Caça-Fantasmas | Crítica

caca_fantasmas1A necessidade ou não de se fazer um remake do clássico dos anos 80 Os Caça-Fantasmas (talvez mais conhecido pelo nome original, Ghostbusters) ficou sob a sombra de uma polêmica que não merece nem a alcunha de polêmica. Alguns homens se sentiram intimidados ao ver um dos adorados filmes da infância ter seu elenco masculino trocado por mulheres.

Isso, como não poderia deixar de ser, se traduziu em uma enxurrada de comentários de ódio, xingamentos, notas horríveis antes mesmo de o filme sair e ameaças de boicotes. De fato, essa tem sido a reação a muitas coisas hoje em dia, já que as pessoas passaram a agir como bebês mimados e birrentos: são incapazes de aceitar algo com que não concordam e sentem-se livres para desfilar seu ódio e preconceito em um ambiente supostamente anônimo.

A questão toda não é ruim apenas por sua natureza nojenta (há remakes muito piores estrelados por protagonistas masculinos sobre os quais ninguém se manifestou com tanta violência), mas porque tira a atenção do filme em si e de sua qualidade.

caca_fantasmas2Basta ler as críticas publicadas sobre ele e perceber que grande parte (como esta, na verdade) gasta tinta justificando-se ou explicando o problema. Porque ninguém quer ser identificado com as hordas de ódio irracional que assolam a internet de tempos em tempos.

O novo Caça-Fantasmas é, na verdade, uma divertida releitura do filme clássico, que articula razoavelmente bem as homenagens ao original e elementos novos para a franquia. Por vezes, principalmente quando se aproxima do clímax, há um excesso de referências, mas o ritmo frenético tradicional das comédias de Paul Feig impede que a peteca caia nos momentos mais difíceis.

Feig, aliás, parece um pouco mais contido aqui do que em alguns de seus outros filmes. Apesar das quase duas horas de duração, o longa não passa a impressão de se estender muito mais do que deveria. Por outro lado, o timing cômico do diretor não está em sua melhor forma. O problema, na verdade, nem é tanto da direção quanto do roteiro, escrito em parceria com Katie Dippold. Algumas piadas funcionam bem, muitas outras nem tanto.

caca_fantasmas3Os efeitos especiais, é claro, são muito bons e conseguem manter o aspecto cartunesco dos fantasmas. Talvez seja um pouco leviano dizer que o 3D é bem utilizado, já que ele aproveita o desligamento das assombrações do mundo ao redor para voltar a fazer coisas pularem da tela a torto e a direito, mas a verdade é que a coisa funciona muito bem e assusta quase sempre.

O curioso (ou talvez não tão curioso, pois deveria ser óbvio) é que o elenco principal, composto pelas sempre excelentes Kristen Wiig e Melissa McCarthy e pelas surpresas Kate McKinnon e Leslie Jones (talvez surpresas só para mim, pois não acompanho SNL), é um verdadeiro poço de carisma e diversão, que segura a graça do filme mesmo quando as piadas não são lá muito engraçadas.

Wiig e McCarthy estão ótimas como dupla central, criando um vínculo crível de amizade. Jones às vezes me parece um pouco deslocada do grupo, mas a personagem tem lenha suficiente para queimar e ser melhor trabalhada, caso haja de fato uma continuação.

caca_fantasmas4McKinnon é quem rouba a cena. Apesar de viver uma personagem amalucada tradicional, responsável pela criação das geringonças usadas pelo grupo (papel que foi do saudoso Harold Ramis no original), ela dá originalidade às suas gracinhas, que têm um aspecto quase patológico, exalando empatia e humor em um equilíbrio muito bem dosado.

Nem mesmo as aparições de membros do elenco original, algumas delas um pouco forçadas, conseguem lançar sombra sobre as protagonistas. Tanto que eu, geralmente o primeiro a reclamar do excesso de remakes e continuações em que Hollywood tem se ancorado, confesso que torcerei fervorosamente para o retorno das caça-fantasmas em um próximo filme. Seria uma pena perder a chance de ver essas quatro juntas de novo na tela grande.

Cotação-3-5caca_fantasmasCaça-Fantasmas (Ghostbusters)

Gênero: Comédia, Fantasia, Ficção Científica

Direção: Paul Feig

Roteiro: Paul Feig, Katie Dippold

Elenco: Kristen Wiig, Melissa McCarthy, Kate McKinnon, Leslie Jones, Chris Hemsworth, Neil Casey, Zach Woods, Charles Dance, Steve Higgins, Bill Murray, Dan Aykroyd, Ernie Hudson, Sigourney Weaver, Ozzy Osbourne, Andy Garcia, Michael Kenneth Williams, Matt Walsh, Cecily Strong

Deixe seu comentário!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s