Homem-Formiga | Crítica

homem_formigaDentre os poderes de super-heróis da Marvel, a incrível capacidade de encolher não é exatamente um dos mais vistosos ou chamativos. Sua utilização talvez seja justamente a maior curiosidade em relação a Homem-Formiga, nova aposta da produtora para as telonas e outra adição ao seu inflado time de heróis nos cinemas.

O fato de se distanciar dos longas predecessores da marca é um dos poucos grandes acertos do filme, fazendo com que o grande poder de seu protagonista seja a capacidade de passar despercebido e se infiltrar em praticamente qualquer lugar. Não é à toa que Scott Lang (Paul Rudd), que é quem acaba vestindo o uniforme aqui, acaba de sair da cadeia por roubo.

Esta, aliás, era uma oportunidade para a Marvel ousar um pouco mais em relação ao código de ética de seus protagonistas, algo que não fazia desde o distante primeiro Homem de Ferro. É uma oportunidade, no entanto, que desperdiça completamente, já que Lang é uma espécie de Robin Hood, que rouba apenas dos ricos e quase não lucra com seus crimes. Situação que poderia ser diferente se o roteiro original de Edgar Wright tivesse sido mantido, considerando-se os longas anteriores do cineasta. Mas isso é algo que nunca saberemos.

homem_formiga2Essa mistura entre o estilo inconfundível de Wright e a condução genérica característica da maior parte dos filmes da Marvel, aliás, causa alguma estranheza, com a segunda impedindo que a primeira alcance todo o seu potencial, e a primeira interferindo na segunda a ponto de algumas coisas na história não fazerem muito sentido.

É o caso da grande importância dada para a tecnologia de encolhimento como arma de guerra. A única prova de sua eficácia que temos é um vídeo com as façanhas de Hank Pym (Michael Douglas), que mesmo assim não é lá grande coisa. Talvez fosse melhor se o filme assumisse de vez seu escopo menor em comparação com os outros filmes da Marvel e lançasse mão de ter um vilão com um plano diabólico para dominar o mundo inteiro.

O vilão, aliás, é a caricatura em pessoa, um desperdício do bom Corey Stoll. Evangeline Lilly também faz o que pode, mas não consegue dar interesse a uma personagem mal escrita e de personalidade pouco definida. Pelo lado positivo está o carisma de Rudd e Douglas. A grande surpresa, no entanto, é mesmo Michael Peña, um dos melhores alívios cômicos de filmes de super-heróis, o que deve ser ainda mais difícil aqui já que este é o filme da Marvel mais puxado para uma genuína comédia.

homem_formiga3O momento em que Homem-Formiga consegue fazer uma mescla quase perfeita entre o cômico e a ação típica dos super-heróis é a luta final, quando é possível sentir o toque do roteiro de Wright em diversos aspectos. É um respiro bem-vindo que, no entanto, dá a dimensão do que poderia ser o longa como um todo se a Marvel não insistisse em ter apenas diretores com pouco controle de seus próprios filme. Infelizmente, não há muitas perspectivas de que isso vá mudar em um futuro tão próximo.

Cotação-2-5Homem-Formiga - poster nacionalHomem-Formiga (Ant-Man)

Direção: Peyton Reed

Roteiro: Edgar Wright, Joe Cornish, Adam McKay e Paul Rudd, baseado na história de Edgar Wright e Joe Cornish e nos quadrinhos criados por Stan Lee, Larry Lieber e Jack Kirby

Elenco: Paul Rudd, Michael Douglas, Evangeline Lilly, Corey Stoll, Bobby Cannavale, Judy Greer, Abby Ryder Fortson, Michael Peña, David Dastmalchian, T.I., Wood Harris, Hayley Atwell, John Slattery, Martin Donovan, Garrett Morris, Gregg Turkington, Rod Hallett, Joe Chrest, Joe Bucaro III, Jean Louisa Kelly, Dax Griffin, Norma Alvarez, Darcie Isabella Cottrell, Teddy Williams, Carol Anne Watts, Chuck David Willis, Diana Chiritescu, Neko Parham, Onira Tares, Kylen Davis, Zamani Wilder, Jim R. Coleman, Desmond Phillips, Aaron Saxton, Michael A. Cook, Riki Noel Lander, Rus Blackwell, Johnny Pemberton, Nicholas Barrera, Carlos Aviles, Lyndsi LaRose, Robert Crayton, Ajani Perkins, Jessejames Locorriere, Zack Duhame, Kevin Lacz, Michael Trisler, Daniel Stevens, Alex Chansky, Clay Donahue Fontenot, Michael Jamorski, Casey Pieretti, Antal Kalik, Adam Hart, Reuben Langdon, Todd Schneider, Kevin Buttimer, Danny Vasquez, Anna Akana, Stan Lee.

Gênero: Ação/Aventura/Ficção

Duração: 117 minutos

Curta a fanpage do Cinelogin no Facebook!

Deixe seu comentário!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s