Grandes Olhos | Crítica

grandes_olhosDiferente da expressividade dos grandes olhos pintados por Margaret Keane (Amy Adams), Grande Olhos é um dos filmes menos expressivos ou inspirados dos últimos tempos. Quando você pensa nisso, fica cada vez mais difícil comparar o cineasta dos anos 90, responsável por pérolas como Edward Mãos de Tesoura e Ed Wood, a este recente robô sem emoção que dirigiu filmes burocráticos como Alice no País das Maravilhas e Sombras da Noite.

Tim Burton é um grande fã do trabalho de Keane e possui em casa alguns dos quadros da pintora, que trabalha até hoje de sua casa no Havaí. A história da artista é realmente única. Pintora de quadros com garotas de olhos anormalmente grandes, ela teve durante toda a década de 50 o crédito por suas obras indevidamente apropriado pelo marido, Walter Keane (Christoph Waltz).

Walter, como é mostrado no filme, não é um artista, mas tem habilidades de um homem de negócios muito bem sucedido. De fato, ele é culpado não apenas pela monstruosidade de assinar um quadro de outra pessoa como se fosse seu, mas também pela forma que vende as obras, quase como em uma linha de produtos comerciais, chegando em certo ponto a lucrar mais com a venda de pôsteres do que de telas propriamente ditas. O personagem priva a arte de suas características únicas e inimitáveis.

grandes_olhos2Embora houvesse material para a criação de um drama intenso, Burton, é claro, preferiu transformar esta história em uma narrativa farsesca totalmente construída em cima de exageros. Waltz talvez seja o maior exemplo disso, já que o ator vive Walter com tal exuberância que acaba ultrapassando a barreira da mediocridade típica do personagem para se tornar ele mesmo literalmente ridículo em tela, deslocado de todo o restante da narrativa.

Adams é o único raio de luz em meio à escuridão que é Grandes Olhos, mas até mesmo a atriz acaba sendo sabotada pelo roteiro de uma nota só. Embora haja a promessa de uma personagem de profundos conflitos internos no início do filme, essa é uma ameaça que jamais se concretiza, com o roteiro se contentando em passar de cena a cena sem sequer tentar arranhar a superfície do comportamento dos protagonistas.

O que resta ao final é a impressão de uma ótima narrativa destruída por um roteiro e uma direção preguiçosos. Assim como a certeza de uma carreira cada vez menos inspirada ou interessante de um cineasta antes promissor, hoje mais e mais apegado a um código visual falido e menos à boa e velha arte de contar histórias. Assim como Walter Keane, Tim Burton tem vendido arte como um produto enlatado e facilmente reproduzível.

grandes_olhos3Cotação-2-5Grandes Olhos - poster nacionalGrandes Olhos (Big Eyes)

Direção: Tim Burton

Roteiro: Scott Alexander e Larry Karaszewski

Elenco: Amy Adams, Christoph Waltz, Krysten Ritter, Jason Schwartzman, Danny Huston, Terence Stamp, Jon Polito, Elisabetta Fantone, James Saito, Guido Furlani, Delaney Raye, Madeleine Arthur, Emily Bruhn, Alan MacFarlane, Tony Alcantar, Jaden Alexander, Andrew Airlie, Matthew Kevin Anderson, Stephanie Bennett, Jock Armour, Andrea Bucko, Joe Bravo, David Edward, Heather Doerksen, Kurt Cotton, Aaron Craven, Dyendis Davis-Jones, Ariel Hart, Tony Grat, Emily Fonda, Robert Gagne, Ryan Else, Lear Howard, Barclay Hope, Dylan Kingwell, Peter Kelamis, Julie Johnson, Bomber Hurley-Smith, Michael A. Lilly, Rick Mischke, David Milchard, Travis michael Myers, Jill Morrison, Christina Myers, Adam Reeser, Eliza Norbury, Christine Reade, Thomas Potter, Ian Paterson, Leela Savasta, Vanessa Ross, David L. Schormann, Steven Wiig, Ran Wei, Fiona Vroom, Connie Jo Sechrist, Farryn VanHumbeck, Laryssa Troniak, Traci Toguchi, Dwight Taylor, Scotty Wood, Kari-Ann Wood, Desiree Zurowski, Alex Anstey, Raj K. Bose, Amy Esterle, Casey T. Evans, Matthew Hoglie, Norman Krüsmann, Bulat Nasibullin, Sandy Ritz, Mia Adams, Ryan Beil, Pomaika’i Brown, Sean Campbell, Deni DeLory, Rebecca Georgelin, George W. Leonard, Oliver Drawson, Peter Dwerryhouse.

Gênero: Comédia/Drama

Duração: 106 minutos

Curta a fanpage do Cinelogin no Facebook!

Anúncios

Deixe seu comentário!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s