuparam em explicar o que aconteceu. Foi tipo, o Xavier não morreu e pronto.

      Agora o importante a se entender sobre Dias de um Futuro, o que eu tentei explicar no texto, é que o que a viagem no tempo do Wolverine causou foram duas linhas temporais alternativas. A primeira que engloba a história toda que a gente viu na trilogia original e culmina no domínio das Sentinelas e uma segunda nova, completamente desconhecida, que provavelmente será explorada daqui para a frente nos próximos filmes da franquia. Então é como se os outros filmes fossem anulados e a história estivesse começando de novo do zero, entende? Por isso Jean e Scott podem aparecer vivos nesse novo futuro.

      Curtir

  6. Dispensando os flashbacks, esse é meu entendimento.

    Ordem cronológica ate o futuro de X-Men: Days of Future Past, antes de Logan voltar ao passado.

    X-Men: First Class
    X-Men: Days of Future Past (Passado)
    X-Men Origins: Wolverine
    X-Men 1, 2 e 3
    The Wolverine
    X-Men: Days of Future Past (Futuro)
    —————————————————-
    Nova ordem cronológica depois de Logan ajudar a mudar o passado, e consequentemente o futuro, em X-Men: Days of Future Past.

    X-Men: First Class
    X-Men: Days of Future Past (Passado, quando Logan voltou)
    X-Men: Days of Future Past (Futuro após a volta no tempo de Logan e outros fatos, provavelmente a serem explorados nos próximos filmes)

    Os outros foram pra lixeira. Considerando os flashbacks, o periodo de 1973-2023 foi pro saco.

    To certo? rs

    Curtir

  7. Olá Felipe Dias, no início de “Dias de um futuro esquecido”, as garras Logan são de Adamantium, sendo que no filme anterior o Japonês “sugou” seu adamantium, isso tem uma explicação ou é mais um furo? e ao acordar em 2023 elas ainda são de osso? já que Stryker está supostamente morto pela mística e nada daquilo aconteceu. E como Xavier sabe que Logan teve essa viagem no tempo se a Kitty disse que só o Logan lembraria ?

    Curtir

    • Oi Daniel, tudo bem?

      Pois é, esse lance do Adamantium do Wolverine também não é explicado. E a gente não sabe se ao acordar de volta em 2023 se elas continuam de osso, isso é algo a ser explorado no futuro da franquia. Já sobre o Xavier, é fácil, ele se lembra porque esse é o mesmo Xavier que conheceu o Wolverine que viajou em 1975.

      Curtir

    • Oi Lucas,

      O que você está chamando de “novo filme”? Está falando sobre o “Dias de um Futuro Esquecido” ou sobre o “Apocalipse”, que ainda via estrear? Eu não saberia te dizer sobre o filme que vai vir, mas no “Dias de um Futuro…” o Logan de 2023 tem adamantium e quando ele volta para 1975 ele está sem.

      Abraços!

      Curtir

  8. Alex Summers e Scott Summers são irmãos(e esse é o mais velho), No filme X-Men: First Class, o Charles está novo e o Alex é um jovem-adulto(lembrando que ele é irmão mais novo do Ciclope). Em X-Men Origins: Wolverine, o Charles está velho e o Scott é um adolescente. O que você acha que aconteceu Felipe? Usando o Charles como ponto de referência, ele conheceu já VELHO o Scott(adolescente), sendo que quando ele era mais NOVO conheceu o Alex(jovem-adulto). Eae cara que cê acha disso rs?

    Curtir

  9. Se depois de 73 tudo pode ser Desconsiderado. O wolverine atual não possui mais o corpo revestido de adamantium, já que o procedimento pra foi realizado em 85… Então o wolverine voltou a ter sua mutação original?? Pq quando ele volta no tempo ele ja perde suas garras de adamantium. Então ja que a partir daí tudo é desconsiderado ele não passou por nenhum processo… Até por que stryker supostamente foi morto e Mística assumiu seu lugar.. Correto??

    Curtir

    • Ainda é possível que Wolverine sofra o mesmo processo, mas por uma história alterada, Rhayam. Tudo depende de como a franquia vai se desenvolver daqui para frente.

      Abraços!

      Curtir

    • Olá rodrigo, acho que você fez uma pequena confusão.

      O Stryker que aparece no First Class é na verdade o Stryker pai, que era um oficial da CIA naquele filme. O Stryker filho, militar que aparece jovem no Dias de um Futuro Esquecido, é que é o cara que fez a experiência com Wolverine em Origins e que também dá as caras como vilão no X2.

      Abraços!

      Curtir

  10. Parabéns pelas explicações que me ajudaram a entender a ordem cronológica! Mas tem muita gente dizendo que os filmes da cronologia a partir de 73 foram pro saco e não concordo, vou tentar explicar o por que! Segundo Einstein e sua famosa Teoria da Relatividade, tudo depende de um referencial, certo? Então se pegarmos o Wolverine como sendo esse referencial, ele foi o único que não perdeu a memória dos acontecimentos, pois foi ele quem voltou ao passado pra alterar o futuro. Voltando ao filme, quando o Wolverine “desperta” no seu futuro atual ele fica confuso ao ver o Hank, Jean, Scott e outros.. Logo depois ele vê o professor Xavier que diz que ele tem uma aula de História pra dar, deve ser porque ele é o único que conhece o outro futuro que foi esquecido.. Em seguida ele pede ajuda ao professor pra saber o que aconteceu com o seu novo futuro a partir de 73: “A história que eu conheço é um pouco diferente.” Essa fala que simplifica, o único personagem que realmente viveu e ainda vive o mesmo presente é o Logan, já os outros tiveram seus futuros alterados, ou seja, o Logan não sabe nada do futuro atual e os outros mutantes não sabem nada do futuro esquecido. Assim, os filmes X-Men 1,2,3 e Wolverine: Origens e Wolverine: Imortal não podem ser esquecidos justamente porque o Wolverine lembra de tudo.. Ele é a peça-chave!

    Curtir

  11. em x2, wolverine leva um tiro na cabeça de um policial e desmaia até a bala ser “expulsa” da sua cabeça. Uma bala comum. Em Origins apenas uma de adamantium pode perfurar o cranio, o que é meio lógico, e ainda é responsável pela sua perda de memória. A fox é meia despreocupada com isso

    Curtir

  12. No x-men dias de um futuro esquecido,xavier disse que em 1973 ainda na sabia de seus poderes,mas como no xmen primeira classe nos anos 60 ele usava eles e lutou com o magneto osksok
    Bons filmes mas em historia foi feito nas coxa

    Curtir

  13. Como é que Logan, na cena final de “Dias de um futuro…” acorda (num aparente PRESENTE, e não em 2023) na mansão e SÓ AÍ diz ter lembranças de uma outra linha temporal perante Xavier, Jean, Scott, etc. dos filmes originais?
    Não tomaram cuidado nenhum com a lógica kkkkkkkkkk

    Curtir

Deixe seu comentário!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s