Jogo do Dinheiro | Crítica

money monster 1

Jogo do Dinheiro (Money Monster) parece ser um daqueles filmes B que a gente assiste na TV aberta num domingo qualquer, um thriller de crime que entretém por duas horas. A diferença dele dos outros do gênero é ser um filme B com elenco e diretora AAA, dirigido por Jodie Foster e estrelado por George Clooney e Julia Roberts.

Por conta disso, a história do apresentador de TV (Clooney), feito de refém ao vivo em rede nacional e com ajuda da diretora do programa (Roberts) tenta se salvar das mãos do “vilão” (Jack O’Connell) ganha um verniz de denúncia ao mundo financeiro, em que os verdadeiros vilões da humanidade são os grandes empresários e analistas de Wall Street, que por dinheiro interferem em política e são capazes de derrubar governos para baixar ações antes de comprá-las.

money monster 2

Bem, isso nós já sabemos e vimos retratado de maneira muito mais eficaz há pouco tempo em A Grande Aposta. Aqui, é só uma estratégia para dar alguma profundidade à trama e fazer-nos ter empatia pelo sequestrador, que era um trabalhador humilde que pegou todo o dinheiro que recebeu de herança da mãe e apostou investiu numa empresa indicada no programa do excêntrico apresentador Lee Gates (Clooney), que logo em seguida perdeu nada menos que U$800 milhões, com a desculpa de uma “pane” no algoritmo do sistema.

Essa parte do algoritmo não é para ser entendida mesmo, é só para deixar claro que dinheiro hoje não são nada mais do que pixels, Lee Gates nos lembra disso logo no início da trama. Mas se Jogo do Dinheiro é apenas uma trama básica de suspense criminal e expõe a sujeira do mundo financeiro/corporativo de forma tão superficial, o quê ele tem de especial para atrair um elenco tão estelar (que está ótimo, diga-se de passagem)?

É aí que o longa surpreende: o filme tem toques de comédia. O que pode ser bom e ruim, pois se rimos do fato de nenhum telespectador dar a mínima para a vida de Gates ou da desgraça do sequestrador humilhado em rede nacional e este humor negro dar um toque especial à trama, por outro o fator suspense se perde, pois depois de algum tempo já não nos preocupamos mais com a vida em risco de nenhum personagem.
money monster 4

No fim das contas, Jogo do Dinheiro retrata a sociedade efêmera e alienada de hoje, em que nada tem grande gravidade, tudo vira piada e vídeo viral pela internet. Não importa se somos explorados e roubados diariamente por magnatas nas bolsas de valores ou se vemos um ser humano morrer gratuitamente ao vivo. A não ser que renda um bom meme.

Cotação-4-5

Jogo do Dinheiro (Money Monster)

jogo-do-dinheiro-posterGênero: Suspense, Drama

Direção: Jodie Foster

Roteiro: Jamie Linden, Alan DiFiore, Jim Kouf

Elenco: George Clooney, Julia Roberts, Jack O’Connell, Dominic West, Caitriona Balfe, Giancarlo Esposito, Christopher Denham, Lenny Venito, Chris Bauer, Dennis Boutsikaris, Emily Meade, Condola Rashad, Aaron Yoo, Carsey Walker Jr., Grant Rosenmeyer

 

Anúncios

Deixe seu comentário!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s