Guerra Civil – Diferenças entre o livro, a HQ e o filme

Capa-livro-Guerra-Civil-marvel

*A primeira parte desse artigo não possui SPOILERS

“Guerra Civil”, o famoso embate ideológico e físico entre o Capitão-América e o Homem de Ferro já rendeu, e ainda renderá, muito para a Marvel. A edição em quadrinhos, escrita por Mark Millar e Steve McNiven em 2006 vendeu mais de 500.000 exemplares e representou uma mudança significativa no universo dos heróis da Casa das Ideias. Próximo ano a história deverá chegar às telas de cinema contando uma história bem diferente, mas que mantém o conflito entre dois dos principais membros dos Vingadores.

EM TEMPO: Leia nossa crítica do filme Capitão América: Guerra Civil

EM TEMPO: A Morte do Capitão América

Sendo conhecida por explorar bem comercialmente seu vasto material, uma adaptação em prosa da história que colocou heróis lutando contra heróis era quase inevitável. Assim, em 2014, Stuart Moore foi o responsável pela adaptação para o formato em prosa. O objetivo aqui é bem simples, não se busca inovar nada, apenas expandir o universo naturalmente limitado das HQs. Os característicos diálogos das HQs, embora bem presentes no romance, dividem o lugar com parágrafos descritivos, e cenas de ação contadas, em vez de vistas. Por esse lado, Moore faz um bom trabalho, porque embora este não seja um livro-sequência, nós já conhecemos aqueles personagens e tudo torna-se mais fácil de acompanhar.

Se você ainda não sabe do que se trata a história, aqui vai um resumão. Após uma trágica batalha envolvendo um pequeno grupo de heróis em busca de fama caçando vilões, uma explosão é responsável pela morte de centenas de pessoas, inclusive crianças. O governo americano reage rapidamente exigindo que todas as pessoas com superpoderes revelem sua identidade civil e que se registrem para que possam ser controlados pela S.H.I.E.L.D. A lei coloca dois antigos aliados em lados opostos: Capitão América considera a norma governamental uma afronta à liberdade individual, ao passo que Tony Stark julga como uma ação lamentável, mas necessária para evitar a clandestinidade dos heróis, que cada vez possuem mais descrédito com a população.

Quando o Homem Aranha chegou à cratera, percebeu a verdadeira extensão da devastação. Uma área que se estendia por um quarteirão e meio da cidade fora totalmente derrubada, reduzida a cinzas e poeira. Metade de uma escola estava de pé no limite da zona destruída. A outra metade estava incinerada, caída dentro da própria cratera.

Por se tratar de uma adaptação (e o próprio autor deixa isso claro “Um livro não é uma história em quadrinhos…”) algumas mudanças foram necessárias, entretanto, nenhuma delas foi significativa a ponto de modificar o rumo dos personagens e os acontecimentos da HQ. Pelo contrário, se a conversa que Susan Storm tem com Namor não ganha muito destaque nos quadrinhos, aqui é dedicado um capítulo exclusivo para isso. Outra modificação feita para dar ritmo ao contexto narrativo do livro foi em relação à Zona Negativa, a prisão criada por Reed Richards para manter os heróis presos, que se mostra bem menos confortável do que a vista na obra original.

civil-war-fight-42Moore faz uma adaptação de leitura fácil, e embora não haja muito ineditismo, a experiência se torna bem positiva, ainda mais se levarmos em conta que em vários momentos do livros nos perguntamos em que lado estaríamos, qual dos dois Vingadores iríamos apoiar (o que é um ótimo feito, já que eu já conhecia o desenrolar de toda a história). E isso ocorre porque o livro não se prende a um ponto de vista, em um momento estamos de um lado, no momento seguinte estamos acompanhando o lado oposto, logo em seguida nos vemos presos às reviravoltas e por aí vai. Assim, personagens como o Homem Aranha, Mulher Invisível e Maria Hill ganham destaque em meio aos protagonistas.

Capitão baixou o olhar para encará-lo.
– O seu grande plano está me parecendo mais a Alemanha de 1940. O que você planeja fazer exatamente com quem não se registrar?
– Você não…entende – disse Tony, sem fôlego. Seu rosto ainda estava à mostra, o capacete cintilando azul em cima da testa.

Diferenças entre a HQ, o livro e a adaptação para os cinemas

 

*Se você ainda não leu o livro, ou a HQ ou ainda quer passar bem longe de qualquer informação sobre o filme da Marvel, pare a leitura aqui, uma vez que o texto contém SPOILERS.

Civil-War-Poster-Iron-ManAntes de comentar as mudanças que o filme terá em relação à HQ, e possivelmente ao livro, é preciso se fazer um breve resumo do porquê a Marvel escolheu Guerra Civil como inspiração para o último filme da trilogia do Capitão. A princípio o filme iria focar quase que exclusivamente na busca do Capitão pelo seu amigo Soldado Invernal, o que já havia ficado claro no fim do segundo filme. Este seria o filme em que teríamos a redenção do personagem antagonista. O objeto aqui era também já preparar terreno para que, futuramente, o Soldado Invernal pudesse assumir a identidade do Capitão América, como ocorre nas HQs, tendo em vista o fim do contrato do ator Chris Evans.

Pois bem, nessa versão o Homem de Ferro teria uma participação, mas nada demais, seria apenas um coadjuvante de luxo. Acontece que Robert Downey Jr. não aceitou muito bem isso, e exigiu uma participação maior (mais cenas, mais semanas gravando, mais dinheiro). Na época pegou tão mal que o chefe da Marvel Entertainment, Ike Perlmutter, quase excluiu a participação inteira do personagem de Downey Jr. Tentando acalmar os ânimos, aparece a Disney junto com Kevin Feige que tentam, a todo custo bancar a participação do herói no terceiro filme do Capitão. Logo em seguida é anunciada que a Graphic Novel Guerra Civil (em que o Homem de Ferro possui, obviamente um papel maior) seria adaptada aos cinemas, esse foi o meio encontrado para se chegar a uma harmonia de interesses.

A partir daí, os irmãos Russo tiveram que formular um jeito de unir o que haviam planejado pro personagem com o plot de Guerra Civil. Logo, é provável que muita coisa seja diferente, e que o que prevaleça seja a essência do embate ideológico liberdade individual X segurança. Acrescente-se a isso o fato de vários personagens não fazerem parte do acervo disponível pela Marvel, e outras dezenas que sequer foram incorporados no universo MCU.

HOMEM-ARANHA

Provavelmente o grande atrativo do filme. A verdadeira saga do aracnídeo para fazer parte dos Vingadores chegou até a virar meme e foi revestida de muitos boatos e incertezas. Até que no começo de 2015 a Sony e a Marvel chegaram a um acordo e o personagem teria uma nova história contada no MCU. Lá vem novo ator, novo uniforme e uma nova morte do tio Ben. Nas HQs o Homem-Aranha é essencial para trama, já que possui um reconhecido intelecto e já está na ativa há bastante tempo, o que faz com que ele seja um garoto propaganda da Lei de Registro ao revelar sua identidade secreta.

Lá pelas tantas ele muda de ideia e passa a apoiar o Capitão. Bem, a Marvel ainda não escolheu o novo ator pro personagem, mas está a procura de alguém bem jovem, que viva o herói nos seus 15-16 anos. A partir daí já dá pra perceber que muito de sua participação deve ser modificada, e talvez nem sua identidade seja revelada. Aliás, outro momento que deve passar longe das telonas é o uniforme tecnológico que Tony Stark desenvolve para Peter e que o faz, de fato, parecer uma aranha.

[ATUALIZAÇÃO] A Marvel confirmou o ator Tom Holland (O Impossível) como novo Homem-Aranha, prevalecendo assim a decisão da Sony que havia se interessado pelo seu teste. O ator de 19 anos estrelará ainda o novo filme do Aranha, que chegará em 2017 e será dirigido por Jon Watts (“Cop Car”).

homemaranha-guerracivil
Uniforme moderno com selo Stark de qualidade

QUARTETO FANTÁSTICO E X-MEN

Bom, esses daqui são meio óbvio. Por conta dos contratos feitos na década de 90, a Marvel não tem permissão para usar o Quarteto Fantástico nem os X-Men nos cinemas (aliás, nem mesmo a palavra mutante pode ser usada!). Se considerarmos apenas os X-Men, a perda é mínima, já que eles se declaram neutros na Guerra Civil e preferem não se misturar com essa gentalha (embora Tempestade, já fora do grupo dos mutantes, faça uma rápida aparição). Porém, o quarteto tem papel significativo, uma vez que Reed é o responsável pela criação da Zona Negativa, que irá manter os heróis presos, e o Tocha Humana junto com a Mulher Invisível também trocam de lado e representam uma importante ajuda ao Capitão América.

Ainda, Susan Storm é quem convence Namor a apoiar a causa do herói patriota, adicionando aí o vantajoso exército de Atlântida. Susan possui uma importância ainda maior no livro, e seu relacionamento com Reed e o consequente afastamento dela do Quarteto Fantástico a faz ter um destaque entre os personagens da história.

susanatorm-guerracivilOS DEMAIS VINGADORES

A Marvel já confirmou uma cambada de heróis no filme, porém Thor e Hulk devem passar longe da adaptação. O primeiro por conta de sua trilogia própria que se encerrará com Ragnarok previsto para 2017, e o segundo porque, convenhamos, o lado que tiver o Hulk ganha! Tanto nas HQs quanto no livro, Hulk encontra-se banido do planeta Terra após a morte de dezenas de pessoas e vai parar num planeta longínquo, dando origem à história de Planeta Hulk. Já Thor, nas HQs e no livro encontra-se morto na mesma batalha com Ragnarok, acontece que no universo MCU as coisas acontecem em momentos inversos.

Porém, o acontecimento-chave da história envolve diretamente o deus nórdico. Tony Stark, precavido, recolhe um fio de cabelo do deus do trovão e faz um clone. Tido como uma arma secreta, o clone é uma verdadeira máquina de matar, e em uma das batalhas, é responsável pela morte de um dos companheiros do Capitão América, é esse fato que leva ao descontentamento de diversos personagens e os fazem repensar toda a situação. Isso deve ficar de fora do filme, porém, por ser uma reviravolta na trama, é provável que a morte seja adaptada, resta saber quem será a vítima.

Um oferecimento: Albieri
Um oferecimento: Gloria Perez

SPEEDBALL E A SHIELD

Speedball é um dos super-heroís envolvidos na Batalha de Stamford, como ficou conhecido o incidente que dividiu os heróis da Marvel após a morte de cerca de 600 pessoas. Até agora não existe nenhuma informação oficial de que o estúdio contratou alguém parar viver o personagem, mas ainda é cedo também, tomem como exemplo o Homem-Aranha que estará no filme, mas ainda não foi definido seu intérprete. Existem algumas teorias de que Guerra Civil teá seu início contado na série Marvel’s Agents of S.H.I.E.L.D. da ABC.Tudo começou em setembro do ano passado, quando o ator Fran Kranz tuitou o seguinte:

“Harpia. Robbie Baldwin. Shield. Em breve.”

Robbie Baldwin é a identidade secreta de Speedball. E alguns meses depois a série confirmou a participação da Harpia, outra heroína do universo Marvel que chegou a garantir o papel de regular na série após a aceitação de seu personagem. Fran Kranz deletou seu tweet na mesma hora, mas foi o suficiente pra criar esperança em muitos. Quem acompanhou a segunda temporada da série viu que atualmente existem duas “facções” dentro da S.H.I.E.L.D., uma que aceita bem os heróis e inumanos, e outra que acha que estes devem ser mantidos catalogados pelo governo evitando a qualquer custa o anonimato em nome da segurança. Pareceu familiar?

Oficialmente não há nenhuma ligação do ator com a Marvel
Oficialmente não há nenhuma ligação do ator com a Marvel

THE THANOS SITUATION

Quem acompanha a Marvel nos cinemas já sacou que o estúdio tenta a qualquer custo (mesmo que falhando às vezes) em manter o universo coeso, sempre preparando terreno para o futuro. Foi assim com os filmes individuais dos heróis que levou ao primeiro Vingadores e assim está sendo com os filmes da fase atual que apontam para Guerra Infinita, que deve ser o maior filme do estúdio já feito.

Mas o que isso tem a ver com Guerra Civil? Bem, a essência da HQ é não haver um embate herói X vilão. Em nenhum momento somos levados a ver o Capitão ou o Homem de Ferro como vilões, a discussão ultrapassa essas questões simplistas, tanto que você poderá trocar de lado em diversos momentos da saga. Porém, Guerra Civil não pode ser um filme isolado dentro do MCU, e já está sendo chamado de Os Vingadores 2.5, tamanha a sua importância. É bem provável que algo relacionado a Thanos surja lá no meio do filme, algo que não ocorre na HQ ou nos livros. A própria sinopse oficial leva para essa interpretação:

“Capitão América: Guerra Civil começa onde Vingadores: Era de Ultron  parou, com Steve Rogers liderando a nova equipe dos Vingadores em seus esforços contínuos para proteger a humanidade. Depois que outro incidente internacional envolvendo os Vingadores causa danos colaterais, o aumento da pressão política resulta na instalação de um sistema de responsabilidade e um conselho governamental para determinar quando solicitar os serviços da equipe. O novo status quo fragmenta a equipe enquanto eles tentam proteger o mundo de um novo e nefasto vilão“.

Anthony e Joe Russo (que irão dirigir os dois últimos filmes dos Vingadores) retornam nesse filme solo final do Capitão América com roteiro de Christopher Markus e Stephen McFeelyCapitão América: Guerra Civil estreia em 5 de maio de 2016 e até o momento estão confirmados: Chris Evans (Capitão América), Robert Downey Jr. (Homem de Ferro), Frank Grillo (Ossos Cruzados), Chadwick Boseman (Pantera Negra), Scarlett Johansson (Viúva Negra), Sebastian Stan (Soldado Invernal), Anthony Mackie (Falcão), Jeremy Renner (Gavião Arqueiro), Elizabeth Olsen (Feiticeira Escarlate), Daniel Brühl (Barão Zemo), Emily VanCamp (Agente 13), Don Cheadle (Jim Rhodes/Máquina de Combate), Paul Bettany (Visão), Paul Rudd (Homem-Formiga), William Hurt (General Ross) e Martin Freeman.

De que lado você está?
De que lado você está?

O livro Guerra Civil ganhou uma sequência, chamada “A Morte do Capitão América”. Clique para ler nossa review.

36 comentários

  1. Acabei de ler o livro mas pelo que vi não tem uma grande diferença da HQ né? Exceto pelo fato de que a morte do Capitao não foi narrada, porém lançou recentemente um livro sobre a morte dele, sera que é meio que uma continuação?

    Curtir

    • Exatamente Sra. América, como o versão romance de Guerra Civil fez bastante sucesso, eles optaram por lançar a “sequência”.
      Logo mais faremos uma review do livro, comparando com os eventos das HQs

      Curtir

  2. Eu acompanho a série Agents of S.H.I.E.L.D e podemos ver lá os Inumanos aparecendo e se desenvolvendo e como você disse tem um lado que protege parte deles e outro que quer eliminar os Inumanos. Você acha que pode ter uma 2º Guerra Civil ?

    Qual a sua teoria para o futuro dos heróis da Marvel no cinema?

    Você conseguiu pensar em algo com o trabalho que a Marvel esta tramando (“O novo rumo da MCU”)? por exemplo, o capitão América não morreu e Chris Evans ainda pode fazer mais um filme. Você acha que vão renovar o contrato ou vão deixar o Sebastian assumir o manto de acordo com os quadrinhos? se ele assumir como acha que será e por que?

    Claro que o cinema não pode copiar os quadrinhos mas a adaptação deles está tão perfeita que nem dá pra prever o futuro certo de cada coisa por isso tenho bastantes dúvidas até porque eu não leio todas as hqs

    Curtir

    • Olá Vinícius, estamos trabalhando em um artigo nesse foco, estamos esperando somente o filme do Doutor Estranho sair pra termos uma noção maior, já que é um filme que vai implementar um elemento novo no MCU: a magia.

      Curtir

  3. Ah sim me lembrei agora que mencionou sobre o testamento, fugiu da mente…Então, tem como meio que resumir esse fenomenoso acontecimento de o cap. estar em sono suspenso, tipo, houve o enterro, certo ? Destino foi lá e roubou o corpo, usou a tecnologia e o deixou “dormindo” ? Mais ou menos isso ? E o caveira foi e roubou o corpo ou estava em parceria ? E agora que mencionou também, o filme meio que me deixou confuso com essa da Agente 13 ter morrido e meio que antecipando e voltando, se bem que no filme não mostra que a “Agente 13” era de fato Sharon. – eu sei que é demasiadas perguntas kkkk mas é que o filme me deixou mais confuso ainda – tipo o filme parece que é um prefácio da HQ mas em partes parece que esta descartando fatos da mesma. sla :s o.O

    Curtir

    • Sr. Watson, caso se interesse, a própria Marvel lançou em romance uma espécie de sequência de Guerra Civil, chamada A Morte do Capitão América, escrita por Larry Hama. Logo mais farei uma review pro cinelogin, comparando com os eventos das HQs, acho que fica melhor pra tratar do tema do que somente por comentários por aqui, abraço e até lá xD

      Curtir

  4. Como é incrível…Raimundo, quer ser fanboy do iron man, Brazil, que seja…em outro artigo relacionado ao mesmo. Aqui se trata de diferença de histórias do livro, HQ e filme, ninguém ta comparando ninguém.
    Não estraga o comentário, o rapaz esta na disposição ajudando, ensinando, informando e inclusive sanando duvidas sobre a história para as pessoas interessadas e sem fanatismos, procure um artigo que trate a respeito de quem é mais forte do que o outro e comente por lá. 😀

    Curtir

  5. Frase de Tony Stark pra Steve Rogers: “A verdade é que o que eu faço, eu faço melhor oa seu lado”. De Steve pro Tony: “Claro que quero você . Os Vingadores sempre foram a sua casa.” Ambos voltam a lutar e trabalhar juntos.

    Curtir

    • Ninguém falou o contrário Raimundo, eu só informei o que está nas HQs e no livro. Esse artigo não é sobre quem é melhor, esse ou aquele, não é um Fla x Flu. É uma comparação entre o que acontece no filme, nas HQs e no livro.

      Se você acha que A ou B é melhor, isso é outra história, talvez até material pra outro artigo xD

      Curtir

  6. Tem como deixar um resumo mais resumido kkk tipo assim, Rogers morre por 2 tiros, certo ?(na HQ) Assim quem assume o papel dele como cap. America é o Bucky(soldado invernal), certo ? Mas ainda não da pra entender, pois o filme ta embananando tudo, misturando a historia do livro com a HQ, pois pro Cap. A. ir pra julgamento ou precisa de mais um vingadores ou mais um filme do cap. america, onde ele certamente morreria, mas mostra cenas onde o cap America perde a batalha e morre nela, ou pelo menos insinua isso, a questão é como fica a sequencia, olhando mais pelo lado das HQs por abranger mais os herois, cap. am. luta contra outros da SHILD, perde, se entrega( não entendi a causa dele se entregar se puder explicar isso), morre pelo Dr. Faustus (entre aspas no caso) com dois tiros, assim o Stark nomeia o Bucky como novo cap. America (como lembrança do amigo), é isso a sequencia ? lembrando que em HQ, agora essa adaptação como seria pro filme ? Pois o contrato do Chris E. esta vencendo, seria o ator do James Bucky quem vai se tornar cap. America no proximo vingadores ou o q ? teria como comentar sua opinião ou sei la.

    Curtir

    • Olá Sr. Watson, eu diria que você conseguiu resumir bem o já resumido debate acima haha

      O Capitão se entrega porque na grande batalha final envolvendo o Cap. e o Homem de Ferro, o Cap. está prestes a terminar de dar uma surra no Stark quando alguns civis começam a o atacar, impedindo-o de bater no Tony (bombeiro, policial, enfermeiro). Eles chamam a atenção do Capitão pra destruição que aquela batalha estava causando na cidade e o Capitão tem uma espécie de epifania em que percebe que a luta, que antes era ideológica, e passou a ser apenas a luta pela luta, em um momento o Cap. diz: “Eles estão certo, nós não estamos mais lutando pelas pessoas, nós estamos apenas…lutando.”

      Como líder daquele grupo, ele decide se entregar, pois mesmo estando em vantagem nessa última batalha, a justificativa havia se perdido há bastante tempo. O Cap. conclui ainda: “Eles não estão prendendo o Capitão América, eles estão prendendo Steve Rogers, isso é muito diferente.”

      Chris Evans já viveu o Capitão América cinco vezes (incluindo esse Civil War já), ele ainda tem contrato com a Marvel para as duas partes ‘Vingadores: Guerra Infinita‘. Em relação ao futuro do personagem, ainda é incerto. Evans já disse que toparia renovar o contrato ($$$) e Sebastian Stan já disse que tá pronto pra assumir caso seja necessário.

      Eu particularmente acho que a Marvel vai matar o Steve Rogers, primeiro pra ter aquele efeito dramático, segundo porque ela já deu a entender que tem consciência de que os Vingadores não poderão continuar para sempre, e vem investindo em alternativas totalmente fora do comum. Fora que acho que seria algo bem épico se for bem feito, um ponto marcante (se não o mais) dentre todas as fases do MCU.

      Curtir

      • Ah sim isso tá entendido por mim, porém para algumas pessoas que ando debatendo um comentário me intrigou muito, que dps do cap america: morre uma lenda, (segundo comentário – não cheguei nessa parte ainda mas sem problemas os spoilers) “descobrimos que o cap América está presa em um espaço – tempo, ele recupera o manto do primeiro vingador, cap América renascimento” então meio q o cap América se “aposenta” como o Batman, enfim poderia explicar isso, isso realmente acontece? Onde entra o soldado invernal como cap América? O cap América “morre”?

        Curtir

        • É mais ou menos isso sim, a prisão do capitão nesse espaço tempo foi um plano do Caveira Vermelha, que reanimou o corpo de Rogers, com o objetivo de transferir sua consciência para o corpo do Capitão e assim tomar o lugar de Steve. Os Vingadores (O Bucky incluso) acabam salvando o capitão, que recebe o perdão total do presidente por conta da guerra civil ocasionada pela sua posição contrária à lei de registro. Nesse momento, mesmo após retornar da dimensão, Bucky continua sendo o Capitão, somente mais tarde é que Steve recupera o escudo pra ajudar o Thor em uma luta, nesse momento acaba que temos dois Capitães América, um de escudo (Rogers) e um de arma (Bucky). Somente após a morte do Bucky (“morte”) é que Steve volta a assumir o manto.

          Curtir

          • TA, então, tecnicamente ele não morre, certo ? – pra sempre, onde o soldado invernal o substitui. È que pra mim ficou meio confuso essa parada do cap. Am. (Rogers) ficar com sua consciência em espaço tempo, e logo o caveira ressuscitou seu corpo, e nesse intervalo o Bucky assume o titulo de cap. America (sendo que o Stark não aceita outro como sendo cap. America somente Rogers) e ai nesse bolo todo ele consegue assumir o escudo nos vingadores- è que tipo estou tendo uma complexa discussão com um amigo- e não entra na cabeça dele que o Cap. America morreu, ele diz que não morreu em nenhuma vez, e que ele foi levado direto pro hospital e “disseram” que ele havia “morrido” (mesmo tendo a porca**ia do funeral dele e ele sendo enterrado), e não entra na cabeça dele e inclusive ele fala que não existe HQ que o Buck assume como cap. America, como eu enfio isso na cabeça desse maldito ? Eu ainda não cheguei na parte que o caveira ressuscita o corpo de Rogers, mas se puder dar uma previa, ficaria grato.

            Curtir

            • Bom, isso é um rolo dentro da própria Marvel que se revirou pra tentar explicar. A justificativa é que a bala da Agente 13 não chegou a matar o Capitão porque ela foi disparada por uma arma com tecnologia especial desenvoldida pelo Doutor Destino, que deixou o Capitão em animação suspensa.

              A questão de “morreu ou não morreu” é o de menos, já que mesmo que houvessem decapitado ele, a Marvel ia arrumar um jeito de trazer ele de volta haha assim como a morte de tantos outros heróis. Então fica como uma questão de interpretação.

              Quanto à segunda parte da discussão com o seu amigo, em que diz que Bucky nunca assumiu o manto, é fácil de contestar, existem inúmeros artigos pela internet que provam e explicam o momento em que Bucky se tornou o novo Capitão: http://marvel.wikia.com/wiki/James_Buchanan_Barnes_%28Earth-616%29

              Ou ainda essa imagem que mostra ele e o Falcão em uma missão: http://41.media.tumblr.com/tumblr_maku01jYU91qeenqto1_1280.png

              Curtir

              • Ah compreendi, então a questão da morte do cap. America é por interpretação…Poderia afirmar que pode até ser algo da metafisica ? Onde ele morreu e sua essência ficou cravada em seu corpo por causa da bala, e assim o caveira o reanimou ? (mostra na HQ como o caveira reanima ?), pois realmente o que eu disse pra escapar em argumentos sobre isso (já que eu não tinha informação sobre isso e na internet só fala que o cap. America morre e não que ele é ressuscitado) disse que era algo interpretativo a morte dele kkkk, porém bati com o pé junto que o Bucky assume o manto e tinha informação pra todo lado na internet sobre isso. Eu só não lembro em que meio tempo tanto em nomes de HQ quanto em quesito história corrente o James assume o papel do Rogers, sim sei que foi depois do enterro que o Stark “deixou” ele assumir por serem amigos, porém o Stark sempre pregou que nunca queria ninguem o substituindo, e eu não lembro o nome da história ou da HQ que o Bucky ou o Stark “libera” o escudo pro James.

                Curtir

                • O Capitão tinha deixado uma espécie de testamento dizendo que queria pro Bucky usar o manto após sua morte, por isso o Stark o apoiou. A crítica do Stark posterior foi porque ele usava uma arma. O Bucky sofre pressão não só interna, mas externa, muita gente sabe que ele não é o Steve, substituir um mito assim não é fácil. No momento não lembro que a HQ se aprofunda em mostrar a tecnologia especial desenvoldida pelo Doutor Destino, que deixou o Capitão em animação suspensa, mas ele é salvo quando a Agente 13 pede ajuda dos Vingadores ao descobrir o plano do Caveira Vermelha

                  Curtir

      • Tá doido? Dando uma surra/ Desde quando o Capitão América bandeiroso é páreo pro Homem de Ferro? Nunca! Publica aí que Tony lutou e derrubou diversos puxa-sacos do Steve Rogers Capitão bandeiroso. Coma armadura em frangalhos , teve que encarar um Capitão América descansado. Foi equilibrada a luta, até a armadura ceder. Foi quando as pessoas interviram e o traidor dos Estados Unidos foi preso. A única vantagem de Steve Rogers para Tony Stark é o físico. Do Capitão pro Homem de Ferro, nenhuma. Ao retornar e depois de assumir a Segurança Nacional dos EUA (depois da tal Guerra Skruul escrota e da miguelagem do Martelo, quem Steve foi recrutar para Os Vingadores? O Homem de Ferro, claro. O Capítão não vive sem o Iron-man. Vergonhoso: o tal “símbolo da Liberdade” traindo seu país, seu governo e partindo pra porrada, ao invés de conversar. Em vez de ser exemplo, fugiu. Hoje, estão mais unidos do que nunc

        Curtir

        • Olá Raimundo, de fato, aluta foi bem equilibrada, como comentei no artigo acima.

          Entretanto, não era disso que estava falando, estava me referindo à batalha final, logo antes do capitão se entregar, a batalha em que o time do Iron Man está claramente em desvantagem posto que o Capitão tinha o exército de Namor a seu favor. E antes de se entregar, o Capitão estava sim dando uma surra do Homem de Ferro, um trecho do livro:

          “Tony levantou as mãos trêmulas e arrancou a viseira. Seu rosto sangrava por uma dúzia de cortes, o lábio estava aberto. Um dos olhos estava quase fechado de tão inchado. Mas enquanto o Capitão o observava, um tipo de paz pareceu tomar conta de seu rosto.

          -O que está esperando? – grunhiu Tony. – Acabe logo comigo.

          Capitão parou por um segundo. Então, fechou o punho preparando o soco… e uma mão o conteve, agarrando-o pelo ombro, por trás.”

          Curtir

      • Vai puxar o saco do Bandeiroso em outra parte. Pra quem derrubou Thanos e venceu robôs gigantes, encarando Thor frente a frente, vencer o Capitão América é fichinha,

        Curtir

  7. Acho que no filme Guerra Civil o Capitao America morre e Bucky ou o Falcao virem o novo Capitao America e em Guerra Infinita ele seja revivido com a joia do infinito e o Mercurio tambem. Algumas pessoas dizem que a joia do tempo esta com o Doutor Estranho,isso reforcaria a ideia de que ele possa mudar o passado e evitar a morte dos dois.

    Curtir

    • SPOILERS
      Não exatamente, Steve Rogers é assassinado no momento em que segue para o seu julgamento após se entregar no fim de Civil Wars, já em sua revista própria. É provável que o filme também não mostre isso já que ainda tem Os Vingadores 3 pela frente

      Curtir

        • [SPOILERS]

          Na HQ “A Morte do Sonho”, uma espécie de epílogo de Guerra Civil, ao ser levado para julgamento, o Capitão leva um tiro que mais tarde se descobre ter sido disparado pelo Ossos Cruzados, mas a grande revelação vem no final, quando descobrimos que Sharon Carter, a Agente 13 foi manipulada pelo Dr. Faustus e lhe deu um segundo tiro, bem próximo.

          Curtir

Deixe seu comentário!