Acima das Nuvens | Crítica

clouds-of-sils-maria

Acima das Nuvens, o novo filme de Olivier Assayas, que fechou Cannes, chega finalmente ao nosso país. Mais uma parceria entre ele e Juliette Binoche, fora e dentro das telas. A atriz ajudou com o argumento do projeto. A trama é centrada na proposta de um jovem dramaturgo, Klaus Diesterweg (Lars Eidinger), à talentosa e consagrada atriz Maria Enders (Juliette Binoche) para interpretar a personagem mais velha da mesma peça em que, aos 18 anos, encarnou a personagem mais jovem, amante desta.

O enredo foi escrito pelo dramaturgo Wilhelm Melchior, que acabará de se suicidar horas antes de Maria ir receber um prêmio em sua homenagem (um dos fatos que a faz aceitar fazer a peça), o que faz com que ela e sua assistente Valentine (Kristen Stewart, muito bem como nunca vi) visitem Sils Maria e ensaiem a peça na casa da do autor, em uma tentativa de entrar no clima.

Tanto o dramaturgo fictício como a história  são inspirados em Rainer Werner Fassbinder e sua peça /filme As Lágrimas Amargas de Petra von Kant. Devo avisar que é um filme muito mais dedicado aos adoradores de teatro (atores e diretores) do que de cinema em si. E saber essa informação pode ajudar a entender a dinâmica que Assayas estabelece na narrativa.

Clouds-of-Sils-Maria-still-3

O filme é cheio de camadas; revelações tanto na trama envolvendo Maria e um desafeto do passado, o ator consagrado Henryk Wald (Hanns Zischler), quanto com sua nova companheira de cena, a atriz Jo-Ann Ellis (Chloë Grace Moretz), além de sua relação com seu mentor Wilhel, mas principalmente com sua assistente pessoal. Em vários momentos em que as duas passam trechos da peça juntas nos alpes de Maloja, é difícil diferenciar o texto teatral das palavras da vida real.

Tudo é muito insinuado, TUDO, nada é direto e certeiro, assim como na peça. Maria não encena o texto, ainda se sente como Sigird, a garota cruel e dominadora, e não enxerga que pode se tornado Helena, uma mulher de 40 anos sedenta do amor de uma jovem. E isso fica implícito em diversas cenas entra ela e Valentine, sua faz-tudo, que em certo momento percebe que está vivendo Sigird e tenta abandonar sua Helena. Assim como toda a trama, sua ida é ambígua e misteriosa.

clouds-of-sils-maria-chloe-moretz-wallpapers

O filme faz uma crítica ao mundo das celebridades, às perseguições dos paparazzi e sobre como Hollywood é cruel com seus astros. Há uma bela defesa de Stewart a atores que fazem blockbuster lixo e depois se voltam para filmes mais sérios. A personagem de Chloë representa justamente isto. Uma atriz de formação teatral que, graças ao deslumbre da indústria, se entregou às drogas e ao álcool, virou vítima de tabloide e deu a volta por cima fazendo projetos menores depois de um tempo de reabilitação. Porém, isso não quer dizer que ela não saiba que a publicidade de sua vida privada dá status e, apesar de tudo, aprendeu a usá-la para seu bem.

Como disse, há várias camadas que não são esclarecidas e sim vislumbradas com névoa. São como a cobra em Maloja, que cobre as montanhas, nos impedindo de ver o que se passa por debaixo das nuvens. Num movimento de serpente, ela vai varrendo os montes até desaparecer e, quando finalmente enxergamos claramente, esses acontecimentos já se foram sem nenhuma explicação. Neste filme, eu lhe asseguro, é uma sensação boa tentar montar o quebra-cabeça e mergulhar naquelas nuvens.

sils_maria_1

Cotação-4-5

Acima das Nuvens (Clouds of Sils Maria)

Acima das Nuvens - poster nacionalDireção: Olivier Assayas

Roteiro: Olivier Assayas

Elenco: Juliette Binoche, Kristen Stewart, Chloë Grace Moretz, Lars Eidinger, Johnny Flynn, Angela Winkler, Hanns Zischler, Nora von Waldstätten, Brady Corbet, Aljoscha Stadelmann, Claire Tran, Peter Farkas, Stuart Manashil, Ben Posener, Ricardia Bramley, Luise Berndt, Gilles Tschudi, Benoit Peverelli, Caroline De Maigret, Arnold Gramara, Sean McDonagh, Valery Bukreev, Katrin Schmidt, Jerry Kwarteng, Jakob Köhn, Steffen Mennekes, Rosa Schrehardt.

Gênero: Drama

Duração: 124 minutos

Anúncios

Deixe seu comentário!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s