Batman v Superman: A Origem da Justiça | Análise do trailer

A primeira tentativa da DC de criar um universo comum nos cinemas teve o seu primeiro trailer divulgado oficialmente nessa sexta-feira após um mísero teaser (que só mostrava os uniformes) ter sido divulgado pelo diretor e o trailer oficial ter vazados de um cinema brasileiro.

Quem esperava algo diferente do que a trilogia Nolan mostrou durante todos esses anos se enganou. Batman V. Superman aparenta ser um filme mais sombrio, mais dark e mais depressivo. Não houve muita cena de ação, essas primeiras imagens serviram apenas pra apresentar o clima do que vem pela frente. Confira nossa análise completa.

Batman v superman trailer 1O trailer começa mostrando uma estátua construída à imagem do Superman, o que mostra que após os eventos de O Homem de Aço, a população passou a ver o herói como um salvador, como um Deus que estará ali sempre quando preciso. Essa ideia de um Superman-Deus pode ser percebida ainda em dois outros shots do trailer:

Batman v superman trailer 2 Batman v superman trailer 5O vídeo ainda deixa parecer que esse suporte transcende o apoio da população, em uma cena vemos alguns soldados fazendo reverência ao Superman, e o mais curioso na cena é que os soldados possuem o símbolo do herói em seus uniformes. E pelo que vemos não parece ser apenas uma espécie de milícia que está a disposição do herói, parece ser de fato apoio militar governamental.

Batman v superman trailer 4 Esse apoio entretanto não é unânime, e em um determinado momentos vemos a imagem da estátua pichada com “Falso Deus” e no fundo é possível ouvir “Go home!” (Volte pra casa!), o que mostra que nem todo mundo está feliz com um alienígena bancando de justiceiro pela Terra. Eu diria que talvez que a ala insatisfeita pode estar relacionada com grupos religiosos extremistas, principalmente por fazer um contraponto à imagem de Messias mostrada no resto do trailer.

Batman v superman trailer 6E aí aparece o Batman. Visualmente não há uma grande diferença desse uniforme em relação ao visto no Batman do Nolan e nos jogos de videogame recentes do herói, embora a ideia seja mostrar um Homem-Morcego mais velho. O uniforme apresenta apenas alguns detalhes modificados, o que era esperado. O que podemos perceber é que ele parece bem mais equipado, afinal ninguém ganha uma luta com Clark Kent apenas no murro.
Batman v superman trailer 7Batman v superman trailer 8

Logo após vemos um Batman vigilante, no topo de uma torre, com um rifle olhando a cidade.
Logo após vemos um Batman vigilante, no topo de uma torre, com um rifle olhando a cidade.

Por fim o embate enfatizado no título do filme parece ser mostrado, ou pelo menos o começo dele. A frase de impacto “Você sangra? Hoje sangrará” é dita por Batman em voz metálica, embora na cena sua boca não esteja coberta, o que pode levar a conclusões de que ela tenha sido proferida em momento diferente do que no vídeo editado.

Batman v superman trailer 12Batman v superman trailer 10O logo, pra quem não reparou, deu uma modificada em relação àquele apresentado quando o filme foi anunciado, o que é algo extremamente normal, ainda mais nessas superproduções que são anunciadas dois ou três anos antes do processo de pós-produção. O símbolo do Batman está um pouco maior, e o “S” de Superman é melhor iluminado de cima pra baixo e está menos metálico.

Batman v superman trailer 11Apesar do filme já ter confirmado a presença da Mulher-Maravilha (Gal Gadot), Aquaman (Jason Mamoa), Flash (Ezra Miller) e Cyborg (Ray Fisher), não há nenhum indício deles no trailer. Nem mesmo Amy Adams (Lois Lane) dá as caras, isso deve ficar para os próximos teasers e spots de TV. Veja o trailer completo abaixo em HD legendado.

2 comentários

  1. Nos quadrinhos, Batman e Superman se enfrentam em “Cavaleiro das Trevas” de Frank Miller. Essa história acontece no futuro, onde Bruce Wayne é um sessentão e o Batman já não existia. Mas a necessidade de limpar Gotham unida ao saudosismo do bilhionário fizeram com que o Cavaleiro das trevas ressurgisse. Ele trava uma luta desigual e cede a mais violência do que em sua juventude para compensar. É nesse cenário que surge o Superman que a esse ponto parece ser uma marionete do governo americano, pois foi contactado pelo próprio presidente para por fim a ameaça Batman. Ou seja, a história que marca o fim do Batman (que forja a própria morte) se torna no cinema a história que dará início a Liga, que no quadrinho havia sido destituída há anos. Mudaram tudo!!

    Curtir

Deixe seu comentário!