Piteco: Ingá | Review

O fim da primeira fase do selo Graphic MSP não poderia ter chegado de melhor maneira. O paraibano Shiko foi o responsável por imprimir sua versão ao personagem Piteco (na verdade Pithecanthropus erectus da Silva), criado por Maurício de Sousa em 1964.

Depois da pequena queda apresentada com Chico Bento – Pavir Espaciar, Ingá retoma a qualidade das duas primeiras revistas lançadas pelo selo, sabendo mesclar bem uma história de aventura com elementos folclóricos da nossa cultura sem parecer forçado em momento algum.

Piteco-ingáNa história o povo de Lem, do qual Piteco é um caçador, se vê obrigado a migrar porque o rio próximo à aldeia secou. Ao mesmo tempo o protagonista decide ir atrás de Thuga, que foi raptada pela tribo dos homens-tigre. Importante notar alguns pontos da adaptação, nos quadrinhos originais, Thuga vive atrás de Piteco para se casar. Aqui, o que poderia ser uma oportunidade para o típico roteiro de uma donzela em perigo, dá lugar a uma incrível aventura em que tanto Thuga quanto a guerreira Ogra se mostram de fundamental importância para o desenrolar da história.

A história consegue prender o leitor durante todo o seu curso, principalmente por saber usar de maneira bem orgânica inspirações do nosso folclore, como o uso da Curupira, na história conhecido como o deus Arapó-Paco, o Boitatá, chamado de M-Buantan e ainda o Anhanguera, um Pterossauro encontrado no Brasil e na Europa. A própria Pedra de Ingá que dá nome à revista realmente existe e é um relevante monumento arqueológico da Paraíba.

Piteco-thuga -ingáApresentando-se como a graphic novel mais adulta do selo MSP até o momento, Ingá expressa um rico ambiente que foi explorado de maneira satisfatória e mostra que muito ainda pode ser dito sobre aqueles personagens. Ainda não há previsão para uma segunda revista do personagem nesse mesmo selo, então o negócio é pedir aos deuses.

Cotação-5-5

“Piteco: Ingá” 2013
História, Cores e Arte:
Shiko
Editora Panini
80 páginas
Disponível em capa dura e brochura

Saiba mais sobre as graphic novel do selo MSP

2 comments

Deixe seu comentário!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s