Uma Nova Amiga | Crítica

The New Girlfriend, François Ozon filmUma Nova Amiga, novo filme de François Ozon, flerta com Almodóvar e Hitchcock ao mesmo tempo. Adaptado do conto de Ruth Rendell, esse drama conta a história de Claire (Anaïs Demoustier), que acaba de perder sua amiga de infância Laura (Isild Le Besco), por quem ela era obcecada. Em seu leito prometeu cuidar de sua filha pequena Lucie e de seu marido David (Romain Duris).

Abalada ainda com a morte, mas incentivada por seu marido Gilles (Raphaël Personnaz) a visitar David, ela acaba adentrando a casa que estava aberta e encontra o marido de sua falecida amiga vestido de mulher. No primeiro instante surge nojo, mas depois ela acaba pactuando com a ideia e dá até um nome para sua “nova amiga”, Virginia.

A amizade com Laura acaba sendo transferido para Virginia, mas a dependência aqui é da segunda para com Claire. Pela primeira vez ela é o centro das atenções e gosta disso. Virginia mexe com ela de uma forma sexual de forma que ela começa a se imaginar transando com a própria amiga falecida, mas na verdade ela não está interessada em David, sua obsessão nova é Virginia, assim como Laura foi um dia. Ela faz as vontades de Virginia com a desculpa de que iria cuidar de David por Laura e Lucie. Mas há limites, e ela descobre isso de forma trágica.

The New Girlfriend: a story with a sting in the tail.Já Virginia está se descobrindo. Durante seu casamento não se vestia, mas sua mulher sabia de seu gosto. Sua vontade retorna assim que ela morre, dizendo que voltou a se vestir assim para suprir a falta da mãe para a filha. Começa e não para mais e vai cada vez mais se assumindo mulher e deixando David de lado, até que em um certo momento despeja: sou uma mulher. Sem nunca ter saído de casa assim, ele conta com a ajuda de Claire para realizar esse desejo.

A personagem não é gay, nem sente atração por homens. Apenas gosta de se vestir de mulher, é o que ela diz. O filme não debocha em nenhum momento dos crossdressers, muito pelo contrário, há um respeito muito grande por eles.

004Romain Duris está perfeito como David e Virginia. Suas feições e traços masculinos somem quando ele se veste de mulher, em um trabalho de expressão magnifico. Anaïs Demoustier também está maravilhosa como Claire. Segura e tímida ao mesmo tempo, consegue transpor para nós todo o conflito de sua personagem. Raphaël Personnaz faz o que pode com seu personagem ingrato e até que se sai muito bem como marido de Claire.

Quando falei que o filme flerta com Almodóvar e seu Carne Trêmula é pelo transexualismo e com Hitchcock pelo suspense que paira no ar. Ozon é conhecido por ser um cineasta que mostra a superfície fria da burguesia francesa contemporânea para expor muitos enganos, fetiches, transgressões e anseios ocultos que se escondem por debaixo dela. Este filme segue este tom, mesmo que seja uma espécie de provocação na medida em que continuamente ameaça tornar-se totalmente obscuro, sem nunca chegar lá.

Cotação-4-5Uma Nova Amiga - poster nacionalUma Nova Amiga (Une Nouvelle Amie)

Direção: François Ozon

Roteiro: François Ozon, baseado no livro de Ruth Rendell

Elenco: Romain Duris, Anaïs Demoustier, Raphaël Personnaz, Isild Le Besco, Aurore Clément, Jean-Claude Bolle-Reddat, Bruno Pérard, Claudine Chatel, Anita Gillier, Alex Fondja, Jonathan Louis, Zita Hanrot, Pierre Fabiani, Mayline Dubois, Anna Monedière, Brune Kalnykow, Joanie Tessier, Kimberly Boily, Kessy Boily, Elisa Sereda, Victoria Ferreira Denisot, Melody Hudon, David Sevier, Evan Marois, Sébastien Pouderoux, Anne-Laure Gruet, François Ozon, Cédrick Spinassou, Philippe Perez, Valérie de Monza, Laetitia Richard, Jules Trasléglise, Nicolas Imbert, Axel Bry, Sylvie Degryse, Magali Agado, Christophe Therrien, Diane Prost, Judith Quinet, Nicolas Mansion, Yves Girard, Jacques Longo, Lady Maxx, Angelo Bianco, Christophe Peno, Christophe Carlotti, David Courant, François Bourdonnais, Daniel Guignabert, Vincent Harry, Tony Poveda, Claude Roustit, Elyna Berger, Audrey Quoturi, Michèle Raingeval.

Gênero: Drama

Duração: 108 minutos

.

One comment

Deixe seu comentário!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s