A Série Divergente: Insurgente|Crítica

insurgenteHá ao menos dois elementos comuns entre todas as fantasias distópico-românticas para adolescentes que têm pipocado na literatura e no cinema nos últimos anos: todas elas criam seus mundo como se fossem críticas geniais sobre aspectos da sociedade contemporânea e, ao menos até agora, todas elas passaram bem longe de conseguir fazer isso de forma efetiva.

Porém, no caso da série Divergente, é muito mais interessante quando a história ao menos tenta (mesmo que de forma desajeitada) aplicar um fundo de caos social às ações dos personagens, como acontece no primeiro filme, do que quando procura se transformar em uma aventura de ação genérica que lembra mais um jogo de videogame do que um filme. Infelizmente, este é o caso de Insurgente.

Desta vez, Tris Prior (Shailene Woodley) está em fuga ao lado de seu grande amor, Tobias (Theo James). Eles são perseguidos pelo governo, agora liderado pela cruel tirana Jeanine (Kate Winslet). A chefe dos Eruditos (tanto conhecimento não faz felicidade, no fim das contas) lançou um alerta máximo contra todos os Divergentes, considerados uma ameaça para o sistema de facções.

Tris, com ódio no coração e sangue nos olhos, só pensa em matar Jeanine para acabar com seu governo opressor. Isso apesar de, pouco tempo atrás, ter tido a chance de fazê-lo e ainda assim escolhido poupar a moça.
insurgente3Com a exceção de Tobias, os outros acompanhantes de Tris são, no mínimo, grandes decepções. Peter (Miles Teller), um dos vilões no filme passado, por algum motivo acabou se unindo ao grupo. Caleb (Ansel Elgort) não passa de um covarde indeciso que acaba superando Jeanine como personagem mais odiado da trama.

O que há de bom para se dizer sobre Insurgente é que o filme passa milagrosamente rápido. Na verdade, apesar de suas duas horas de duração, pouca coisa acontece. No final, Tris precisa enfrentar mais um grande desafio, que lhe mostra que seu maior inimigo é ela mesma, um conceito certamente bem pouco original. Ela não precisa apenas salvar toda a sociedade como a si mesma, libertando-se da culpa que sente pela morte da família e do amigo Will (Ben Lloyd-Hughes).

O filme não apenas não tem muito de muito original para dizer como diz aquilo que tem de forma burocrática e tediosa. As sequências de ação, embora sejam muitas, não se destacam, principalmente devido ao uso incessante de um CGI malfeito e também à falta de ritmo, item necessário para que as sequências se tornassem efetivamente instigantes.

Até mesmo no campo emocional, o filme é incapaz de criar relacionamentos humanos minimamente verdadeiros, com a melhor amiga de Tris, Christina (Zoë Kravitz), sendo descartada sem cerimônia pelo roteiro e um amor de contos de fadas entre os personagens principais sempre bem difícil de engolir.

insurgente2Todos os elementos se combinam para criar um final que parece ter saído diretamente das páginas de um livro de autoajuda, mas ao qual, curiosamente, parece faltar um coração. Não, nós não devíamos segregar pessoas de acordo com suas preferências ou habilidades. Sim, seria tão melhor se todos fôssemos uma comunidade mundial unida e feliz, onde todos são tratados como iguais. Por azar, esse sonho acabou há muito, muito tempo.

Cotação-2-5A Série Divergente: Insurgente - poster nacionalA Série Divergente: Insurgente (Insurgent)

Direção: Robert Schwentke

Roteiro: Brian Duffield, Akiva Goldsman e Mark Bomback, baseado na série de livros de Veronica Roth

Elenco: Shailene Woodley, Theo James, Kate Winslet, Jai Courtney, Mekhi Phifer, Ansel Elgort, Miles Teller, Cynthia Barrett, Justice Leak, Lyndsi LaRose, Charlie Bodin, Octavia Spencer, Zoë Kravitz, Ben Lloyd-Hughes, Tony Goldwyn, Ashley Judd, Ray Stevenson, Leonardo Santaiti, Ian Casselberry, Jonny Weston, Naomi Watts, Keiynan Lonsdale, Suki Waterhouse, Emjay Anthony, Rosa Salazar, Maggie Q, Kendrick Cross, Daniel Dae Kim, David Landry, Lawrence Kao, Hunter Burke, Kate Rachesky, Callie Brook McClincy, Pete Burris, Justine Wachsberger, Nelson Bonilla, Arian Ash, Jane Park Smith, Janet McTeer, Andrea Alcorn, Isabella Antinori, Denzell Armon, Preston Baker, Hayden Gael Barnes, Chace Beck, Patrick Constantine Bertagnolli Jr., Austin Bollinger, Igor Bondaruk, Bradley Bowen, Deaven Brooks, DuRa Brown, Summer Cain, Phil Cappadora, Jeremy Carr, Trey Carter, Jack Champion, Melissa Chandler, Paul Cottman, Joseph Cox, Morgan Cryer.

Gênero: Ação/Aventura/Ficção

Duração: 119 minutos

Curta a fanpage do Cinelogin no Facebook!

Anúncios

Um comentário

Deixe seu comentário!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s