Rogue One | Análise do Teaser Trailer

Foi relevado hoje um teaser de Rogue One, o primeiro filme de uma nova trilogia que se ambienta no universo Star Wars (o segundo será o filme de origem do Han Solo e o terceiro não se tem ideia ainda). Até então se sabia pouco ou quase nada sobre o filme cuja estreia está marcada para o fim do ano, o vídeo então mostrou alguns detalhes, principalmente em relação à protagonista, Jyn Erson.

rogueone-16

Segundo a produtora Kathleen Kennedy, “Rogue One” ocorre antes dos eventos de Star Wars: Uma Nova Esperança (mais especificamente entre os episódios III e IV) e será uma partida dos filmes da nova saga mas tem elementos que estão familiarizados com o universo Star Wars. Para Kennedy, o filme “entra em um novo território, explorando a luta galáctica a partir de uma nova perspectiva da guerra, mantendo a vibe Star Wars que os fãs já conhecem”.

Um dos motivos para mostrar um filme contando uma história no passado é a possibilidade de vermos novamente personagens icônicos, como Yoda, Obi-Wan e claro, Darth Vader. Talvez este último tenha sido a maior falta sentida pelos fãs, já que há rumores de que Hayden Christensen possa voltar a interpretar o vilão nesse filme. O fato de sequer ouvirmos uma respiração mais pesada no trailer não indica que ele não esteja presente na versão a ser exibida nos cinemas, a produção pode estar tentando fazer o mesmo que fez com Luke em O Despertar da Força, e guardando-o para um momento melhor seja um evento (Comic Con San Diego, por exemplo) ou para a estreia de Dr. Estranho, também da Disney.

rogueone-7

Um segundo motivo para a ausência de Darth Vader talvez tenha sido o fato de que esse primeiro trailer serviu única e exclusivamente para que pudéssemos conhecer a personagem de Felicity Jones, Jyn Erson, como líder de um grupo rebelde. Nós já conhecemos o lado oposto da briga, e já sabemos qual lado irá vencer, o desconhecido até agora envolve todo o planejamento da missão na qual Jyn se envolve. Nesse quesito, ponto positivo para a saga que consegue estabelecer mais uma mulher badass como papel central nos filmes.

rogue-gif-jyn-trailer

Há ainda a remota possibilidade de Vader não ter aparecido no trailer simplesmente porque… ele não está no filme! Eu realmente espero que esse não seja o caso, mesmo que sua participação seja um boato até o momento, seria uma ótima oportunidade jogada fora. Mas vamos seguir com as demais coisas que o trailer mostrou de fato.

rogueone-1

O personagem de Diego Luna faz uma participação bem rápida, mas deve corresponder ao protagonista masculino do filme, ou ainda um possível interesse romântico de Jyn. Provavelmente ele está na equipe pra manter os olhos em Jyn, a Aliança Rebelde não a mandaria sozinha numa missão como essa. Outro que faz uma rápida aparição é Ben Mendelsohn, com um papel de um dos vilões do filme, usando um uniforme e uma grande capa branca. Ele deve ser o imperador responsável pelos planos da Estrela da Morte, portanto deve ter um papel central.

Clique na imagem pra visualizar melhor

Apesar do foco do trailer ser mesmo a personagem de Felicity Jones, a maioria dos diálogos partiu do personagem de Forest Whitaker, ainda sem nome. Pela suas vestimentas no trailer, dá de se supor que ele é um guerreiro da Aliança Rebelde, todo o seu diálogo trata acerca de como Jyn deverá agir caso seja pega.

rogueone-14

Há também um pouco de luta marcial no trailer, e todas envolvendo o ator Donnie Yen, famoso em Honk Kong por filme desse estilo. Em um determinado momento o seu personagem se vê cercado por stormtroopers e em poucos segundo ele parece ter controle da situação. E por falar em stormtroopers, não sei como o filme irá tratar disso, mas em alguns momentos foi possível ver novas versões com uniformes pretos que já estão sendo chamados de Darth Troopers. O fato deles não aparecerem cronologicamente no futuro nos demais filmes pode indicar que este será o filme de sua estreia e de seu fin.

Quem deu as caras no trailer e já é velha conhecida dos fãs é a Senadora Mon Mothma, que já havia aparecido em A Vingança dos Sith e em O Retorno de Jedi. O visual não mudou quase nada, e a volta de Genevieve O’Reilly (A Vingança dos Sith) dá um sensação de familiaridade com aquele universo.

mon-mothma-3jpg
As três versões cinematográficas de Mon Mothma: Genevieve O’Reilly em A Vingança dos Sith (esquerda) e Rogue One (meio) e Caroline Blakiston em O Retorno de Jedi (direita)

O longa é dirigido por Gareth Edwards (Godzilla) e chega aos cinemas brasileiros em 15 de dezembro. E aí, ficou animado com o trailer?

rogue-gif-jyn-trailer2

Confira o trailer legendado:

 

Um comentário

Deixe seu comentário!