Capitão América Guerra Civil ou Vingadores 2.5? Eis a questão

Nessa guerra não existe bem ou mal. Certo ou errado. Preto ou branco. Cada um com seu time. E você, de que lado está?

Capitão América Guerra Civil

O que dizer sobre esse trailer de Capitão América: Guerra Civil que mal caiu online e já é um fracasso retumbante de hype? Pelo visto a Casa das Ideias não sabe muito bem o que fazer com um dos seus principais personagens.

Ficou meio óbvio depois de O Primeiro Vingador que sozinho o bandeiroso não tem muito apelo. Muitos cornetam a falta de talento dramático de Chris Evans, como se o papel o exigisse a esse ponto, mas ao que parece é só porque o personagem é datado, sem muito apelo com a garotada.

O que fazer numa situação dessas? A Warner sabe, pois passa por uma situação parecida com o Superman, que não emplaca sozinho e agora vai ter a valorosa ajuda do Batman. Quem não quer a ajuda do Batman?

Até o Capitão América gostaria de uma ajuda do Batman, mas a Marvel não tem um Batman. No entanto, tem um Robert Downey Jr., o que dá quase no mesmo atualmente.

Então o negócio é colocar o Donwey Jr. na tela. Usem Tony com suas frases de efeito e o retorno na bilheteria está garantido. E, não sejamos ingênuos, colocar Capitão América e Homem de Ferro em confronto é obviamente uma resposta ao embate prometido em Batman vs Superman.

Mas e o trailer? O trailer em si é meio genérico e faz um esforço danado para dar algum peso político ao filme (você se espantaria ao saber que alguns sites ditos grandes estão realmente achando que a Marvel está preocupada com subtextos políticos em seus filmes), mas na verdade quer mesmo focar naquilo que é a única coisa que presta razoavelmente nos filmes da Marvel: as cenas de ação cheia de CGI.

Tem uma coisa ou outra que agrada. Dentre elas, destaco o visual do Pantera Negra, que está decente e até bem diferente do Batman; tem a tentativa de criar drama envolvendo o triângulo amoroso Steve, Tony e Bucky e, o melhor, a ausência do Homem-Formiga, que é outro personagem que sozinho não vai a lugar nenhum.

De resto, o espectador mais sagaz já está vacinado contra esse tipo de joguinho. Os heróis se encontram, os heróis brigam entre si e os heróis eventualmente se unem depois para lutar juntos contra o inimigo que os manipulou. É um clichê besta dos quadrinhos que só dá certo como forma de fetiche do leitor. A fórmula funcionou perfeitamente bem em Os Vingadores, mas que já mostrou sinais de desgaste com o fraco A Era de Ultron.

Capitão América Guerra Civil Vingadores

Passado o frenesi de algumas cenas de luta, uma aparição ou outra mais dramática de novos personagens ou a falta ainda mais dramática de outro personagem, fica fácil constatar que a decisão foi juntar essa galera para dar um up na bilheteria que o Capitão sozinho não conseguiria. Como o próprio Kevin Feige disse, “é um Vingadores 2.5”, ou uma filial da equipe, convenientemente montada sem o Hulk e o Thor. Por conta disso é que faço a pergunta: precisa o Capitão América de milhões de heróis enxertados em seu filme para funcionar? Me parece que não resta dúvida que um melancólico sim.

A tática funcionou maravilhosamente bem em O Soldado Invernal (a sequência dobrou a bilheteria em relação ao primeiro filme) e não parece que vai dar errado dessa vez. Muito pelo contrário. Vai fazer chover dinheiro, vender mais bonequinhos às custas de muito CGI em tela e ainda alimentar a empolgação de milhões de fãs que não se importam realmente se o filme tem ou não algum valor que não o mero entretenimento.

O pensamento é sempre meramente mercadológico, claro. Para que arriscar se podemos colocar na tela novamente a segunda maior equipe de heróis do mundo? Melhor ainda se tiver o Homem-Aranha no meio disso tudo. E ainda melhor se eles estiverem em guerra.

Pobre do espectador. O incauto vai com toda fé assistir ao trailer esperando pirar com todas aquelas maravilhas que ele acha que vê nos filmes da Marvel e encontra um vídeo insosso desconectado de emoções e com uma dúzia de coxinhas brigando num estacionamento abandonado que faria ruborizar até mesmo os Changeman, com suas lutas naquelas pavorosas locações de pedreiras. Pelo trailer, esse Vingadores 2.5 não serve nem para arrastão, quanto mais para uma Guerra Civil.

O ideal é ficar mesmo com o melhor trailer de reunião de heróis da atualidade:

Deixe seu comentário!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s