TOP 20: Os Melhores Momentos de Star Wars

Com a chegada do sétimo episódio de Star Wars, decidimos montar uma lista com os 20 melhores momentos da saga espacial mais idolatrada da galáxia.

Depois de pré-selecionar mais de 60 momentos a tarefa hercúlea foi decidir apenas 20 momentos icônicos em meio a seis filmes, mas o resultado está logo abaixo. Relembre.

 

20 – Darth Maul e o sabre duplo (Star Wars I – A Ameaça Fantasma)

Star Wars I - Darth Maul Sabre Duplo

Após alguns anos a Ameaça Fantasma vive em uma espécie de limbo e é um filme constantemente renegado em todos os tops, no entanto é inegável que o vilão Darth Maul é uma das poucas coisas boas apresentadas e o momento em que ele mostra seu sabre de luz duplo é de puro delírio e renovação, principalmente porque é o prelúdio de uma das melhores lutas de toda a saga.

19 – Luke usa a Força e explode a Estrela da Morte (Star Wars IV – Uma Nova Esperança)

Star Wars IV - Explosão da Estrela da Morte

Luke estava com tudo engatilhado, olhando lá pelo seu aparelho super moderno que dava todas as coordenadas para ele não errar o disparo derradeiro, mas ele então decide seguir os conselhos de Obi-Wan, deixa os equipamentos eletrônicos de lado e usa a Força para um tiro certeiro que destrói a grande arma do Império, trazendo paz à galáxia…pelo menos por algum tempo.

18 – Luke confronta Vader na caverna (Star Wars V – O Império Contra-Ataca)

Star Wars V - Luke no Capacete de Vader

Durante o seu treinamento Luke vai precipitadamente até a caverna. Mesmo sendo avisado por Yoda. Um local onde o lado sombrio é forte e onde você encontra somente aquilo que você leva com você. A cena é cheia de filosofia e culmina em um delírio de Luke onde ele confronta e derrota Vader. Mas não é Vader quem ele vê debaixo da máscara e sim ele mesmo. Apenas um medo de ser seduzido pelo lado negro e se tornar aquilo que ele quer combater ou um presságio de que o sangue de Vader corre também em suas veias?

17 – A chegada dos andadores do império no planeta gelado (Star Wars V – O Império Contra-Ataca)

Star Wars V - Andadores na Neve

Modelos reais. Miniaturas articuladas. Tudo palpável e sem CGI. Isso é Star Wars de raiz. Os walker AT-AT, também conhecidos como transporte blindado para todo terreno, aparecem na invasão do Império à base rebelde no planeta gelado de Hoth e representam o símbolo do poderio do império, dão significado ao título do filme e representam a forma romântica como os filmes eram feitos. Sem contar a emoção que eles conferem à toda a sequência da batalha, incluindo a solução criativa dos arpões para derrubá-los.

16 – Luke usa a força pra chamar o sabre na caverna (Star Wars V – O Império Contra-Ataca)

Star Wars V - Luke Chama o Sabre na Caverna de Gelo

Ao final do episódio IV sabemos que Luke usou a força para destruir a Estrela da Morte. No entanto ele é visto como um piloto decente que teve um momento de glória. Tudo muda logo no início de O Império Contra-Ataca. Quando Luke fica preso de cabeça para baixo na caverna de gelo finalmente vemos que ele está se tornando um cavaleiro Jedi e já usa a Força para mover objetos. E o momento em que ele “chama” seu sabre pela primeira vez serve de base para uma situação que se repete várias vezes em outros filmes e com outros personagens ao longo de toda a saga.

15 – Luke vence Vader e não cede ao lado negro (Star Wars VI – O Retorno de Jedi)

Star Wars VI - Luke Olha Sua Mão

A raiva e o ódio são caminhos para o lado sombrio da força. Uma forma mais fácil de ceder ao poder. E quando Luke finalmente libera sua raiva contra Vader ele está a um passo de cair para o lado sombrio. No entanto, ele decepa a mão do seu pai, tal qual seu pai havia feito com ele antes, e ele vê que ali havia uma mão biônica. Imediatamente Luke olha para sua mão que também é biônica e se reconhece em Vader. Quando ele realiza isso finalmente vence a tentação do lado sombrio e ali o plano do Imperador acaba.

14 – Anakin passa para o lado sombrio da força (Star Wars III – A Vingança dos Sith)

Star Wars III - Anakin se Ajoelha ao Imperador

Aqui testemunhamos o momento do nascimento do Darth Vader. Em “A Vingança dos Sith”, Anakin passa para o lado negro da Força porque teme que Padmé irá morrer e não pode fazer nada pra evitar a tragédia que viu em seus sonhos. O medo de não poder salvá-la, assim como aconteceu com sua mãe, o leva a prejudicar Mace Windu que acaba morrendo por conta de sua escolha numa luta com Palpatine que se torna então Imperador.

13 – Obi-Wan dá o sabre de luz para Luke (Star Wars IV – Uma Nova Esperança)

Star Wars IV - Luke Liga o Sabre de Luz

Esse momento está no top por uma razão bem simples, ou duas: essa é a primeira vez que aparece um sabre de luz na tela e é o momento em que Obi-Wan explica para Luke sobre a arma (“uma arma elegante para tempos mais civilizados”), sobre seu pai Anakin e sobre a Força. Em outras palavras, pode-se dizer que esse é o momentodo diferencial, o momento em que Star Wars deixa de ser um genérico de Star Trek para ganhar personalidade própria e seu lugar na história.

12 – Millenium voando na velocidade da luz (Star Wars IV – Uma Nova Esperança)

Star Wars IV - Millenium Falcon Velocidade da Luz

A lendária e mais charmosa nave dos cinemas, a Millenium Falcon é a protagonista de diversos momentos dramáticos da saga. Com uma aparência de sucata ela sofreu “modificações especiais” para se tornar mais resistente e veloz e é famosa por fazer a corrida de Kessel em menos de doze parsecs. A imagem da cabine no momento em que a nave atinge a velocidade da luz é icônica e virou até inspiração para descando de tela do windows.

11 – Os fantasmas reunidos no fim (Star Wars VI – O Retorno de Jedi)

Star Wars VI - Anakin Yoda e Obi Wan Fantasmas

Os rebeldes destruíram a nova Estrela da Morte e festejam a queda final do Império ao lado dos adoráveis Ewoks. Mas Luke parece pensativo e infeliz pois acabara de queimar o corpo do seu pai. No entanto a redenção de Anakin não foi em vão e ele aparece renovado com um espírito de luz ao lado de Yoda e Obi-Wan. Um fechamento épico para a saga.

10 – Obi Wan se entrega à morte na presença de Luke (Star Wars IV – Uma Nova Esperança)

Star Wars IV - Vader Mata Obi Wan

“Se você me matar eu me tornarei mais poderoso do que você pode imaginar.” Darth Vader parece não compreender as palavras de Obi-Wan e o que se segue é o velho jedi se entregando à morte. O golpe do vilão o atravessa, mas não há mais corpo, ele simplesmente some e Luke presencia a morte do seu mentor com o famoso grito “NOOOOO”, outra marca registrada da série.

09 – Revelação do Yoda – Existe Outro Skywalker (Star Wars VI – O Retorno de Jedi)

Star Wars VI - Existe Outro Skywalker

A força é poderosa na família Skywalker. Depois da revelação de que Vader é o pai de Luke cabe a Yoda a última revelação, a de que existe outro Skywalker solto pelo espaço além de Luke. O agora mestre jedi não demora muito para perceber quem é, pois ele descobre imediatamente porque sua ligação com Léia é tão forte. E como se não bastasse essas são as últimas palavras de Yoda, que logo em seguida morre.

08 – A morte do Imperador (Star Wars VI – O Retorno de Jedi)

Star Wars VI - Vader Mata o Imperador

Esse é momento em que a profecia se realiza. Era dito que Anakin seria o cavaleiro jedi que traria equilíbrio à Força e sua derrocada ao lado negro levantou suspeitas sobre seu papel. Mas Luke sentia que ainda havia bondade em Vader, que Anakin ainda vivia ali. E é justamente no momento em que Luke seria morto pelo Imperador, que Vader se redime e se sacrifica para salvar seu filho, voltando para o lado luminoso da Força.

07 – Princesa Leia de biquíni dourado matando o Jabba (Star Wars VI – O Retorno de Jedi)

Star Wars VI - Leia Mata Jabba

A princesa Leia nunca foi uma princesa tradicional, desde o momento em que a conhecemos já a vemos em combate. Ao tentar resgatar Han Solo que encontra-se como prisioneiro congelado de Jabba, Leia acaba sendo descoberta e ser mantida como escrava sexual, em um mini biquini dourado. É então que Luke surge para resgatar os amigos. O diferencial é que Leia não é apenas uma donzela em perigo, e usa a própria corrente que a mantinha presa para enforcar o gangster alienígena. You go girl!

06 – Han Solo atira primeiro (Star Wars IV – Uma Nova Esperança)

Star Wars IV - Han Solo Atira Primeiro

O sexto lugar dessa lista envolve mais uma polêmica. Na versão original de Uma Nova Esperança temos Han Solo e Greedo discutindo num bar, o que acaba com este último morto. Acontece que na edição remasterizada da Trilogia Clássica, George Lucas fez com que Greedo atirasse um segundo antes de Han. Isso gerou uma grande revolta dos fãs, e até hoje a frase “Han shot firts” (Han atirou primeiro) estampa camisas e produtos da série.

05 – Obi Wan vs Anakin (Star Wars III – A Vingança dos Sith)

Star Wars III - Você Era o Escolhido

Todo o embate entre Anakin e Obi-Wan pode ser considerado o que tem de melhor na combalida nova trilogia, mas é o momento logo em seguida da luta que se torna o mais dramático e marcante, quando Obi-Wan olha o corpo destruído de Anakin e chora a derrocada do seu amigo. “Você era o escolhido”, grita o jedi enquanto Anakin queima na lava do planeta Mustafar.

04 – Luke retira a máscara de Vader (Star Wars VI – O Retorno de Jedi)

Star Wars VI - Darth Vader Sem Máscara

Esse é um dos momentos mais aguardados da saga. Durante os filmes temos alguns vislumbres do ser deformado e torturado que existe debaixo da capa negra, mas é apenas quando Luke retira a máscara que finalmente vemos o rosto humano do vilão. Ali Darth Vader já não existe mais e é Anakin, o pai, em seus momentos derradeiros nos braços do filho.

05 – Han Solo é congelado (Star Wars V – O Império Contra-Ataca)

Star Wars V - Eu Te Amo Eu Sei

Ele é o canalha que todos odeiam amar. Mesmo na face da morte ele não perde a pose. No fim de O Império Contra-Ataca Han Solo é congelado em carbonite e levado por um caçador de recompensas. Toda a sequência é muito marcante mas é a declaração de Leia e a resposta dele o ponto alto. Depois de um beijo apaixonado ela diz “eu te amo” e ele responde “eu sei”.

02 – Os ensinamentos de Yoda (Star Wars V – O Império Contra-Ataca)

Star Wars V - Do Or Do Not There is No Try

Pegue todas as cenas em que Yoda aparece em O Império Contra-Ataca e não terá nenhum momento que não seja menor que sensacional. O pequeno e carismático mestre Jedi solta uma coleção de pérolas filosóficas para Luke, que reverberam no telespectador e servem para aprofundar o misticismo da Força. “Faça ou não faça, não existe tentar” é uma das mais citadas até hoje.

01 – Eu sou seu pai (Star Wars V – O Império Contra-Ataca)

Star Wars V - Eu Sou Seu Pai

Toda a sequência da luta é muito dramática pois todos sabem que Luke não tem a menor chance. Ele foi na raça, sem completar seu treinamento, e quando Vader o encurrala e o decepa sua mão parece que tudo acabou. Mas então temos a bombástica revelação. “Eu sou o seu pai”. É o plot twist perfeito e então o ápice de toda saga é alcançado. Esse é o grande momento de todos os filmes e um dos grandes momentos da história do cinema. A frase é tão icônica e o momento é tão arrebatador que está eternizado na cultura pop e até hoje é celebrado.

Deixe seu comentário!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s