As Aventuras de Paddington | Crítica

paddingtonTalvez o detalhe mais interessante sobre As Aventuras de Paddington seja o fato de, quando um urso que fala chega à cidade de Londres, ninguém realmente se espante com a sua presença. Porém, ao longo do filme, não há nada que indique que animais falantes sejam comuns naquela sociedade ou mesmo que ursos sejam naturalmente adotados por famílias londrinas.

Considerando as referências que o filme faz a refugiados e jovens sobreviventes de grandes conflitos, dentre eles a Segunda Guerra Mundial, é bem possível que a condição de Paddington (Ben Whishaw) esconda muito mais coisas do que descobrimos à primeira vista. Por detrás da fantasia, o pequeno não é um urso, mas uma criança diferente e assustada, com problemas de adaptação à sua nova realidade após a morte do tio.

Só essa alegoria muito bem executada já torna o filme muito mais relevante e consciente do que a maioria das fantasias infantis lançadas no cinema nos últimos anos. Sutis referências ao nazismo e etnocentrismo (a crença na superioridade de uma determinada cultura ou sociedade sobre outras) ajudam a completar o quadro, sem, no entanto, desviar a obra de sua vocação divertida e lúdica.
paddington2Na história, Paddington é um pequeno ursinho vindo das selvas peruanas, que tenta se adaptar à realidade turbulenta de Londres. Uma família comum da cidade o adota temporariamente, contra a vontade do pai (Hugh Bonneville), até que ele encontre seu verdadeiro lar. Com o tempo, é claro, todos acabam se afeiçoando ao convidado e embarcando em suas trapalhadas.

As Aventuras de Paddington parece ter saído diretamente de um velho livro infantil e, de fato, este é o caso. A série de livros criada nos anos 50 sobre o ursinho se tornou um verdadeiro clássico inglês. Na telona, a história é recontada com um delicioso clima retrô que, apesar de se passar no mundo moderno, investe em um visual colorido de antiquada magia e inventividade.

O fato de os volumes apresentarem diferentes peripécias do personagem em diversos locais ajuda a explicar a narrativa episódica do filme, amarrada pela busca de Paddington por um lar. O autor Michael Bond, responsável pela série de livros, também já contou que os refugiados de grandes conflitos foram realmente uma inspiração para o desenvolvimento do protagonista.
paddington0Tudo isso, no entanto, não entra no caminho da história, que conta com uma clássica vilã maquiavélica, interpretada por Nicole Kidman, com o fascinante dono de um antiquário, na pele de Jim Broadbent, e com uma mãe amorosa e meio avoada vivida pela sempre ótima Sally Hawkins. De muitas formas, é uma fantasia bem feita, mas previsível, sobre alguém que procura seu lugar no mundo.

Fica a sensação de que o longa poderia ousar mais? Certamente. No entanto, o desejo pelo que poderia ter sido não deve ofuscar o que efetivamente se conseguiu. Ou seja, um filme leve, despretensioso e divertido, que desafia seu público ao relembrar alguns temas mais sérios ao longo do caminho. Finalmente, entretenimento de qualidade para toda a família.

Cotação-4-5As Aventuras de Paddington - poster nacionalAs Aventuras de Paddington (Paddington)

Direção: Paul King

Roteiro: Paul King e Hamish McColl, baseado na série de livros de Michael Bond

Elenco: Ben Whishaw, Nicole Kidman, Michael Gambon, Peter Capaldi, Sally Hawkins, Imelda Staunton, Jim Broadbent, Hugh Bonneville, Julie Walters, Matt Lucas, Samuel Joslin, Matt King, Madeleine Harris, Tim Downie, James Bachman, Simon Farnaby, Ancuta Breaban, Michael Bond, Dominic Coleman, Barrie Martin, George Newton, Daniel Westwood, Will Smith, Jude Wright, Lauren Barrand, Madeleine Worrall, Matthew David McCarthy, Llewella Gideon, Alexander Bracq, Vic Waghorn, Jack Philips, Asim Chaudhry, Lottie Steer, Nigel Genis, Gary Douglas, Julie Vollono, Stuart Matthews, Toby Williams, Denis Khoroshko, Faith Elizabeth, Fabio Vollono, Bern Collaco.

Gênero: Comédia

Duração: 95 minutos

Curta a fanpage do Cinelogin no Facebook!

Anúncios

Deixe seu comentário!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s