Velozes e Furiosos 7 | Crítica

velozes_e_furiosos7.3Uma pessoa que assista a Velozes e Furiosos 7 logo após o primeiro filme da série possivelmente vai imaginar que, apesar da presença de alguns dos mesmos atores, na realidade se tratam de franquias completamente diferentes. Após passar por sete filmes, diversas reformulações, alguns tropeços pelo caminho (principalmente nos longas sem o glorioso Vin Diesel) e muitos rachas barulhentos, a história de Dom Toretto e Brian O’Conner (Paul Walker) está praticamente irreconhecível.

Longe do drama inicial sobre corredores de carros clandestinos, as produções mais recentes se tornaram filmes de ação anabolizados, cheios de lutas violentas e planos mirabolantes. Os carros turbinados foram se tornando cada vez mais coadjuvantes para histórias que misturam acrobacias e demonstrações de força dignas de super-heróis com planejamentos espetaculares e implausíveis típicos de filmes de espiões modernos.

Essa combinação, que não havia funcionado muito bem no longa anterior, dá certo agora por alguns destes motivos: a direção segura de James Wan, as divertidas (e ao mesmo tempo ridículas, no bom sentido) peripécias físicas dos personagens, o fato de que a maioria das piadas realmente funciona e, principalmente, a emoção da homenagem a Walker, falecido em 2013. Nesta última questão, o filme demonstra uma delicadeza inesperada, capaz de mandar muitos às lágrimas para fora da sala de cinema.

velozes_e_furiosos7.2A história não é muito diferente do convencional. Perseguido por Deckard Shaw (Jason Statham), irmão do chefe do crime Owen Shaw (Luke Evans), tornado inválido pelas ações da equipe de Toretto no filme anterior, o time dos sonhos se une mais uma vez para enfrentar de frente mais esta grande ameaça.

Claramente, Walker não havia gravado todas as cenas antes de sua morte. Em alguns momentos, o filme faz de tudo para esconder o rosto do ator, o que sugere que na verdade se trata de um dublê. Há uma sequência regada à bela claridade do por-do-sol em que o personagem parece encarnado por um boneco de PlayStation.

O’Conner acaba se mostrando muito menos protagonista do que provavelmente seria na versão inicial do filme. Suas dificuldades para se adaptar à vida doméstica, chegando ao cúmulo de ter de dirigir uma minivan, são um pouco batidas, mas acabam lançando o tapete vermelho para o grand finale, este sim lindamente construído.

velozes_e_furiosos7Na vida, não precisamos enfrentar criminosos internacionais ou pular de um avião em um carro turbinado ou ainda lutar contra capangas versados em artes marciais para que corramos o risco de que algo horrível nos aconteça. Para o bem ou para o mal, a vida não é um filme de ação.

Ainda assim, quando vemos na telona uma despedida como a que Paul Walker recebe em Velozes e Furiosos 7, é difícil segurar a emoção. Como bem disse Alex DeLarge, em um contexto totalmente diferente, “as cores do mundo real só parecem realmente reais quando você as videia na tela.” Não pude deixar de pensar que deve ter sido mesmo para isso que o cinema foi feito.

Cotação-4-5Velozes e Furiosos 7 - poster nacionalVelozes e Furiosos 7 (Furious 7)

Direção: James Wan

Roteiro: Chris Morgan, baseado nos personagens criados por Gary Scott Thompson

Elenco: Vin Diesel, Paul Walker, Jason Statham, Michelle Rodriguez, Jordana Brewster, Tyrese Gibson, Ludacris, Dwayne Johnson, Lucas Black, Kurt Russell, Nathalie Emmanuel, Elsa Pataky, Gal Gadot, John Brotherton, Luke Evans, Tony Jaa, Djimon Hounsou, Noel Gugliemi, Ali Fazal, Sung Kang, Ronda Rousey, Iggy Azalea, Miller Kimsey, Charlie Kimsey, Eden Estrella, Gentry White, Jon Lee Brody, Levy Tran, Anna Colwell, Viktor Hernandez, Steve Coulter, Robert Pralgo, Antwan Mills, J.J. Phillips, Jorge Ferragut, Sara Sohn, Benjamin Blankenship, D.J. Hapa, Faheem Najm, Brian Mahoney, Brittney Alger, Romeo Santos, Jocelin Donahue, Stephanie Langston, Jorge Luis Pallo, Daniel McGraw, Jose Abril, Andrew Ayala, Carlos Ayala, John T. Belmont III, Alan Boell, Bradley Bowen, Claire Callaway, Sasha Casares, Bryan Casserly, John Cenatiempo, Sandhya Chandel, Paul Chappell, Viviana Chavez, Catherine Chen.

Gênero: Ação/Policial

Duração: 137 minutos

Curta a fanpage do Cinelogin no Facebook!

Anúncios

Deixe seu comentário!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s