O Agente da U.N.C.L.E. | Crítica

Uncle 32015 é definitivamente o ano dos espiões no cinema. teve de tudo, a começar pela comédia em A Espiã que Sabia de Menos, passando pelo quinto filme da franquia Missão: Impossível, e deve fechar com chave de ouro (ao menos é o que se espera) com 007 Contra Spectre. Mas pela bilheteria modesta que vem obtendo nos EUA, O Agente da U.N.C.L.E. parece que não deu sorte com este timing dos filmes. Todavia, é o filme que mais supervaloriza as características gênero. Além de ser um exercício de estilo do diretor Guy Ritchie (Sherlock Holmes), é uma grande homenagem às primeiras produções com agentes secretos salvando o mundo, com um toque de humor.

Enquanto os longas que se passam na contemporaneidade subvertem e/ou modernizam o gênero usando e abusando da alta tecnologia, não deixa de ser prazeroso ver um filme de espiões à moda antiga, remetendo aos primeiros 007 e a própria série da qual se origina. A premissa é básica: Durante a Guerra Fria, segredos nucleares caíram em mãos erradas, porém não nas mãos do russos, os vilões mais clichê do cinema, mas de fascistas italianos. É por isso que o agente da CIA Napoleon Solo (Henry Cavill) e o agente da KGB Yllia Kuryakin (Armie Hammer) têm que trabalhar juntos.

D4D_1901.DNGMas não é tanto no conteúdo que o filme se sobressai, e sim na forma. O diretor Guy Ritchie sempre teve um estilo peculiar, e um filme como U.N.C.L.E. parece ter sido feito pra ele (talvez se não fosse pela adaptação da série que a Warner Bros. vinha tentando tirar do papel há uma década, Ritchie teria escrito um roteiro original nos mesmos moldes). Não há um frame sequer que não seja cinematograficamente calculado, a fotografia, o uso das sombras, cores, iluminação e belos ângulos casam perfeitamente com a trilha sonora inspirada dos anos 1960 (que conta até com música romântica italiana, na sequência mais inesperada possível). Tudo isso é mais surpreendente do que as reviravoltas clássicas que um filme deste tipo sempre trás.

O elenco principal, que ao longo de quase uma década de pré-produção mudou várias vezes, apesar de ter sido escolhido muito pela popularidade alcançada recentemente, está muito bem. Henry Cavill, com seu charme e beleza inatingíveis, enche a tela, fazendo-nos esquecer completamente de seu Superman, o que é algo positivo. Alicia Vikander, a garota do momento, se garante com competência entre os dois agentes. Mas quem rouba a cena mesmo é Armie Hammer, que desde A Rede Social vem tentando cavar um sucesso, e justamente no papel de um russo carrancudo. Seu personagem é muito mais bem escrito que o de Cavill, conferindo-lhe nuances que causam mais empatia com o público. O moço tem talento.

D3S_1254.DNGTomara que os números da bilheteria não inibam os produtores a continuar com a franquia, pois ao final fica aquele gostinho de “quero mais” pela enorme química entre os protagonistas, o humor refinado e o estilo vintage que uma boa trama de espionagem deve ter.

Cotação-4-5

O Agente da U.N.C.L.E. (The Man From U.N.C.L.E.)

O Agente da U.N.C.L.E. - poster nacionalDireção: Guy Ritchie

Roteiro: Guy Ritchie e Lionel Wigram, baseado em história de Jeff Kleeman, David Campbell Wilson, Guy Ritchie e Lionel Wigram e na série de TV criada por Sam Rolfe

Elenco: Henry Cavill, Armie Hammer, Alicia Vikander, Hugh Grant, Ben Wright, Christian Berkel, Christopher Sciueref, Claudia Newman, Daniel Westwood, David Beckham, David Menkin, Elizabeth Debicki, Francesco De Vito, Gabriel Farnese, Graham Curry, Guy Potter, Jared Harris, Jefferson King, Joana Metrass, Jonathan Nadav, Jorge Leon Martinez, Julian Michael Deuster, Luca Calvani, Luca Della Valle, Misha Kuznetsov, Nicon Caraman, Philip Howard, Simona Caparrini, Susan Gillias, Vivien Bridson.

Gênero: Ação/Aventura/Comédia

Duração: 116 minutos

Deixe seu comentário!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s