The Casual Vacancy – Episode 1| Review

the-casual-vacancy-Estreou na última semana no canal BBC One a minissérie “The Casual Vacancy”, adaptação homônima do romance da autora J.K. Rowling, da série “Harry Potter”. A minissérie tomará três episódios pra narrar a história dos habitantes da cidade de Pagford, uma ordinária cidade do interior. O ritmo apresentado nesse primeiro episódio foi lento tal qual no livro. O excesso de personagens (necessário no contexto da história) contribui para que não haja um foco em um só personagem e para que eventualmente ocorra uma confusão entre os personagens.

A primeira diferença notada foi a participação maior de Barry Fairbrother antes de sua morte súbita. No livro isso ocorre logo nas primeiras páginas, e boa parte antes do desenrolar do livro é dedicada à apresentação da visão que cada personagem tinha do defunto. Aqui, tivemos a oportunidade de conhecer melhor o personagem, a sua importância para aquela cidade e para aqueles habitantes, o que fez com que a sua morte repentina fosse sentida não só por aquelas pessoas, mas também por nós.

A morte de Barry começou a movimentar um pouco as coisas no que parecia ser uma pacata cidade. Por fazer parte do Conselho da Cidade, sua morte acaba que por criar uma Vaga Ocasional (duh) que interessa a diversos grupos da cidade uma vez que um importante projeto envolvendo uma clínica de reabilitação e uma casa de tratamento estético está prestes a ser votado. De maneira sutil a série mostrou que cada personagem tem algo de podre a ser revelado, vejam como não demorou um dia sequer após a morte de Barry para que as articulações políticas se iniciassem de ambos os lados.

O “fantasma” de Barry serviu pra reafirmar essa posição. Acredito que por motivo de cliffchanger a identidade da pessoa que criou o post não foi revelada. Espero que não percam muito tempo com isso pois realmente não faz sentido avançar com um plot desses apenas pra criar um mistério.

the-casual-vacancy-maryA caracterização dos personagens foi o destaque do episódio. Julia McKenzie e Michal Gambon lideram um elenco que mesmo com pouco tempo de tela soube mostrar o pedaço de seu personagem. Ainda como destaque, mas mais pela personagem do que pela atuação, está Krystal Weedon, vivida pela novata Abigail Lawrie, que certamente destoa daquela até então tranquila cidade.

Funcionando praticamente como um grande capítulo de introdução, esse primeiro episódio de The Casual Vacancy apenas demonstra que as mudanças feitas (e não foram poucas) fazem sentido pelo o que até então foi mostrado. Se essas mudanças serão capazes de se sustentar nos próximos dois episódios ainda é cedo demais pra falar, mas por enquanto vale a pena acompanhar uma pequena cidade ser atordoada por um fantasma na internet.

Mais sobre The Casual Vacancy

Anúncios

2 comentários

Deixe seu comentário!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s