A Teoria de Tudo | Crítica

the-theory-of-everything-eddie-redmayne-felicity-jones2

Dois magrelos ingleses correm em disparada em suas magrelas até chegar a uma festa cheia de jovens como eles. Logo o mais atirado começa a analisar as opções de garotas que se encontram livres e é aí que os olhos de Stephen Hawking (Eddie Redmayne) e Jane Wilde (Felicity Jones) se encontram pela primeira vez. O resultado, é que os dois passam a noite inteira conversando até o horário dela ir embora, mas antes ela deixa seu telefone. Ele não liga, mas a encontra sem querer em um bar com um outro garoto. Perdeu sua chance? No domingo seguinte, a espera na porta da inglesa para levá-la para almoçar em sua casa….

Contei tudo isso para dar a dimensão de que A Teoria de Tudo não conta a história e feitos do cientista Stephen Hawking, mas cai de amor com sua primeira mulher, que mesmo tendo o prognóstico de apenas 2 anos de vida – após a descoberta da ACL – se recusou a abandoná-lo, tiveram 3 filhos e viveram juntos por 25 anos, quando ele foi viver com sua enfermeira Elaine (Maxine Peake). Os dois permanecem amigos até hoje.

Theory_of_Everything_WEdding_Kiss_Still

Claro que temos que fazer ressalvas ao roteiro, adaptado do livro escrito por Jane. Ela, por exemplo, é vista como uma mulher forte, sem medo e apaixonada. Elaine, a enfermeira e segunda mulher de Stephen já possui um toque de “vilania”. Tudo é muito perfeito na família, nada é aprofundado. Sexo, dinheiro, trabalho…isso não é tocado ou mostrado.

É o famoso filme feito para ganhar prêmios, redondinho, limpinho e comovente. Mas nessa última parte falha. Por mais que Eddie esteja soberbo e sua construção esteja formidável, não consegui sentir pena ou compaixão pela sua doença e nem mesmo por Jane ter que suportar tudo aquilo. Jones está formidável tanto quanto ele. Os dois tem um a química fortíssima, se complementam assim como Stephen e Jane.

eddie-redmayne-1024

A direção de arte está belíssima também, mas o fato de não haver datas nas passagens de tempo do filme incomodou, me deixava um pouco perdida. Para saber em que ano os dois se separaram tive que entrar na internet depois, o mesmo quando ele foi aos EUA ganhar um prêmio e etc..

A trilha de Jóhann Jóhannsson é bem delicada, como as atuações, ela conduz os atores, o que é sempre bom. O editor Jinx Godfrey faz um trabalho brilhante com as associações de tempo com objetos e no final com o reverso de tudo. A direção de James Marsh também é boa mas segue a cartilha “de como ganhar o Oscar”. Uma pena.

The-Theory-of-Everything-New-Picture

Cotação-3-5

A Teoria de Tudo (The Theory of Everything)

A Teoria de Tudo - poster nacionalDireção: James Marsh

Roteiro: Anthony McCarten, baseado no livro de Jane Hawking

Elenco: Eddie Redmayne, Felicity Jones, Tom Prior, Sophie Perry, Finlay Wright-Stephens, Harry Lloyd, Alice Orr-Ewing, David Thewlis, Thomas Morrison, Michael Marcus, Gruffudd Glyn, Paul Longley, Emily Watson, Guy Oliver-Watts, Simon McBurney, Lucy Chappell, Charlotte Hope, Abigail Cruttenden, Nicholas Gerard-Martin, Brett Brown, Anthony Skrimshire, Christian McKay, Adam Godley, Nicola Sloane, Lottie Hamilton, Enzo Cilenti, Rufus Taylor, Delilah Sexton, Eileen Davies, Simon Chandler, Georg Nikoloff, Oliver Payne, Raffiella Chapman, Charlie Cox, Sam Houston, Victoria Emslie, Frank Lebouef, Maxine Peake, Will Barton, Lucy Challenger, Nicola Victoria Buck, Stuart Benson, Andrew Bridgmont, Jamie Edwards, Jumaane Brown, Adil Akram, James Amey, Antonia Anderson, Richard Banks, Kishore Bhatt, Sal Bolton, Brett Brown, Jill Buchanan, Pamela Betsy Cooper, Chris Cowlin, Andrew Craig, Philip Craik, Gioacchino Jim Cuffaro, Richard Cunningham, Leigh Dent.

Gênero: Drama/Romance

Duração: 123 minutos

Anúncios

3 comentários

Deixe seu comentário!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s