Ricki And The Flash – De Volta Pra Casa | Crítica

ricki_and_the_flashJá é quase um clichê da cultura cinematográfica dizer que Meryl Streep pode interpretar basicamente qualquer papel. Ainda que a afirmação não seja 100% verdadeira, ela está muito próxima da realidade. Portanto, vê-la na pele da cantora de rock de terceira idade Ricki Rendazzo (ou Linda, para a família) não é nenhuma grande surpresa, assim como descobrir que ela aprendeu a tocar guitarra em apenas três meses para o papel.

Dito isso, Ricki and the Flash – De Volta Pra Casa também não é nenhuma surpresa como filme. Conforme o tempo passa, ele revela ser uma comédia das mais convencionais, estabelecendo como base uma trama de reconciliação de uma mãe com a filha (Mamie Gummer, filha de Streep na vida real e ótima no papel), que abandonou por décadas para perseguir a própria carreira musical nos anos 80.

Três décadas depois, sua banda toca em um pequeno bar, sempre para um mesmo público reduzido. Apesar de seu sonho não ter dado muito certo, ela ganha uma nova chance de se reconciliar com o passado quando vai à casa do ex-marido e ajuda a filha a se recuperar de um divórcio.

Talvez a única surpresa seja que um filme tão “normal” tenha sido escrito por Diablo Cody, conhecida pelos ótimos Juno e Jovens Adultos, que de uma forma ou de outra subverteram diversos lugares comuns desse tipo de longa, ainda que não o gênero em si.

ricki_and_the_flash2Ainda assim, é possível sentir a mão da roteirista em alguns aspectos da personalidade de Ricki. Por exemplo, o fato de ela não se tornar uma caricatura, algo tão comum sempre que alguém procura retratar uma roqueira na telona. Nisso também ajuda a atuação charmosa de Streep, que, apesar de representar uma atitude “descolada”, não cai no ridículo em momento algum.

Outro detalhe importante é que Ricki não é estigmatizada pelo filme como uma mãe horrível ou uma pessoa insensível, o que seria o caminho mais fácil para apresentar uma lição moral empoeirada ao público. Neste caso, ela é mostrada como uma mulher segura e que, mesmo após perder a afeição dos filhos, ainda defende com unhas e dentes suas escolhas de vida.

Aliás, um dos pontos altos acontece quando ela questiona se um homem que houvesse tomado a mesma decisão, algo muito mais comum de se ver, teria sido julgado de forma tão severa. Um ponto bastante válido, na verdade.

O triste é que parte desses esboços de problematização é desperdiçada por um final que parece acreditar que todos os problemas podem ser resolvidos em uma pista de dança, independentemente do que foi mostrado até ali. Isso poderia até ser mais eficaz se o rock não fosse encarado como uma espécie de alien por pessoas à volta da família, como se estivéssemos em uma versão moderna da cidadezinha preconceituosa de Footloose.

ricki_and_the_flash3No geral, Streep está ok, mas não vai muito além disso (embora cante muito bem) pois a personagem acaba demonstrando ter pouca profundidade. Kevin Kline interpreta o velho papel do marido rico e moderadamente insatisfeito, ainda que sem saber por que. Gummer é quem tem mais potencial e mostra estar à altura. Porém, o roteiro dá pouca atenção e até mesmo esquece sua crise pelo meio do caminho, entregando-a a soluções fáceis.

É nessas derrapadas, em que perde o controle das relações que deseja mostrar e mergulha de cabeça no caricaturesco, que Ricki and the Flash joga fora sua força e se torna apenas mais uma dramédia esquecível, boa no máximo para uma sessão da tarde. Para isso, o filme se mostra até competente, ainda que dê o gostinho de um algo a mais que acaba nunca se concretizando.

Cotação-2-5Ricki And The Flash: De Volta Pra Casa - poster nacionalRicki And The Flash: De Volta Pra Casa (Ricki And The Flash)

Direção: Jonathan Demme

Roteiro: Diablo Cody

Elenco: Meryl Streep, Kevin Kline, Audra McDonald, Ben Platt, Carmen Carrera, Charlotte Rae, Li Jun Li, Lisa Joyce, Mamie Gummer, Maria Di Angelis, Marko Caka, Melanie Foster, Nick Westrate, Rick Springfield, Sebastian Stan.

Gênero: Comédia/Drama/Musical

Duração: 101 minutos

Deixe seu comentário!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s