Homem Irracional | Crítica

homem_irracionalWoody Allen não é exatamente um pessimista, mas certamente também não revela muito otimismo em relação à vida ou à sociedade. Nesse sentido, a filosofia sobre aleatoriedade de Abe Lucas (Joaquin Phoenix), o professor cético e desesperançoso de seu novo filme, Homem Irracional, faz parte de uma série de personagens intelectualizados de classe média que o autor se esmerou em retratar ao longo da carreira, cuja vida e planos estão tão à deriva quanto seus próprios pensamentos tumultuosos.

Dentro da história, Jill (Emma Stone), também protagonista, representa a parcela emotiva e muito mais regular, sob um ponto de vista tanto moral quanto intelectual, dos personagens. Como tal, admira os pensamentos meio audaciosos, em alguns casos até mesmo arrogantes, de Lucas, que exerce sobre ela o típico fascínio que algo danificado causa sobre alguém que, munido ainda da grande vitalidade da juventude, acredita poder consertar o mundo.

Este suspense/comédia de humor negro faz lembrar bastante um outro filme não tão antigo do diretor, que também tratava de um crime de moralidade ambígua em seu cerne e das consequências pouco usuais que este tinha para a vida do protagonista. Ponto Final – Match Point, porém, era um longa em que o aleatório representava a consumação de uma injustiça quase inexplicável, enquanto em Homem Irracional esse conceito está muito mais diluído entre seus personagens e os eventos que os cercam.

homem_irracional2É tentador procurar ver a narrativa de Homem Irracional como uma história moralista, principalmente considerando os rumos que os acontecimentos tomam. Isso seria, no entanto, reduzir o alcance e a profundidade dos temas tratados no filme.

Não é difícil entender e até concordar até certo ponto com o raciocínio puramente lógico de Lucas. De um ponto de vista teórico, faz sentido, embora fosse possível argumentar que as razões que ele tinha não seriam suficientes para tomar atitudes tão drásticas. Na realidade, o que o filme evidencia é a longa distância que existe entre o pensar e o fazer e o quanto nossas ações, muitas vezes irracionais, não são necessariamente reflexo daquilo que concluímos.

Por mais que queiramos nos enganar imaginando que a conduta do professor de filosofia é altruísta, ela se deve muito mais àquela parcela de egoísmo e vaidade que se esconde em praticamente qualquer ação de ajuda ao próximo. Esse detalhe se torna claro conforme sua vida passa a ganhar sentido a partir dessa única atitude, fazendo com que seus próximos passos sejam cada vez mais voltados para um sentimento muito mais humano, assim como animal, em sua origem: salvar a própria pele.

homem_irracional3A forma direta e farsesca como o diretor e roteirista consegue retratar toda essa complexa teia de relações e ações é a principal razão porque, mesmo em seus filmes mais problemáticos, ele continua sendo um dos melhores cineastas dramáticos e cômicos da atualidade.

Ainda que Homem Irracional não tenha impactado audiências ou críticos, e mesmo não figurando entre os seus melhores trabalhos, o filme é um bom Allen. Está longe da nulidade pouco cativante que foi Magia ao Luar, embora não tenha uma performance intensa como a de Cate Blanchett em Blue Jasmine. Faz pensar e refletir, o que já é mais que 80% do que sai dos fornos industriais de Hollywood todos os anos.

Cotação-4-5Homem Irracional - poster nacionalHomem Irracional (Irrational Man)

Direção: Woody Allen

Roteiro: Woody Allen

Elenco: Jamie Blackley, Joaquin Phoenix, Parker Posey, Emma Stone, Tom Kemp, Allie Marshall, Ben Rosenfield, David Aaron Baker, David Pittu, Ethan Phillips, J.P. Valenti, Julie Ann Dawson, Meredith Hagner, Nancy Ellen Shore, Pamela Figueiredo Wilcox, Susan Pourfar.

Gênero: Drama/Romance/Suspense

Duração: 95 minutos

Curta a fanpage do Cinelogin no Facebook!

One comment

Deixe seu comentário!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s