No Coração do Mar | Crítica

corassaum do mar 1

O mundo está todo errado. Quando vemos massacres à cidades em nome de um Deus, corruptos tentando derrubar a democracia com apoio da população, estudantes sendo espancados por protestar em defesa de suas escolas, índios sendo escurraçados de suas terras e lama tóxica invadindo cidades e todo um ecossistema, e os responsáveis por isso sendo premiados, é porque algo está muito errado. Dá vontade de dar um reset na humanidade, pois parece que chegamos a um ponto de involução da espécie. Mas daí estudamos um pouco de história e percebemos que não, que na verdade, a essência humana, apesar de todas as mudanças sociais, evolução tecnológica e da globalização, não muda: continuamos nos sentindo superiores à natureza, seus maiores predadores.

É por isso que é tão difícil torcer pelos personagens humanos de No Coração do Mar, homens que desafiam a natureza caçando baleias para obter seu óleo que gera energia elétrica. O filme se passa nos anos 1820, antes da descoberta do petróleo. Como ter empatia por homens que vêem baleias de boa no oceano e jogam suas lanças em fêmeas que estão com os filhotes ao lado, cheios de sangue nos olhos, só pensando em quantos barris de óleo irão encher com a vida daquele animal? Percebemos então que desde muito antes daquilo e até hoje, agimos sempre em nome da ganância, não importa o impacto ecológico (ou social, ou democrático, ou moral) que isso causará. As próximas gerações que se virem.

corassaum do mar 3

Mas este não é o maior problema de No Coração do Mar que, com um roteiro mais consistente e uma direção com um foco mais nos personagens do que na paisagem, poderíamos nos importar um pouco mais com o destino dos baleeiros, mas infelizmente não torcemos nem pelo Thor, digo, por Owen Chase, personagem de Chris Hemsworth, que deixa a esposa grávida para se lançar ao mar em busca das poucas baleias que ainda restam no Atlântico, já que àquela altura, a espécie já tinha sido quase dizimada (mas também não há nenhuma crítica sobre o fato no longa, o que poderia ser um ponto positivo).

Esta história em particular, dos baleeiros que navegaram mais de mil léguas da costa do pacífico em busca das baleias e encontraram entre elas uma branca gigantesca que destruiu seu navio e os perseguiu enquanto estavam náufragos por noventa dias é contada anos no futuro pelo último sobrevivente da tripulação, que conta a um jovem Herman Melville, que usa a saga como inspiração para seu grande sucesso literário, Moby Dick. Talvez por ser baseada em fatos decidiram se manter o mais fiel possível à história real, deixando a trama sem um clímax satisfatório. E chegamos a conclusão que Melville deu uma melhorada beeem boa para fazer de Moby Dick um best seller.

corassaum do mar 4

Nem tudo é ruim em No Coração do Mar, o elenco é competente, e o visual é espetacular. Mesmo com todo os efeitos especiais para a criação das baleias e tempestades ao mar, a fotografia em tons de verde, azul e amarelo foi uma escolha acertada. Os enquadramentos escolhidos pelo diretor Ron Howard também são interessantes, focalizando em objetos e close-ups, alternando para planos abertos da natureza, demonstrando o contraste entre o que é do homem e o que é da natureza. E adivinha quem ganha?

Cotação-2-5

No Coração do Mar (In The Heart Of The Sea)

No Coração do Mar - poster nacional

Direção: Ron Howard

Roteiro: Charles Leavitt, baseado em história de Charles Leavitt, Rick Jaffa e Amanda Silver e no livro de Nathaniel Philbrick

Elenco: Chris Hemsworth, Tom Holland, Ben Wishaw, Cillian Murphy, Charlotte Riley, Brendan Gleeson, Frank Dillane, Benjamin Walker, Paul Anderson, Jordi Mollà, Andrew Crayford, Daniel Westwood, Donald Sumpter, Edward Ashley, Hayley Joanne Bacon, Jamie Sives, Joseph Mawle, Matthew John Morley, Michelle Fairley, Sam Keeley.

Gênero: Ação/Aventura

Duração: 121 minutos

One comment

Deixe seu comentário!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s