A Grande Aposta | Crítica

a-grande-aposta-04A primeira impressão que se tem nos minutos iniciais de A Grande Aposta (The Big Short) é que não existe a menor condição de entender os termos que o roteiro despeja em cada diálogo dos engravatados de Wall Street. São swaps, CDOs, CDOs sintética, prime, subprime e mais alguns termos que exigiriam do espectador médio um intensivo de economia. Mas não se engane, deixar o espectador perdido também faz parte do jogo de cena para conferir veracidade.

Isso porque se o filme cede aos didatismos à lá Nolan (em alguns momentos até quebra a quarta parede para explicar ainda mais algum ponto importante que não tenha ficado claro, ou o uso de elementos de cena para que se visualize o problema como a torre de peças de madeira) é porque o diretor Adam Mckay quer também transformar sua cinematografia em um registro específico de um determinado ponto da história americana, a crise imobiliária de 2008.

a-grande-aposta-03

Não está só no didatismo dos diálogos, nem na câmera na mão que emula um formato documental, mas também no recorte de cenas de momentos que marcaram de alguma forma sua época também na cultura pop. Assim, quando dois personagens entram em um banco já deserto que acabou de declarar falência, é como se eles estivessem presenciando a história acontecer. É o verniz que Mckay passa na sua encenação para transformar seu A Grande Aposta também em um documento. Assim, o sentido dos termos e as situações distantes do dia a dia do espectador médio vão se tornando cada vez mais irrelevantes a medida que as consequências da crise vão ficando mais absurdas.

Baseado no livro homônimo de Michael Lewis (que também escreveu o livro que baseou o filme O Homem que Mudou o Jogo), o filme narra a crise imobiliária americana sob a ótica daqueles que tiraram proveito da crise para aumentar seus lucros. Enquanto os bancos vendiam hipotecas sem se importar com possíveis inadimplências, acabaram por criar uma bolha que inexoravelmente estouraria. E esse estouro foi previsto por um grupo de investidores que decidiu apostar contra esses títulos.

a-grande-aposta-02

São esses investidores os personagens que movimentam a história. Ainda que na sua maioria estejam resumidos a tipos, são tipos bem americanos, como os jovens empreendedores que começam a vida corporativa na garagem de casa, o velho lobo solitário que serve de guru ou o gênio incompreendido que não erra. No entanto, mesmo que estejam visando o lucro proveniente da desgraça de milhões de compatriotas o filme não os retrata como vilões. Na verdade o mercado é o vilão, personificado também nas imagens de tipos, aqui sempre como agentes bem sucedidos. Os jovens corretores petulantes e risonhos que se gabam de suas conquistas, o investidor glutão que sequer disfarça sua falta ética, ou o palestrante autossuficiente que não vê a possibilidade de se enganar. Todos são retratados sob medida para despertar antipatia imediata. É a forma que Mckay encontra de apontar os culpados.

Está no personagem de Steve Carell, porém, o contrapeso moral da história de A Grande Aposta. O corretor estressado carrega em si a vivência de uma tragédia (com nítidos ecos da crise da 1929) e um dilema ético. É seu olhar estarrecido e sua indignação diante do que se descortina que Mckay usa para pontuar seu registro e apontar suas armas. E, ainda que pessimista, a lição é contundente.

 

Cotação-4-5

A Grande Aposta (The Big Short)

A Grande Aposta - poster nacional

Direção: Adam McKay

Roteiro: Charles Randolph e Adam McKay, baseado no livro de Michael Lewis

Elenco: Christian Bale, Steve Carell, Ryan Gosling, Brad Pitt, Marisa Tomei,Al Sapienza, Billy Magnussen, Byron Mann, Finn Wittrock, Hamish Linklater, Jeremy Strong, John Magaro, Karen Gillan, Max Greenfield, Melissa Leo, Rafe Spall, Selena Gomez, Shona Gastian, Sue-Lynn Ansari, Tracy Letts.

Gênero: Comédia/Drama

Duração: 130 minutos

One comment

Deixe seu comentário!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s