Minha Querida Dama | Crítica

Minha Querida Dama conta a história de Mathias (Kevin Kline), um nova-iorquino duro que viaja a Paris para ressarcir um apartamento de 12 milhões de euros herdado de seus pais. Tudo o que ele mais queria era tomar posse do apartamento, mas ao chegar lá tem uma grata surpresa: a senhora Mathilde (Maggie Smith), moradora do apartamento pelo sistema viager (é quando o dono compra do antigo proprietário com a cláusula de que este poderá morar ali para sempre recebendo uma quantia todo mês). Pronto, todo o plano de Mathias cai por terra de uma vez só. Para complicar, ele se estranha com a filha de Mathilde, Chloé (Kristin Scott Thomas).

O filme foi escrito e dirigido pelo dramaturgo Israel Horovitz, logo o tom teatral é presente em todo momento. Longos diálogos, cenários limitados e poucos atores. É um jogo e os atores só conseguem jogar como numa peça e não num filme “normal”.

myoldlady2É difícil fazer teatro no cinemadar certo, muitos se cansam logo na primeira cena. Outros gostam, mas também se deixam levar pela fadiga. É um gênero árduo, mas que precisa ser trabalhado e adaptado em cada segmento. Não é a mesma linguagem que a de um filme comum, como uma comédia ou um drama, não tem externas, não tem muitos cenários nem muitos atores. É um jogo de poucas pessoas presas a uma situação, tentando resolvê-la ou não.

Uma boa adaptação tem que ter equilíbrio e atenção em todos os segmentos. Aqui infelizmente nem sempre isso é alcançado. Há momentos de total de cansaço para o telespectador e outros em que que não conseguimos acompanhar o que Kevin Kline diz, mas também há aqueles inteligentes e de interesse total, doçura e raiva, emoção e amor. Não é a melhor adaptação já feita, se não me engano foi escrita para o cinema, mas tem seus pontos a favor.

myoldlady4O roteiro é extremamente inteligente. Claro que possui um big clichê no final, mas a história do viager é um belo níquel a seu favor e as atuações também. Aliás, que interpretação a do Kline! Ele transforma seu fracassado personagem em um herói shakespeariano em poucos segundos durante uma cena com Maggie Smith. É de aplaudir de pé. Uma pena que ele passou longe das premiações.

Maggie Smith foge de sua professora de Harry Potter, é uma doce e delicada senhora, sem sarcasmo ou humor nego. Kristin Scott Thomas está certeira como a amargurada solteirona, também fracassada e mal amada como Mathias. Vai ver por isso os dois se odiaram de cara.

Com um bom roteiro, a edição faz milagre fazendo-nos esquecer do clichezão no final. Ponto para eles. A edição de som também cumpre seu papel, deixando um clima parisiense sempre no ar com a trilha de jazz, em certos momentos devido à paixão de uma personagem. A fotografia clara dá o tom da primavera em Paris e deixa cidade ainda mais linda.

Cotação-3-5

Minha Querida Dama (My Old Lady)

Minha Querida Dama - poster nacionalDireção: Israel Horovitz

Roteiro: Israel Horovitz, baseado em sua própria peça

Elenco: Kevin Kline, Michael Burstin, Maggie Smith, Kristin Scott Thomas, Elie Wajeman, Raphaële Moutier, Sophie Touitou, Dominique Pinon, Christian Rauth, Delphine Lanson, Noémie Lvovsky, Stéphane De Groodt, Jean-Christophe Allais, Jocelyne Bernas, Nathalie Bernas, Ghislain De Haut De Sigy, Stéphane Freiss, Laetiitia Boetto, Arnaud Perron, Colombe Anouilh D’Harcourt, Monique Delamotte, Dominique Cuadra, Pascal Marie-Saint Germain, Nathalie Newman, Alexandra Chandler, Josephine Chandler, Adrienne Olle, Sylvia Bruyant, Thibaud Herbet, Fernand, Ora Yermia, Gillian Horovitz, Balkissa Toureh, Flo Ankah, Michel Chevalier, Francis Dumaurier, Anouk Dutruit, Léa Letellier, Nastasia Many, Cyril Merle, Oscar O’Bradaigh, Séan O’Bradaigh.

Gênero: Comédia/Drama/Romance

Duração: 107 minutos

Deixe seu comentário!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s