A 5ª Onda | Crítica

5 onda 1

A 5ª Onda começa com a jovem Cassie Sullivan (Chloe Grace Moretz) correndo numa floresta. Ela carrega um fuzil nas mãos e parece uma sobrevivente de um apocalipse, pronta para tomar difíceis decisões em um mundo que o espectador ainda não conhece. A imagem remete imediatamente a lembrança recente de Katniss e suas caçadas nas florestas em Jogos Vorazes.

Na comparação, no entanto, o filme de J Blakeson não está tão próximo assim da franquia milionária que catapultou Jennifer Lawrence ao estrelato. Embora também beba de alguma forma dessa fonte (a mocinha preocupada com o irmão mais novo e tendo que virar durona pra sobreviver e salvá-lo), ele parece muito mais um primo distante de Divergente devidamente miscigenado com Crepúsculo.

Isso porque A 5ª Onda também é mais um filme a embarcar na tendência dos jovens adultos que de repente são tirados do convívio dos pais, eventualmente param em um acampamento ou escola de alguma coisa, e lá precisam aprender novas habilidades que irão lhe ajudar a salvar o mundo de um mal terrível. De Harry Potter a Maze Runner a lista de exemplos só tende a aumentar.

Como os clássicos oitentistas Goonies ou Conta comigo, predecessores lógicos do gênero, esses são filmes de transição, que usam a pirotecnia hollywoddiana para construir suas metáforas de amadurecimento e passagem para a vida adulta. E o filme reforça essa regra tanto na utilização de elementos visuais (Cassie anda com uma mochila colorida e um ursinho de pelúcia o tempo todo), quanto nas soluções de roteiro (ela está no segundo grau, um período de hormônios em ebulição, e escreve em um diário).

Diante de um já saturado mercado de filmes de mesma temática, o ineditismo aqui fica por conta dos aliens e as naves que pairam nos céus a lá Independence Day. A tal onda a que se refere o título, a quinta, não se trata de um tsunami (embora ele esteja presente em uma cena), e sim do quinto e derradeiro ataque dos aliens para o total extermínio da raça humana.

Cabe a Cassie então descobrir e desnudar os planos dos aliens e salvar o irmão mais novo. Mas não sem antes, claro, se apaixonar pelo príncipe encantado com ar misterioso e rústico, de músculos perfeitos, sorriso irretocável e barba milimetricamente aparada, os requisitos básicos de preocupação masculina para seduzir meninas do segundo grau durante o apocalipse.

5 onda

Se A 5ª Onda termina sem dizer muito a que veio, ou mesmo com uma sensação de déjà vu, não é só por conta das situações já exploradas incessantemente por filmes semelhantes, ou do plot twist mal engendrado (qualquer um que já tenha visto meia dúzia de filmes vai sacar desde o início), mas muito por conta da banalização da responsabilidade a que Hollywood anda submetendo seus jovens, numa escalada sem fim. O perigo do próximo filme precisa ser sempre maior e mais urgente do que o anterior. Pura besteira de uma geração de roteiristas traumatizados pelo 11 de setembro e que aposta só na embalagem do produto. Falta a eles entender que, as vezes, brigar com a gangue vizinha ou buscar uma solução para a hipoteca da casa podem render perigos muito maiores.Cotação-2-5

A 5ª Onda (The 5th Wave)

A 5ª Onda - poster nacional

Direção: J Blakeson

Roteiro: Susannah Grant, Akiva Goldsman e Jeff Pinkner, baseado no livro de Rick Yancey

Elenco: Chloë Grace Moretz, Ron Livingston, Maggie Siff, Zackary Arthur, Alex Roe, Chelsea Hayes, E. Roger Mitchell, Liev Schreiber, Maika Monroe, Marc John Jefferies, Maria Bello, Nadji Jeter, Nick Robinson, Talitha Bateman, Terry Serpico, Tony Revolori, Adora Dei, Parker Wierling, Charmin Lee, Geoffrey Kennedy.

Gênero: Ação/Aventura/Ficção

Duração: 112 minutos

Anúncios

Deixe seu comentário!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s