Antes de Dormir | Crítica

IMG_0124.CR2Para Christine (Nicole Kidman), todo dia  é um novo dia. A moça sofreu um ataque onze anos antes que causou sérios danos à sua memória de longo prazo. Por isso, só guarda as lembranças de um dia. Ao dormir, reseta a memória e começa tudo de novo. Christine é casada com o aparentemente pacífico Ben (Colin Firth), que faz de tudo para protegê-la. Até que entra em cena o Dr. Nasch (Mark Strong), que acredita ser possível curá-la. Essa é a sinopse do novo filme do diretor Rowan Joffe.

Passamos a acompanhar a partir de duas semanas antes, desde o primeiro encontro com o Dr. Nach, até a descoberta de Ben sobre o diário que Christine vem mantendo, contando sobre sua vida e as descobertas que tem feito. Não vou adentrar mais a história pois seria spoiler puro, mas posso garantir que o filme possui algumas reviravoltas interessantes e quebras que conseguem nos deixar com dúvidas sobre o que poderia ter acontecido a Christine e sobre o caráter de certos personagens.

beforeigotosleep01Os atores estão muito bem. Nicole consegue expressar dor e emoção no meio das tantas plásticas que anda fazendo, além de não haver sinais aparentes de Botox. Convence e comove com sua Christine desesperada por respostas. Firth rouba a cena, sendo um doce e frio ao mesmo tempo, sem nunca levantar a voz. Mark Strong só se destaca quando assume sua crueldade, mas mantém uma certa seriedade e segurança na maior parte do tempo.

Para mim, o grande problema é a direção lenta. O filme poderia ter mais ritmo e mais cenas explicando o cotidiano do caso e até mesmo o antes do “acidente” de Christine. A fotografia evoca um clima londrino, o que é bom, pois dá uma sensação de frieza à busca e solidão da personagem principal.

BIGTS_05463O filme passa longe de ser ruim. Aliás, não entendo a rejeição dele lá fora. Pode até ser que tenha um final previsível, mas a montagem não é. Ponto para o editor, que conseguiu um efeito tão raro nesse tipo de filme.

É uma grande pena que vá passar despercebido por aqui também. É um trilher muito bem escrito e interpretado, no qual se percebe que os atores se entregaram para fazer um bom trabalho, mas não conseguiram levá-lo à relevância, mesmo tendo a violência contra a mulher como tema secundário. Se fosse o assunto principal, talvez tivesse obtido maior êxito.

Before I Go To Sleep New Picture (1)

Cotação-3-5Antes de Dormir (Before I Go To Sleep)

Antes de Dormir - poster nacionalDireção: Rowan Joffe

Roteiro: Rowan Joffe, baseado no livro de S.J. Watson

Elenco: Nicole Kidman, Colin Firth, Mark Strong, Ben Crompton, Anne-Marie Duff, Adam Levy, Gabriel Strong, Flynn MacArthur, Dean-Charles Chapman, Hannah Blamires, Chris Cowlin, Llewella Gideon, Kevin Hudson, Jing Lusi, Rosie MacPherson, Steve Munroe, NIck Turner.

Gênero: Suspense

Duração: 92 minutos

Anúncios

Deixe seu comentário!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s