Golpe Duplo | Crítica

golpe_duploTudo parece bem, as coisas estão no lugar onde deveriam estar, a narrativa é sólida e faz sentido. Então, sem aviso, as luzes se apagam. Quando finalmente retornam, toda a lógica parece ter desaparecido e o espectador perde o chão onde pisa. Personagens trocam de posição, motivações se tornam voláteis como água em ebulição e os vitoriosos já não são mais os mesmos.

Por uma série de razões compreensíveis, assistir a filmes de vigaristas se tornou, com o passar das décadas, um exercício similar ao de observar atentamente um truque de mágica. Enquanto os protagonistas se preparam para aplicar um golpe cuidadosamente planejado sobre suas vítimas, há também uma peça sendo pregada no público, que supostamente deverá sempre cair como um patinho.

O grande problema dessa ideia é que o mesmo já foi feito centenas de vezes no passado, o que torna cada vez mais difícil o desafio de ser original e enganar os espectadores com uma genial reviravolta. A equipe por trás de Golpe Duplo, no entanto, não parece se importar muito com isso e coloca em tela uma das reviravoltas mais infames dos últimos tempos (que você terá que descobrir por si mesmo, já que não pretendo soltar spoilers).

golpe_duplo2Por sorte, o filme conta com dois bons atores principais que, ainda por cima, demonstram ter uma boa química juntos. É o que torna mais palatável a previsível história de amor entre a golpista iniciante Jess (Margot Robbie) e o empresário da vigarice Nicky (Will Smith), assim como todo o jogo que se instala entre os dois e sua vítima: o proprietário de equipe de corrida Rafael (Rodrigo Santoro).

Um dos acertos do filme é não se levar a sério demais. O que seria até difícil, considerando o tom de galhofa que o roteiro adota em muitos momentos. É surpreendente, portanto, descobrir que algumas das principais habilidades dos personagens, que parecem impossíveis, foram ensaiadas com Apollo Robbins, um batedor de carteiras performático que, na vida real, transforma pequenos crimes em potencial em fabulosos truques de ilusionismo.

Embora não seja o menor dos papéis de Rodrigo Santoro em produções gringas (vide As Panteras Detonando), seu empresário italiano também não chega a significar um ponto alto na carreira. Nos trailers, ele aparece como o principal antagonista, o que se confirma no filme. Mas acaba decepcionando por suas poucas aparições e baixa representatividade, como um “vilão” bastante apático e apagado.

golpe_duplo3No final das contas, Golpe Duplo é uma diversão passável, que entretém enquanto está sendo exibida e é rapidamente esquecida já durante os créditos finais. Como o longa não se propõe a muito mais do que isso, o saldo acaba sendo ligeiramente positivo, o que não quer dizer que a sessão seja lá muito recomendável.

Cotação-3-5Golpe Dupĺo - poster nacionalGolpe Duplo (Focus)

Direção: Glenn Ficarra e John Requa

Roteiro: Glenn Ficarra e John Requa

Elenco: Will Smith, Margot Robbie, Rodrigo Santoro, Adrian Martinez, Gerald McRaney, BD Wong, Brennan Brown, Robert Taylor, Dotan Bonen, Griff Furst, Stephanie Honoré, David Stanford, Dominic Fumusa, Steve Kim, Don Yesso, Juan Minujín, Jano Seitun, Melania Lenoir, Pietro Gian, Justina Bustos, Paula Brasca, Antonella Macchi, Aaron Jay Rome, Armando Leduc, Jon Eyez, Clay Chamberlain, Danny Ladmirault, Chip Carriere, Daniella Short, Frank Monteleone, Alan Sabbagh, Hervé Segata, Jorge Takashima, Pierre Marquille, Nas Mehdi, Federico Bongiorno, Kate Adair, Billy Slaughter, Lindsay Clift, Thomas Francis Murphy, Nicoye Banks, Ruy Gatti, Cacilie Hughes, Alvin Chon, Brett Baker, Taylor Persh, Mariano Bertolini, Scott Michael Jefferson, Billy Louviere, Thomas Thomason, Antonella Saldicco, Joaquín Berthold, Marina Artigas, Dario Dukah, Martin Covert, Apollo Robbins, Michael Dardant, Victor Moran, Eric McMullen, Han Soto.

Gênero: Comédia/Drama/Romance/Suspense

Duração: 105 minutos

Curta a fanpage do Cinelogin no Facebook!

Anúncios

Deixe seu comentário!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s