O Duplo | Crítica

tumblr_n653rd9moN1t12pdio9_500Simon James (Jesse Eisenberg) é um jovem magro, solitário, que passa despercebido entre tantos outros na cidade e na fábrica em que trabalha. Inclusive, nem mesmo o porteiro o reconhece, tendo que todo dia fazer um novo cadastro para entrar. É apaixonado por Hannah (Mia Wasikowska), a jovem que mora na frente de seu prédio e se tornou seu elemento de voyeurismo. Os dois trabalham na mesma fábrica e ela não parece dar muita atenção a isso; Tudo muda quando surge no mundo de Simon e do restante dos trabalhadores James Simon (Jesse Eisenberg), um jovem galante, extrovertido e 171, além de ser a cara de Simon, mas ninguém nota isso.

Simon surta. Por mais que saiba que ninguém o nota, não se conforma que não há nenhuma pessoa que não tenha percebido que eles são iguais. Na verdade, há. A filha de seu patrão (Yasmin Paige) e Hannah. Duas mulheres que possuem sentimentos amorosos por eles. Talvez isso as faça pôr uma lente para enxergar o óbvio. O que muda é que Hannah sabe diferenciá-los, a filha não.

tumblr_n653rd9moN1t12pdio1_500O Duplo foi inspirado na obra de Dostoyevsky, mas sua adaptação parece uma obra de Kafka. Seu design de produção lembra os anos 70, o figurino é atemporal e ainda há vários detalhes com pura originalidade, reaproveitamento de materiais antigos de outras décadas principalmente.

Jesse Eisenberg consegue interpretar com êxito dois personagens, pois é isso. Simon e James são dois personagens e não duas extrações de um. Isso é um ganho e tanto para um ator. Merece louvas de todos. Mia Wasikowska está muito bem com sua melancólica Hannah. O grande legal deste filme são as diversas participações; todo o elenco de Submarino, mais o elenco de The IT Crowd e outros atores ingleses.

Richard Ayoade se diferenciou e não de seu estilo. Ele parece ainda procurar um. É o começo. Não houve ainda uma definição, mas coisas boas estão aparecendo nestas tentativas e certamente surpresas boas virão.

tumblr_n653rd9moN1t12pdio6_1280Cotação-4-5O Duplo - poster nacionalO Duplo (The Double)

Direção: Richard Ayoade

Roteiro: Richard Ayoade e Avi Korine, baseado em história de Avi Korine, inspirada livremente no romance de Fyodor Dostoevsky

Elenco: Jesse Eisenberg, Mia Wasikowska, Wallace Shawn, Yasmin Paige, Noah Taylor, James Fox, Cathy Moriarty, Phyllis Somerville, Gabrielle Downey, Jon Korkes, Craig Roberts, Kobna Holdbrook-Smith, Susan Blommaert, Bruce Byron, J. Mascis, Tony Rohr, Karima Riachy, Tim Key, Andrew Gruen, Kim Noble, Morrison Thomas, Sally Hawkins, Lloyd Woolf, Lydia Ayoade, Stuart Silver, Christopher Morris, Chris O’Dowd, Donal Cox, Kierston Wareing, Paddy Considine, Dirk Van Der Gert, Liam Bewley, Gemma Chan, Nathalie Cox, Bhanu Alley, Daniel Chapple, Martin Crossingham, Danny, Catherine Delaloye, Lukas DiSparrow, Joanna Finata, Jeanie Gold, Zoe Grisedale, Luke Hope, Steve Saunders, Rade Serbedzija, Georgie-May Tearle, Chuen Tsou, Natalia Warner.

Gênero: Comédia/Drama/Suspense

Duração: 93 minutos

Anúncios

Deixe seu comentário!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s