Virando a Página | Crítica

DSC_6163.NEFKeith Michaels (Hugh Grant) é um roterista premiado uma vez só por um filme chamado Paraiso Perdido. Desde então, quase quinze anos depois, nunca mais conseguiu emplacar nada sério ou relevante em Hollywood como escritor. Para piorar, tem uma péssima relação com seu filho Alex (aliás, uma relação inexistente) e sua fama nos estúdios vai de mal a pior, tendo sido cortado até mesmo de escrever Paraiso Perdido 2. Ou seja, ele fracassou legal em sua área.

A luz no fim do túnel está em atuar como professor de roteiro na universidade pública de Binghamton, no estado de Nova York, emprego que ele rejeita a princípio, mas ao ver que não tem mais para onde ir acaba topando. Mas o que é um professor?

Ele não tem a mínima ideia do que fazer e não está nem aí para o emprego, reflexo de sua vida profissional. Assim como na vida, ele busca a saída mais fácil em sua aula e faz o mesmo na escolha dos alunos para frequentar sua matéria. É na personagem de Holly (Marisa Tomei) que ele acha seu anjo, um paralelo com seu roteiro vencedor do Oscar.

DSC_7727.NEFEla é quem o guia para cima e o ajuda a se encontrar não só como professor, mas também como escritor. Na verdade esta última parte não se desenvolve. Ele descobre a paixão em ensinar, descobre métodos de ensino e até ajuda um aluno a vender um roteiro para Hollywood, mas se nega a entrar novamente nesse meio quando percebe que já passou por isso e não quer mais beber daquela fonte.

Falando em roteiro, a estrutura deste surpreende um pouquinho. Há um par romântico, mas não há. É mais uma amizade com um futuro a ser desenvolvido emocionalmente do que um relacionamento amoroso. Então nada de casal. Porém, existe a solteirona que pega no pé e transforma a vida do protagonista em um inferno,mas de leve. Tudo é muito sutil e com propósitos. Nada é jogado ou deixado de lado.

O vizinho de Keith é hilário, com seu cão que não pode ver uma janela, e também um excelente ombro amigo. O recente vencedor do Oscar J.K. Simmons está ótimo como o diretor pai de família e emotivo que não pode falar dos filhos que já começa a chorar. É hilário. Allison Janey no papel de sua solteirona também está perfeita, não transformando a personagem em caricatura e deixando ela leve apesar do ar pesado que possui. Agora vamos aos protagonistas.

rewrite1Hugh Grant está Hugh Grant, um charme com seu sotaque. Não há muito o que dizer, o personagem caiu como uma luva para ele: muito sucesso anos atrás e nada nos dias atuais. Uma pena. Ele está muito bem. Fora do piloto automático dessa vez. Marisa Tomei também arrasa como uma mãe dedicada e a personagem feminina otimista da história. Sem ela o roteiro empacaria no pessimismo, é a moça quem dá brilho e uma certa leveza ao longa.

É difícil dizer que não há clichês ou déjà vus. Há e sempre haverá. Aqui eles estão bem colocados. O filme começa bem lento e chato, mas quando pega ritmo se torna uma comédia gostosa e divertida.

 

Cotação-4-5Virando a Página - poster nacionalVirando a Página (The Rewrite)

Direção: Marc Lawrence

Roteiro: Marc Lawrence

Elenco: Hugh Grant, Marisa Tomei, J.K. Simmons, Allison Janney, Chris Elliott, Olivia Luccardi, Bella Heathcote, Maggie Geha, Aja Naomi King, Caroline Aaron, Kevin Carolan, Annie Q., Jason Antoon, Karen Pittman, Nicole Patrick, Andrew Keenan-Bolger, Steven Kaplan, Emily Morden, Cris Williams, Damaris Lewis, Frank Harts, Mark Nelson, Rebecca Luker, Daniel Reton, Billy Griffith, Mike Malvagno, Kevin Michael Kennedy, Jian Leonardo, Lauren Macklin, Paula Blum, Claire Natale, Anna Kuchma, Vanessa Wasche, Rick Bolander, Chris J. Cullen, Ali Merhi, Lily Wen, Rebecca Sundstrom, Shannon Marie Sullivan, Matthew Gooley, Lauren V. Palmer, Ella Rubin, Stephen Sapienza, Kate Cullen Roberts, Jenny Neale, Christina Pawl, Marc Bicking, Bruce Sabath, Sergine Dumais, Whit Baldwin, Richard Hutchins, Kelsey Jones, Patrick Miller, Nancy Ellen Shore.

Gênero: Comédia/Romance

Duração: 107 minutos

Deixe seu comentário!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s