Sing Street | Crítica

sing-street-2

Dublin, 1985: Um garoto sozinho toca um violão e transforma em música as discussões entre seus pais, mais tarde, no jantar, o avisam que estão em crise financeira e ele deverá mudar de escola. O menino começa na nova escola, católica, só de meninos, e, como é de praxe, sofre bullying, não só de outros garotos, mas também do padre/diretor. Faz amizade com outro outsider e do outro lado da rua, vê a menina dos seus sonhos. Para conquistá-la, resolve montar uma banda, tipo Duran Duran, afinal aquele clipe da música “Rio” está bombando e é muito cool.

Esta premissa parece um daqueles filmes do John Hughes (Clube dos Cinco) que a geração millenium assistiu várias vezes na sessão da tarde, pérolas sobre o amadurecimento, mas esta joia é o mais novo filme do diretor irlandês John Carney, que já pode lançar seus greatest hits com as músicas de seus três últimos filmes: Apenas Uma Vez (2007), Se Nada Mais Der Certo (2014) e este lançado em 2016, Sing Street.

sing-street-1

Uma pena que não tenha sido lançado nos cinemas por aqui, pois é daqueles filmes que nos faz sentir felizes depois, com vontade de cantar, mesmo com momentos emotivos que nos tiram lágrimas. O filme, disponível na Netflix, chamou atenção agora por ter sido indicado na categoria melhor filme musical ou comédia no Globo de Ouro, mas merece toda a atenção dos amantes de cinema e rock oitentista.

Sing Street, além de ser uma ode ao rock n’ roll e às bandas e estilos dos anos 1980, tem uma trama delicada sobre crescimento, amor, amizade e tolerância. Por se passar naquela década, as piadas que hoje seriam inconcebíveis pelo teor um pouco racista ou homofóbico soam ingênuas (e na verdade são críticas), pois aqueles meninos ainda estavam bem verdes no processo de desconstrução social. Mas como eles desconstroem!

top-sing-streetAfinal, estão virando homens, mas o que é ser homem? Encontrar seu lugar no mundo muitas vezes significa quebrar paradigmas, e é por isso que Sing Street é tão especial, pois rompe estruturas sociais de forma totalmente despretensiosa e, ainda por cima, com uma trilha sonora in-crí-vel!

Cotação-5-5

Anúncios

Deixe seu comentário!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s