Cake: Uma Razão Para Viver | Crítica

cakeMesmo que não haja muitos detalhes, desde o início o público sabe que Claire (Jennifer Aniston) foi vítima de um grave acidente, que lhe deixou muitas cicatrizes, uma dor insuportável e tirou parte de sua alegria. Em um grupo para pessoas com dor crônica que a moça frequenta, uma colega, Nina (Anna Kendrick), de quem ela não gosta particularmente, comete suicídio, um acontecimento que abala sua vida e as certezas que acredita ter sobre sua condição.

Cake: Uma Razão Para Viver é uma trama que cai em um gênero cinematográfico bem específico, que geralmente apresenta a evolução emocional de uma pessoa após um evento altamente traumático. É o caso, por exemplo, de Reencontrando a Felicidade, com Nicole Kidman.

O longa não faz muito de diferente e mostra como Claire questiona sua própria atitude passiva frente à vida conforme começa a contemplar o suicídio. Para isso, o roteiro usa um recurso dos mais batidos: A moça passa a ter conversas bizarras com a falecida Nina. Os diálogos, no entanto, utilizados de maneira nada sutil, acabam sendo mais engraçados que catárticos.

cake2Essa falta de sutileza também se estende à personagem da empregada Silvana (Adriana Barraza), de origem mexicana, que, apesar de maltratada pela patroa, segue ao seu lado por acreditar que ela tem um bom coração. Além do servilismo exagerado de sua condição, a narrativa lhe dedica pouquíssimo desenvolvimento, colocando-a sempre a cargo das “maluquices” de Claire.

Aliás, embora o filme insista em tratar Claire como uma pessoa difícil e ranzinza, a história em nenhum momento a mostra de forma desagradável para o público, o que ajuda bastante na identificação dos espectadores com a personagem, mas acaba tornando a trama inverossímil e prejudicando o efeito da transformação que está no centro da narrativa. A personagem parece até muito mais simpática com Silvana do que os comentários da mulher e da filha fazem crer.

Entretanto, se a trama genérica de Cake precisa de algum tipo de sustentação, ela tem a sorte de encontrar em Aniston uma atuação segura, que carrega literalmente sozinha (até Anna Kendrick, geralmente bem, tem uma interpretação sofrível) o filme e a atenção do público. Em cada pessoa que encontra brevemente, como o ex-marido Jason (Chris Messina) e Leonard (William H. Macy), provável responsável por seu acidente, a moça parece se conectar com uma parte do passado que procurava esquecer e, mesmo que não seja possível superá-la imediatamente, ao menos passa a aceitá-la melhor.

cake3Ainda que não seja uma performance maravilhosa, a atuação de Aniston é o coração do longa e a razão para ele existir.  Ela vive Claire como uma pessoa que ainda não entregou os pontos, mas que está à beira de uma das duas coisas: a desistência total ou a escolha de um rumo completamente novo para a vida. O título acaba entregando a opção que Claire decide tomar, o que nem é lá grande mistério porque, no fim das contas, o que importa mesmo é a jornada.

Cotação-3-5Cake: Uma Razão Para Viver - poster nacionalCake: Uma Razão Para Viver (Cake)

Direção: Daniel Barnz

Roteiro: Patrick Tobin

Elenco: Jennifer Aniston, Adrana Barraza, Anna Kendrick, Sam Worthington, Mamie Gummer, Felicity Huffman, William H. Macy, Chris Messina, Lucy Punch, Britt Robertson, Paula Cale, Ashley Crow, Manuel Garcia-Rulfo, Camille Guaty, Allen Maldonado, Camille Mana, Julio Oscar Mechoso, Evan O’Toole, Lizzie Peet, Pepe Serna, Misty Upham, Rose Abdoo, Alma Martinez, Andrew Elvis Miller, Louie Novoa, Laura Putney, Robert Zimiga, Erica Frene, Clayton Frey, David A. Garcia, Lubella Gauna, Stephanie Ray, Noah Segura.

Gênero: Drama

Duração: 102 minutos

Curta a fanpage do Cinelogin no Facebook!

Anúncios

Deixe seu comentário!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s