A Incrível História de Adaline | Crítica

Adaline 4

Como num conto de fadas, numa narração em off é contada a história de Adaline Bowman (Blake Lively), que nasceu em 1º de janeiro de 1908 em São Francisco, cresceu, conheceu um belo engenheiro que estava trabalhando na construção da famosa ponte Golden Gate, com quem se casou e teve uma filha. Num acidente na obra da ponte, fica viúva e, meses depois, Adaline sofre um grave acidente num dia atípico da Califórnia – Nevava, seu carro perdeu a direção e ela caiu num rio, seu corpo esfriou até seu coração parar, mas voltou à vida graças a um raio que caiu sobre ela, porém, quase que miraculosamente, seus genes permanecem congelados, e Adaline não envelhece nem um dia a mais depois do acidente. Permanece por quase um século com a aparência de uma moça de 29 anos.

Parece uma história de ficção científica, mas é um romance com um toque de realismo fantástico, tal qual O Curioso Caso de Benjamin Button (2008), inclusive com uma fotografia parecida, e Te Amarei Para Sempre (2009), no romance açucarado. Essa mistura de referências poderia deixar o filme pouco original, mas ao contrário, com a direção segura de Lee Toland Krieger (Celeste e Jesse para Sempre) e boas atuações, torna-o uma experiência agradável, daqueles filmes gostosos de assistir numa tarde preguiçosa de outono.

Adaline 3

Blake Lively, que vinha tentando sem muito sucesso mostrar que era mais que uma Gossip Girl, mesmo que tenha chamado atenção em filmes como Selvagens (2012) e Atração Perigosa (2010), tem aqui sua chance de brilhar como protagonista. Sua atuação contida e elegante foi mais do que acertada, e ainda assim conseguiu injetar nuances a uma personagem complexa, que afinal é uma centenária e viveu as muitas revoluções dos séculos XX e XXI. Mesmo que o filme não se preocupe muito em mostrar seu desenvolvimento de uma mulher dos anos 1930 a uma mulher de hoje (pois há uma enorme diferença), é possível perceber em diálogos sutis que Adaline evoluiu com o tempo.

Quem também brilha é Harrison Ford, mesmo numa participação coadjuvante como uma peça-chave do vasto passado de Adaline. Há muito não se via como um personagem vulnerável, um homem comum. Outro ponto forte é Ellen Burstyn, no papel da filha já octogenária de Adaline. É impressionante como ela e Lively convencem como filha e mãe. Um fato curioso é que Burstyn viveu uma situação parecida recentemente no papel de filha de Matthew McCounaghey em Interestelar.

Adaline 1

Já o que não convence tanto é o romance entre Adaline e Ellis (Michiel Huisman). Apesar do talento e da química de ambos, o roteiro não desenvolve a história de maneira eficiente e fica difícil acreditar que ela nutre algum sentimento verdadeiro por ele, Lively está tão bem que parece mesmo madura demais para o personagem de Huisman, por mais lindo e charmoso que ele seja. O resultado é que soa sempre como paixão passageira. Não importa quão criativos e românticos sejam seus encontros, não há profundidade. Talvez seja este o caso, já que a história é em si tão fabulesca, o amor também deve ser instantâneo, mas não precisava.

 

Cotação-3-5

A Incrível História de Adaline (The Age of Adaline)

A Incrível História de Adaline - poster nacionalDireção: Lee Toland Krieger

Roteiro: J. Mills Goodloe e Salvador Paskowitz, baseado em história de J. Mills Goodloe e Salvador Paskowitz

Elenco: Blake Lively, MIchiel Huisman, Harrison Ford, Ellen Burstyn, Kathy Baker, Amanda Crew, Lynda Boyd, Hugh Ross, Richard Harmon, Fulvio Cecere, Anjali Jay, Hiro Kanagawa, Peter J. Gray, Izabel Pearce, Cate Richardson, Jane Craven, Noel Johansen, Aaron Craven, Primo Allon, Darren Dolynski, Chris William Martin, Mark Ghanimé, Shaker Paleja, Daniel Bacon, Barclay Hope, Robert Moloney, Dee Jay Jackson, Lane Edwards, Toby Levins, Anthony Ingruber, Keith McCafferty, Serge Houde, Alison Wandzura, Demord Dann, Grace Chin, Lindsey Elizabeth, Matthew Hoglie, Barrett James, Mark Lavell, Mike Li, John Lobato, Craig March, Myles McCarthy, Breanna Podlasly, Yaroslav Poverlo, Julia Torrance.

Gênero: Drama/Romance

Duração: 112 minutos

 

 

Anúncios

Deixe seu comentário!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s