A referências de Homem-Aranha: De Volta ao Lar

*ATENÇÃO: Esse post possui spoilers, e irá tratar de informações específicas de “Homem-Aranha: De Volta ao Lar”. Se você quer ler a crítica sem spoilers, clique aqui.

A aguardada estreia do primeiro filme solo do Homem-Aranha no MCU finalmente chegou. E a terceira versão cinematográfica do herói é bem divertida e capta bem o senso de humor do teioso em sua versão adolescente.

Porém, não seria um filme da Marvel se não tivesse dezenas de easter eggs espalhados por todos os filmes. E “De Volta ao Lar” conseguiu a proeza não só de referenciar os quadrinhos, mas também as versões antigas do herói no cinema.

COLEGAS DE CLASSE

Nenhum dos colegas de classe de Peter Parker estão ali por acaso, cada um tem uma ligação, direta ou indireta, com evento prévios já desenvolvidos pelas HQs. Vamos por partes:

  • Ned Leeds (interpretado por Jacob Batalon): Ned é o melhor amigo nerd de Peter e no filme ele ganha o seu momento de “o homem na cadeira”. Nos quadrinhos porém, ele é bem diferente dessa versão carismática que o cinema trouxe. Nos quadrinhos Ned se casa com Betty Brant e eventualmente se torna o vilão Duende Macabro. Entretanto, fisicamente, o Ned dos cinemas se parece com o Ganke, melhor amigo do Miles Morales, que assume o posto de homem-aranha após a morte de Peter nos quadrinhos.
  • Liz Allan: o interesse amoroso de Peter nesse filme pode pegar os espectadores de surpresa (por não ser a Mary Jane ou a Gwen Stacy, porém, ela surgiu no quadrinhos praticamente junto com o próprio herói em “Amazing Fantasy” #15. Ela era o interesse amoroso de Peter e Flash Thompson.
  • Flash Thompson: Por falar nele, não importa a versão, Flash sempre será o cara que vai praticar bullying com o Peter.
  • Betty Brant: Nos quadrinhos ela trabalha para o Clarim Diário, porém aqui ela mostra um começo tímido, mas já interessada na carreira jornalística ao ser responsável pelo jornal da escola.
  • MJ: a aluna “too cool for school” possui algumas tiradas durante o filme, mas vez ou outra demonstra algum tipo de ineteresse em Peter que as outras pessoas parecem não demonstrar. No fim do filme, Michele afirma que é conhecida por seus amigos apenas como “MJ”. Se você conhece um pouco de homem-aranha, sabe que esse é o apelido dado a Mary Jane, mas calma, o presidente da Marvel Studios, Kevin Feige, e a produtora da Sony Amy Pascal, revelaram em entrevista ao IGN que ela definitivamente não se tornará a Mary Jane dos quadrinhos.

OS VILÕES

Grande parte do sucesso dessa nova versão se deve à construção do vilão Abultre, interpretado por Michael Keaton. Embora o seu antro familiar seja uma modificação na adaptação (visto que Liz e o vilão não possuem nenhum tipo de relação), os seus comparsas são mais conhecidos dos fãs do cabeça de teia.

  • Escorpião: Se você ficou para ver as cenas pós-créditos você provavelmente viu Adrian Toomes na cadeia “salvando a pele” de Peter Parker ao revelar seu alter-ego. O cara que o questiona é Mac Gargan, que caso você tenha deixado de perceber, tem uma tatuagem no pescoço de um… escorpião.
  • Consertador: Phineas Mason, o inventor do Abultre, responsável por criar e desenvolver praticamente todas as suas armas com tecnologia alienígena é conhecido nos quadrinhos como O Consertador, e é um dos mais antigos vilões do homem-aranha.
  • Shocker: Esse é mais óbvio porque o seu nome chega a ser citado diversas vezes durante o filme. A graça do filme é que eles conseguiram de maneira simples dar vida a duas versões do vilão. No começo do filme temos Jackson Brice (Logan Marshall-Green) como o vilão que se auto-intitula Shocker. Acontece que Brice é morto “acidentalmente” pelo vilão e aí quem assume o espaço vago é Herman Schultz (Bokeem Woodbine).
  • Gatuno: Esse não tá diretamente ligado ao Abultre, mas há uma razão especial para ele fazer parte do post. Aquele cara que decide comprar armas com tecnologia alienígena e logo depois é interrogado pelo homem-aranha se chama Aaron Davis, que nos quadrinhos é conhecido como o vilão Gatuno, um criminoso especializado em arrombamentos. Em um momento do filme ele diz “eu tenho um sobrinho que mora na vizinhança”, esse sobrinho é ninguém menos que Miles Morales, o homem-aranha no Universo Ultimte.

SPIDERMAN DE RAIZ

Referências clássicas também não foram deixadas de lado:

  • A trilha: Logo no começo, o filme inicia com o famoso tema da série animada de 1967, que você provavelmente já ouviu diversas vezes, mas que não custa nada ouvir uma vez mais aqui.
  • Amazing Spider-Man #33: Em um dos principais momentos do filme, temos Peter coberto por um teto de concreto tendo que superar os seus limites para poder provar, principalmente para si, que está a altura da responsabilidade de ser um herói. A cena remete à famosa história publicada em 1966.
  • Curtindo a Vida Adoidado: o filme todo possui uma vibe meio filme do John Hughes, porém a referência mais óbvia é em um momento que Peter corre pela vizinhança pulando a cerca das casas, a galera inclusive está assistindo a esse filme.
  • Um beijo, Raimi: uma das cenas de beijo mais famosas do cinema rolou em 2002 no primeiro filme do Homem-Aranha, quando o herói de cabeça pra baixo beija a Mary Jane. Em uma cena de De Volta ao Lar, após salvar a Liz da queda de um elevador, a Karen, sua inteligência artificial, incentiva o Aranha a beijar a moça da mesma forma.

PARTICIPAÇÕES ESPECIAIS

  • Stan Lee: Não dá pra ter um filme de super-herói da Marvel sem a famosa aparição do Stan Lee, e aqui ele aparece como um vizinho reclamando do barulho do alarme de um carro, após o homem-aranha “impedir” um roubo.
  • Jennifer Connelly: Primeiramente foi quase uma surpresa quando Jennifer Connelly começou a aparecer nas estreia do filme, uma adição praticamente de última hora do filme. Ela interpreta a inteligência artificial do uniforme feito pelo Homem de Ferro, e posteriormente ganha o nome de Karen. Porém, a sua participação é bem mais legal por outro motivo, além de já ser figura conhecida no universo Marvel (Connelly deu vida à Betty Ross, no Hulk de Ang Lee), ela é casada com Paul Bettany, que hoje é o Visão, mas que por anos foi a inteligência artificial do Homem de Ferro.
Anúncios

Deixe seu comentário!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s