As Aventuras de Peabody e Sherman | Crítica

as_aventuras_de_peabody_e_shermanSe um garoto pode adotar um cão porque um cão não poderia adotar um garoto? Dessa questão no mínimo inusitada parte a narrativa de As Aventuras de Peabody e Sherman. A animação da Dreamworks é baseada em um desenho de sucesso dos anos 50 e 60, chamado A Improvável História de Peabody.

O Senhor Peabody (Ty Burrell) é um cão genial que se tornou um dos maiores inventores em um mundo dominado por seres humanos.  Ansioso para passar adiante seus conhecimentos, Peabody decide adotar um bebê que encontra largado na rua, a quem dá o nome de Sherman (Max Charles).

Com o passar do tempo, Sherman se torna um jovem extremamente inteligente e estudioso, conseguindo grande parte do seu conhecimento graças ao constante uso da máquina do tempo criada por seu pai adotivo para visitar alguns dos momentos mais importantes de nossa história. Seu status como garoto mais inteligente do colégio onde estuda acaba causando a inveja da jovem Penny (Ariel Winter), que hostiliza o menino por ele ser filho de um cão.

as_aventuras_de_peabody_e_sherman2A princípio o filme funciona perfeitamente bem graças ao trio de personagens principais, que possuem personalidades bem desenvolvidas e muita química entre si. O fato de outros personagens periféricos serem fracas caricaturas de diversos tipos cinematográficos não chega a prejudicar a narrativa.

A dinâmica de viagens pela história tinha tudo para engessar a trama em uma fórmula indesejável, mas o que acontece é exatamente o oposto. O recurso abre um mar de possibilidades quase sempre interessantes. Embora haja aqui e ali um exagero típico das animações atuais, geralmente envolvendo o uso de referências pop, é possível dizer que a história funciona tanto em sua parte cômica quanto em sua profundidade dramática.

Penny é de longe a personagem mais interessante  da narrativa porque percorre uma trajetória incomum em filmes infantis. Nunca totalmente colocada no papel de vilã ou heroína, a garota sofre uma transformação bastante sutil ao longo do filme, que nada mais é do que a lenta perda do egoísmo e orgulho, presentes em crianças muito mimadas, pela descoberta de uma amizade que vai além dos preconceitos.

MR. PEABODY & SHERMANNa realidade, o preconceito tem também grande destaque na trama. Não é difícil fazer o paralelo entre as dificuldades enfrentadas pelo cachorro que quer ser pai de uma criança humana e algumas situações bem mais realistas. A adoção por casais homossexuais, por exemplo, um tema que parece sempre estar nas entrelinhas do filme mas que pode escapar à percepção da maioria dos espectadores.

Assim, como no desenho Uma Aventura LEGO, uma das principais qualidades de As Aventuras de Peabody e Sherman é a sua capacidade de se conectar com crianças e adultos na mesma medida. Com seu visual primoroso e colorido, além do belo uso que faz da tecnologia 3D, o filme serve tanto para apresentar fatos históricos para as crianças pequenas quanto para mostrar uma abordagem divertida de algumas passagens históricas já conhecidas pelos pais. Tudo de forma muito dinâmica e carismática.

Cotação-4-5As Aventuras de Peabody e Sherman - poster nacionalAs Aventuras de Peabody e Sherman (Mr. Peabody & Sherman)

Direção: Rob Minkoff

Roteiro: Craig Wright, baseado na série de Jay Ward

Elenco: Ty Burrell, Max Charles, Lauri Fraser, Guillaume Aretos, Patrice A. Musick, Ariel Winter, Karan Brar, Joshua Rush, Stephen Tobolowsky, Allison Janney, Dennis Haysbert, Stephen Colbert, Leslie Mann, Zach Callison, Steve Valentine, Leila Birch, Stanley Tucci, Lake Bell, Patrick Warburton, Tom McGrath, Mel Brooks, Cullen McCarthy, Jasper Johannes Andrews, Walt Dohrn, Adam Alexi-Malle, Kim Bubbs, Nicholas Guest, Robert Cait, Robert Ben Garant, Thomas Lennon, Rob Minkoff, Al Rodrigo, Jess Harnell, Eva Bella, Melvin Breedlove, Leonardo Della Bianca, Jenna Hukkinen, Ella Rouhier.

Gênero: Animação/Aventura/Comédia

Duração: 92 minutos

Curta a fanpage do Cinelogin no Facebook!

Anúncios

Deixe seu comentário!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s