Caçada Mortal | Crítica

cacada_mortalPor algum motivo, o gigante irlandês Liam Neeson ficou marcado por seu inescrupuloso personagem no ótimo filme de ação Busca Implacável, de 2008. Além das continuações, o ator vem se repetindo ano após ano ao viver heróis violentos e pouco expressivos no cinema em produções menores e pouco memoráveis.

Este parecia ser exatamente o caso de Caçada Mortal, filme sobre um ex-policial que trabalha por conta própria e é pago por clientes particulares para solucionar problemas que as autoridades não conseguem resolver. Mas, de alguma forma, é bem diferente.

Matthew Scudder (Liam Neeson) não é o clássico herói de filme de ação ao qual estamos acostumados. Ele certamente sabe atirar muito bem, o que descobrimos logo nas primeiras cenas, mas não está nada disposto a fazê-lo, a não ser que seja estritamente necessário.
cacada_mortal2Ao invés da narrativa frenética de um Busca Implacável, temos o lento desenrolar da investigação, que mostra cada vez com mais detalhes o horror perpetrado pelos criminosos e a impossibilidade de reação por parte das vítimas. Até porque elas não são bem vítimas, mas criminosos menores que, justamente por isso, se tornam alvos fáceis.

Todo esse senso de impotência é constante ao longo da produção, que nega continuamente a vingança desejada pelo espectador contra os brutais agressores. Por esse motivo, um sentimento de desequilíbrio ronda não apenas o filme, mas também o personagem, um homem desenganado em relação ao mundo e a si mesmo.

Isso não quer dizer que Caçada Mortal seja um filme filosófico, mas sim que tem momentos contemplativos, algo relativamente raro no gênero. Além disso, a existência de personagens mais complexos e sombrios do que as caricaturas habituais ajudam a montar um cenário instigante.
cacada_mortal3A exceção é o menino TJ (Brian “Astro” Bradley), que interpreta o clássico jovem abandonado, intrometido e inteligente, que acaba servindo como redenção para o protagonista. Por outro lado, é o único elemento que ajuda a dar um pouco mais de leveza à narrativa.

O que falta ao filme é justamente um pouco mais de mistério para tornar interessante a vagarosa busca de Matthew por respostas. Aliás, pelo contrário, sabemos desde o início quais são a identidade e o modus operandi dos assassinos. Portanto, não demora muito para que o interesse pela trajetória do “lobo solitário” se perca e o filme comece a ter problemas para sustentar sua narrativa.

Ainda assim, é sempre bom ver um pouco de frescor em um gênero geralmente tão batido. Mesmo que ele venha sob o exterior de uma muda violência ou da depressão e descrença. Ao menos, esses sentimentos soam muito mais verdadeiros que o ódio e a busca de vingança usuais.
Cotação-3-5Caçada Mortal - poster nacionalCaçada Mortal (A Walk Among the Tombstones)

Direção: Scott Frank

Roteiro: Scott Frank, baseado no livro de Lawrence Block

Elenco: Liam Neeson, Maurice Compte, Patrick McDade, Luciano Acuna Jr., Hans Marrero, Laura Birn, David Harbour, Adam David Thompson, Kim Rosen, Dan Stevens, Eric Nelsen, Jon Goracy, Razane Jammal, Stephanie Andujar, Al Nazemian, Sophia Frank, Susham Bedi, Purva Bedi, Novella Nelson, Marielle Heller, Astro, Frank De Julio, Ólafur Darri Ólafsson, Mark Consuelos, Natia Dune, Genevieve Adams, Liana De Laurent, Sebastian Roché, Danielle Rose Russell, David Anzuelo, Samuel Mercedes, Mike Figueroa, Mike Carlsen, Leon Addison Brown, Damion Lee, Jeremie Harris, Jolly Abraham, Nina Polan, Briana Marin, Arthur Gerunda, Fabrizio Brienza, Dennis Jay Funny, Whitney Able, Chinasa Ogbuagu, Louise G. Colón, Boyd Holbrook, Raymond Michael Bell, Paula Blum, Rick Bolander, Courtney S. Bunbury.

Gênero: Ação/Drama/Policial/Suspense

Duração: 114 minutos

Curta a fanpage do Cinelogin no Facebook!

Anúncios

Deixe seu comentário!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s