Os dez maiores vilões do Batman

É costume entre os fãs de quadrinhos a afirmação de que nenhum outro herói tem vilões tão bons quanto o Homem Morcego. Talvez o Homem-Aranha tenha também uma galeria de respeito, mas nem de longe são tão conhecidos do grande público.

Montamos então uma lista com os dez maiores vilões do Batman e o resultado é um rol com dez personagens amplamente conhecidos e mais uma penca que ficou de fora.

Confira abaixo os escolhidos!

10. Mr. Freeze
batman-freeze

Quem é? Cientista especializado em criogenia, o Dr. Victor Fries inicialmente foi batizado como Mr. Zero (no Brasil recebeu o nome de Sr. Frio) e só depois adotou o nome que o popularizou. Com a esposa doente e sem perspectiva de melhora ele a congela para que tenha mais tempo para que possa então descobrir uma cura. No processo acaba sofrendo um acidente que o transforma em um ser que só sobrevive em temperaturas abaixo de zero.

Primeira aparição: como Mr. Zero: Batman #121 (1959); como Mr. Freeze: Detective Comics #373 (1968)

Criado por: Bob Kane, David Wood, Sheldon Moldoff e Logan Sowadski

Por que está no top? Além do visual sensacional e de ter uma das armas mais legais o personagem já foi interpretado por Arnold Schwarzenegger em Batman e Robin, de 1997. Só isso já seria o suficiente para fazê-lo figurar na galeria dos vilões do Morcego, mas Mr. Freeze tem mais atributos. Sua história dramática torna sua motivação tão real que quando o Batman o vence chegamos a nos apiedar dele.

09. Hera Venenosa
batman-hera venenosa

Quem é? Pamela Isley era apresentada como uma mulher ruiva sensual e vestida em roupas verdes florais. Foi na sua versão pós Crise, com sua origem revisitada por Neil Gaiman, que a vilã passou a ter sua história e motivações mais bem desenvolvidas. Era uma dedicada estudante de botânica e bioquímica e acabou servindo de cobaia para seu professor para a realização de testes com toxinas criadas a base de vegetais. Ao sobreviver, Pamela desenvolveu a capacidade de produzir feromônios que deixam os homens entregues a ela.

Primeira aparição: Batman #181 (1966)

Criado por: Robert Kanigher e Sheldon Moldoff

Por que está no top? A Hera Venenosa está no top porque além de ser uma mulher forte, determinada e linda ela é uma vilã que derruba o Batman só na sedução, vence no flerte. Além disso ela é engajada com causas ambientais e sua grande ambição é salvar a flora de Gotham. O problema disso é que ela quer matar todas as pessoas no processo.

08. Espantalho
batman-espantalho

Quem é? O Dr. Jothan Crane decidiu se tornar psiquiatra depois de sofrer bullying na infância. Se especializou no estudo do medo e desenvolveu o famoso gás do medo, que é usado para induzir o pavor e alucinações bizarras em suas vítimas. Depois de muito tempo exposto a esse gás acabou ficando com um dano cerebral que o deixou praticamente sem temor algum.

Primeira aparição: World’s Finest Comics #3 (1941)

Criado por: Bob Kane e Bill Finger

Por que está no top? Já pensou viver o seu maior pesadelo? O Espantalho não precisa ter super poderes para aterrorizar Gotham, todas as suas ações giram em torno do poderoso gás alucinógeno que desenvolveu. Até o Superman já sofreu com uma dose. Espantalho é também o único vilão do Batman a estar presente nos três filmes do Christopher Nolan.

07. Ra’s al Ghul
batman-ras-al

Quem é? Ra’s al Ghul é o terrorista imortal, que conquistou a imortalidade ao mergulhar no Poço de Lázaro e estima-se que tenha cerca de 700 anos bem vividos de prestação à maldade. Seu nome em árabe significa Cabeça do Diabo. Líder da Liga dos Assassinos, é também o pai da Talia al Ghul, uma das mulheres da vida do Batman.

Primeira aparição: Batman #232 (1971)

Criado por: Dennis O’Neil e Neal Adams

Por que está no top? Ra’s está no top vilões do Batman pois como se não bastasse ser um terrorista imortal que quer acabar com metade da raça humana ele é um oponente que faz frente ao Morcego física e intelectualmente. É também líder de uma organização que ajuda a moldar o mundo desde tempos imemoriais. Seus anos de vida fizeram com que aprimorasse suas habilidades em artes marciais e o manejo de espadas, além, é claro, do vasto acúmulo de conhecimento que conseguiu. Dito isso, Ra’s al Ghul também está nessa lista porque pode ser considerado o sogro do Batman e queria que o Cavaleiro das Trevas tivesse um filho com sua filha de qualquer jeito.

06. Bane
batman-bane

Quem é? Bane nasceu na prisão de Pietra Dura, cumprindo pena de prisão perpétua pelos crimes cometidos por seu pai, o Rei Cobra. Aos oito anos de idade, cometeu seu primeiro assassinato, matando um criminoso que queria usá-lo como moeda de troca de informações na prisão. Bane teve algumas “visões do futuro” nas quais percebeu que um medo de um morcego iria impedi-lo de atingir seus obgetivos, Bane então decide estudar sobre Gotham e o Batman, é o momento que então se convence de que o morcego de suas visões era o Cavaleiro das Trevas.

Primeira aparição: Batman: Vengeance of Bane #1 (1993)

Criado por: Chuck Dixon, Doug Moench e Graham Nolan

Por que está no top? O vilão foi criado especificamente para acabar com o Homem-Morcego. Chegou a deixá-lo aleijado na saga A Queda do Morcego e descobriu a verdadeira identidade do herói. Além de sua inteligência privilegiada e de ser um exímio estrategista, Bane é uma montanha de músculos anabolizados pelo uso de uma droga chamada “venom”, que o deixa bem mais forte que o normal. Nos cinemas chegou a aparecer em uma versão bizarra em Batman e Robin e depois foi vivido por Tom Hardy em O Cavaleiro das Trevas Ressurge, em 2012.

05. Mulher-Gato

batman-mulhergatoQuem é? Seu verdadeiro nome é Selina Kyle. Órfã desde criança, passou a infância toda em um orfanato até fugir. Selina é bem furtiva, característica que lhe é bem útil nos furtos de joias. Sua origem já foi contada de diversas maneiras ao longo do tempo, entretanto, na primeira edição do Morcegão, ela era conhecida como A Gata, e nem sequer tinha um uniforme.

Primeira aparição: Batman #1 (1940)

Criado por: Bob Kane e Bill Finger

Por que está no top? Apesar de estar na linha de anti-herói, a Mulher-Gato algumas vezes ajuda e em outras atrapalha, a depender de seu interesse momentâneo. Além de, esporadicamente ser um interesse romântico do Batman, algo sempre perigoso. Nos cinemas ela já ganhou vida diversas vezes, sendo os destaques a versão de Anne Hathaway e claro, Michelle Pfeiffer. Dizem por aí que fizeram um filme solo com a Halle Berry, mas ninguém aqui do Cinelogin teve coragem de conferir. No jogo Batman: Arkham City, a Mulher-Gato é a única personagem jogável além do Batman. MIAU.

04. Charada
batman-charada

Quem é? Poucos sabem, mas seu nome não é Edward Nigma, e sim Edward Nashton, o sobrenome foi mudado após entrar na vida do crime, permitindo então o trocadilho E.Nigma. Desde de criança Edward já demonstrava tendência para trapaças, na escola um professor ofereceu um livro de charadas e enigmas para aquele que conseguisse resolver um quebra-cabeças. Para ganhar o prêmio que viraria sua marca registrada, o jovem Edward trapaceia seus colegas de sala.

Primeira aparição: Detective Comics #140 (October 1948)

Criado por: Bill Finger e Dick Sprang

Por que está no top? O Charada não chega a ser uma grande ameaça para o Batman, mas é o tipo de vilão que atrapalha bastante, principalmente com seus quebra-cabeças doentios que atrasam as missões. O Charada foi um dos poucos vilões que descobriu a verdadeira identidade do Batman, que conseguiu mantê-lo de bico fechado ao perguntar-lhe sobre qual seria a necessidade de charadas se já se sabia a resposta. Foi o suficiente pro Charada não dar com a língua nos dentes. Ganhou vida nos cinemas em Batman Eternamente, com uma performance rocambolesca de Jim Carrey.

03. Duas Caras

batman-duas caras

Quem é? Gotham sempre foi uma cidade muito perigosa, e antes do Batman sair pelas ruas acabando com a criminalidade, poucas pessoas se arriscavam a lutar por um lugar melhor,  e o promotor Harvey Dent era um desses. Chegou inclusive a ser um grande aliado do Batman em alguns momentos. Existem diversas versões para a sua dualidade, a mais recente trata de uma emboscada do Coringa, que queima metade de seu rosto que estava coberto de gasolina. Posteriormente, o Coringa o transforma em um psicopata, fazendo-o crer que a culpa da morte da sua namorada, Rachel, é da máfia de Maroni e do Comissário Gordon.

Primeira aparição: Detective Comics #66 (Aug. 1942)

Criado por: Bob Kane e Bill Finger

Por que está no top? Duas Caras é a personificação do fracasso do Batman. O homem mais puro de Gotham que sucumbiu à loucura e deixou de ser um promotor para se tornar terrorista. As decisões de Harvey Dent são feitas por meio da sorte, ele joga uma moeda na qual um lado está normal e o outro desfigurado, representando a dualidade do personagem.

02. Pinguim
batman-pinguim

Quem é? Oswald Chesterfield Cobblepot ficou órfão de pai bem cedo e teve uma infância miserável. Para evitar ter uma morte parecida com a de seu pai, pneumonia, sua mãe fazia com que ele saísse de casa sempre com guarda-chuva, característica que, atrelada ao seu excesso de peso, lhe geraram o seu famoso apelido, Pinguim. Devido a seus trajes, o Pinguim costuma se auto denominar de “Cavalheiro do Crime”. Nos cinemas foi interpretado por Danny DeVito, na adaptação de Tim Burton em 1992.

Primeira aparição: Detective Comics #58 (1941)

Criado por: Bob Kane e Bill Finger

Por que está no top? O Pinguim é certamente um dos vilões mais populares do Batman, em suas primeiras histórias era visto apenas como um ladrão habilidoso, posteriormente passou a ser associado como dono de um clube noturno, o Iceberg Lounge. Com o Pinguim, tudo é uma arma, a cartola, os sapatos, a bengala, o cara possui praticamente um cinto de utilidades como vestimenta.

01. Coringa
batman-coringa

Quem é? O Joker, o Palhaço do Crime. Sua origem é incerta, mas em uma das versões ele era um bandido que caiu em uma tina de ácido após um confronto com o Batman, surgindo tempos depois com a pele branca e os cabelos verdes. Inicialmente foi criado como uma ladrão de joias de aparência psicótica e só a partir da década de 70 que foi se tornando um louco assassino e obcecado pelo Batman.

Primeira aparição: Batman #1 (1940)

Criado por: Jerry Robinson, Bill Finger e Bob Kane

Por que está no top? Tradição é tradição. Se o Coringa é considerado por muita gente como o maior de todos os vilões dos quadrinhos, o primeiro lugar do na galeria de vilões do Batman é uma barbada. O número de feitos do Coringa contra o Batman poderia render posts próprios, mas destacamos aqui aquele que foi o grande trauma na vida do Morcego, a morte de Jason Todd, o então Robin. No arco Uma Morte em Família, publicado no final dos anos 80 o Coringa utiliza um pé de cabra para matar sem dó o pupilo do Batman. Não se deve esquecer que foi ele também quem aleijou a filha de Gordon, Bárbara, a Bat-girl, no clássico A Piada Mortal. Mas o grande diferencial do Coringa é que ele não quer matar o Batman. Sua missão é infernizar a vida do Morcegão. Nos cinemas o papel rendeu um Oscar póstumo ao ator Heath Ledger, que foi encontrado morto em seu apartamento, após o encerramento das filmagens de “O Cavaleiro das Trevas”

Obs.: O post contou com a colaboração do amigo, também nerd, Maurício Amorim.

Curtiu? Faltou algum? Foi feita alguma injustiça? Deixe seu comentário!

Curta a fanpage do Cinelogin no Facebook!

Deixe seu comentário!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s