Narcos S01E08 – La Gran Mentira| Review

“La Gran Mentira”, oitavo episódio da série Narcos, foi o primeiro a fazer uma ligação direta com as cenas apresentadas no piloto dirigido por José Padilha, e a série ganhou um ritmo diferente quando focou na ficção, mais especificamente em um ponto específico, e deixou de lado um pouco a narração de documentário.

narcos-granmentiraNo episódio tivemos o desenrolar da “entrega” de Pablo Escobar às autoridades. Uma entrega com umas aspas bem grandes visto que ele iria para uma prisão que ele próprio havia construúido e que nenhuma autoridade policial poderia chegar próximo a menos de 3km. Uma mentira que muitos aceitaram aceitar em razão do estado de insegurança no qual a Colômbia se encontrava.

Porém, se o ritmo do episódio foi bem imposto, aqui e ali o roteiro peca pela simplicidade de suas falas de efeito “Se você apóia o mal, você é mal” ou “Somos bandidos e não dedo-duros”. Mas como o que está sendo mostrado possui um impacto tão grande, esses deslizes acabam passando despercebido do contexto geral. Principalmente quando a grande constatação da série foi dita pela Diana: “Você tinha respeito quando construía casas para os pobres. Mas quando não conseguiu respeito de um bando de burocratas egocêntricos, teve um ataque de raiva”.

Tido como o braço direito e racional de Escobar, me surpreendi com a forma que Gustavo foi capturado, um tanto simples considerando as diversas abordagens que o governo colombiano adotou. Entretanto, foi extremamente eficaz do ponto de vista narrativo, em nenhum universo o Gustavo mostrado pela série iria dedurar o primo, independente do que isso poderia acarretar.

narcos-pabloseentregaAssim, já na reta final da série, o cerco começa a se fechar para Pablo Escobar, com mortes c ada vez mais próximas de sua volta e com ataques cada vez mais pessoais. É provável que a série termine já com a morte de Escobar e dedique a sua já confirmada segunda temporada para o desenrolar da morte do narcotraficante.

Confira todas as reviews de Narcos.

One comment

Deixe seu comentário!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s