Whiplash: Em Busca da Perfeição | Crítica

Whiplash-5547.cr2Em um dos momentos mais importantes de Whiplash – Em Busca da Perfeição, um corte da cena mostra o sangue escorrendo por um dos pratos da bateria de Andrew Neiman (Miles Teller). A imagem não está ali por acaso. Ela ilustra um dos pontos principais (e provavelmente mais polêmicos) do filme: até que ponto uma pessoa deve se desafiar para alcançar seu sonho e realizar algo notável?

Para o maestro Terence Fletcher (J. K. Simmons), esse limite não existe. Ele conduz sua banda como o sargento Hartman de Nascido Para Matar. Com punhos de aço, muito terror e uma grande quantidade de humilhação. É o que Andrew descobre ao ser chamado por este excêntrico personagem para integrar sua banda como segundo baterista.

A partir de então, o filme se transforma em um confronto cada vez mais violento entre duas personalidades que parecem opostas, mas na realidade possuem muito em comum. Enquanto Andrew quer se tornar grande naquilo que faz, e pretende suar sangue para isso, Fletcher atua como um verdadeiro influenciador, empurrando seus alunos ao máximo.

Whiplash-4091.cr2O filme se norteia pelas performances impressionantes de Teller e, principalmente, de J. K. Simmons, um ator muito bom que teve pouquíssimas chances para brilhar ao longo de sua carreira. Desta vez, é quase certo que levará o Oscar por sua atuação esbravejante que, no entanto, consegue escapar desta única nota para criar um personagem psicologicamente complexo, que é sim odiável, mas cujas ambições e métodos se tornam compreensíveis para o público.

A direção de Damien Chazelle, neste que é seu segundo filme, se mostra surpreendentemente firme e segura de si. Detalhes do caráter de seus personagens, como a timidez de Andrew ou ações machistas de Fletcher, são sugeridos de forma inteligente ao longo da história, funcionando não como características principais, mas como elementos que compõem a colcha de retalhos de suas personalidades.

Porém, Whiplash não conseguiria alcançar o mesmo efeito frenético e palpitante sem a montagem calculadamente recortada de Tom Cross, que, de maneira inevitável, tem seus momentos de maior impacto nas cenas musicais. Os muitos erros e acertos de Andrew são vividos com intensidade pelo espectador porque o longa consegue fazer da edição um terceiro personagem, com um direcionamento emocional bastante contundente. Por isso, é possível dizer que, ao longo do filme, sentimos na pele suas derrotas e vitórias.

Whiplash-5570.cr2Considerando-se a obra como um todo, uma das leituras possíveis é a de que a mesma aprova a teoria de seu principal antagonista. Porém, esse é um entendimento apenas superficial, já que a história se preocupa em mostrar em detalhes a destruição que os procedimentos de Fletcher causam às pessoas que o cercam.

O que prevalece realmente é a força de vontade do gênio imperfeito, que não poupa nada a si ou aos outros em busca de seus objetivos. Talvez o grande erro de Fletcher tenha sido acreditar que poderia ser decisivo para a criação de grandes talentos, enquanto o impulso mais forte acaba quase sempre saindo de dentro do próprio gênio.

Cotação-5-5Whiplash: Em Busca da Perfeição - poster nacionalWhiplash: Em Busca da Perfeição (Whiplash)

Direção: Damien Chazelle

Roteiro: Damien Chazelle

Elenco: Milles Teller, J.K. Simmons, Paul Reiser, Melissa Benoist, Austin Stowell, Nate Lang, Chris Mulkey, Damon Gupton, Max Kasch, Suanne Spoke, Charlie Ian, Jayson Blair, Kofi Siriboe, Kavita Patil, C.J. Vana, Tarik Lowe, Tyler Kimball, Rogelio Douglas Jr., Adrian Burks, Calvin C. Winbush, Joseph Bruno, Michael D. Cohen, Jocelyn Ayanna, Keenan Henson, Janet Joskins, April Grace, Clifton Eddie, Marcus Henderson, Tony Baker, Henry G. Sanders, Sam Campisi, Jimmie Kirkpatrick, Keenan Allen, Ayinde Vaughn, Shai Golan, Yancey Wells, Candice Roberge, Krista Kilber, Kyle Julian Graham, Ellee Jane Hounsell, Stephen Hsu, Herman Johansen, Wendee Lee, Dakota Lupo, Jesse Mitchell, Amanda Newman, Michelle Ruff, Tian Wang, Daniel Weidlein.

Gênero: Drama/Musical

Duração: 107 minutos

Curta a fanpage do Cinelogin no Facebook!

Anúncios

2 comentários

Deixe seu comentário!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s