Vício Inerente | Crítica

maxresdefaultVício Inerente nos traz a história de Doc (Joaquin Phoenix), um investigador que é procurado por sua ex namorada, Shasta Fay Hepworth (Katherine Waterston) para ajudar seu novo namorado, o empresário Michael (Eric Roberts), a escapar do plano de sua mulher, que planeja matá-lo. Logo em seguida, o magnata e Shasta somem. Ao mesmo tempo, uma ex-viciada em heroína  (Jena Malone) o contata, dizendo que seu marido saxofonista (Owen Wilson), que era dado como morto, na verdade está vivo e pede ajuda para voltar pra casa. Junte tudo isso a um barco chamado Canino de Ouro, que é um leva e trás de heroína para Los Angeles e a uma trama neonazista de fundo. Doc chapado é o único que pode resolver essa história.

Não é fácil, nem para Doc nem para nós. Os primeiros 50 minutos são bem confusos, mas, com a ajuda da narração de Sortilégio (Joanna Newsom) as coisas vão se encaixando, pelo menos para nós. O vício inerente de Doc não o ajuda muito.

inherent-vice-owen-wilson-joaquin-phoenixA trama varia muito após o massacre Mason. Os hippies são mal vistos e perseguidos e o ar de Los Angeles parece sentir isso o tempo todo. Bigfoot (Josh Brolin) ajuda com seu comportamento anti-hippie e seu visual todo certinho e violento. Ele ama e odeia Doc, o persegue mas também o ajuda quando sabe que ele tem razão. A dupla possui grandes cenas de comédia junta.

O filme relembra o fim definitivo dos filmes noir da época e adentra o terreno dos diretores autorais. Aqui, é a contracultura se ajeitando neste terrível acontecimento.

inherent_a

A atuação de Phoenix é perfeita. O oposto de O Mestre, calmo, gentil, relax. Uma figura seu Doc. A a atriz que faz Shasta também está incrível, excelente estreia para a ela. O mesmo vale para o restante dos atores. É um filme de elenco, sem dúvida. Se um não funciona, acaba estragando o resultado final. Ainda bem que isso não acontece aqui, muito pelo contrário.

O diretor Paul Thomas Anderson, para variar, acerta mais uma vez. Continua caminhando para se tornar um mestre. Para mim, já é. Enfim, um filme para ser revisto logo e diversas outras vezes.

Cotação-5-5Vício Inerente (Inherent Vice)

Vício Inerente - poster nacionalDireção: Paul Thomas Anderson

Roteiro: Paul Thomas Anderson, baseado no livro de Thomas Pynchon

Elenco: Joaquin Phoenix, Katherine Waterston, Josh Brolin, Eric Roberts, Joanna Newsom, Jordan Christian Hearn, Taylor Bonin, Jeannie Berlin, Serena Scott Thomas, Maya Rudolph, Martin Dew, Michael Kenneth Williams, Hong Chau, Shannon Collis, Christopher Allen Nelson, Benicio Del Toro, Catherine Haena Kim, Jena Malone, Owen Wilson, Vivienne Khaledi, Yvette Yates, Andrew Simpson, Joe Dioletto, Reese Witherspoon, Sam Jaeger, Timothy Simons, Jack Kelly, Jillian Bell, Christian Williams, The Growlers, Belladonna, Alina Gatti, Elaine Tan, Martin Short, Sasha Pieterse, Wilson Bethel, Anders Holm, Emmet Unverzagt, Jefferson Mays, Erica Sullivan, Eva Fisher, Jackie Michele Johnson, Katie Schwartz, Charley Morgan, Keith Jardine, Delaina Mitchell, Michael Cotter, Peter McRobbie, Shannon C. Sullivan, Martin Donovan, Samantha Lemole, Madison Leisle, Liam Van Joosten, Matt Doyle, David Prak, Amy Ferguson, Emma Dumont, Scott Aschenbrenner, Jacqueline Ash, Ashleigh Biller.

Gênero: Comédia/Drama/Policial

Duração: 148 minutos

Anúncios

Um comentário

Deixe seu comentário!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s