É o fim do mundo! 7 games pós-apocalípticos

2014-09-07_18.12.02Assunto bastante comum em games é um ambiente pós-apocalíptico, seja ele por causa de uma epidemia zumbi, invasões extraterrestres ou acidentes naturais. O tema é um prato cheio para a imaginação dos desenvolvedores de jogos, principalmente no que se refere ao design de produção que, quando bem feito, dá mais veracidade àquela trama apresentada.

De qualquer forma, vale a pena se preparar para uma possível eventualidade, vai que amanhã ETs decidam fazer um rolê na Terra, ou que semana que vem comece a Terceira Guerra Mundial? É bom estar preparados para essas situações extremas que mudariam a história do planeta. Pensando nisso, o Cinelogin montou uma lista de games pós-apocalípticos, como critérios usados para elaborar a lista, consideramos o tipo de apocalipse, o roteiro e o design dos games. Confira:

Veja também:

 

I am AliveI Am Alive (Ubisoft Shanghai, 2012)
Como o mundo acabou: Desastre geológico
Plataformas: Xbox 360, PlayStation 3 e PC

I Am Alive se passa na fictícia cidade Haventon, um ano após o Evento, um evento que envolveu terremotos e outros desastres naturais e que foi responsável pela devastação das grandes cidades mundiais, dizimando a maior parte da civilização humana e deixando o mundo em ruínas e quase inabitável, com o solo coberto por uma nuvem tóxica de poeira. A partir daí se inicia sequências de sobrevivência e exploração do mundo quase deserto em que o protagonista sobrevivente segue em busca de sua esposa e sua filha.

Metro 2033Metro 2033 (4A Games, 2010)
Como o mundo acabou:
Guerra Nuclear
Plataformas: Xbox 360 e PC

O jogo, que é uma adaptação do romance homônimo do russo Dmitriy Glukhovskiy, conta a história dos sobreviventes de uma guerra nuclear iniciada em 2013, que criou um cenário pós-apocalíptico. Nele estão presentes os Dark Ones, descendentes dos sobreviventes ao ataque nuclear, que se consideram uma espécie de evolução à espécie humana. Como as cidades ainda possuem grandes índices de contaminação nuclear, os sobreviventes se refugiam nos metrôs da cidade. Em meio a isso, ainda há a disputa política e militar presente dentro das estações subterrâneas.

Tokyo JungleTokyo Jungle (Japan Studio, 2012)
Como o mundo acabou: Invasão de animais selvagens
Plataformas: Playstation 3, Playstation Vita

O jogo surgiu como algo experimental no Japão e chegou ao mundo ocidental por download. Os humanos foram misteriosamente extintos, o que fez com que animais domésticos e selvagens lutassem para sobreviver num mundo que aos poucos volta a ser uma grande selva. No decorrer do jogo algumas informações são obtidas e alguns eventos pós extermínio dos humanos vão sendo revelados. Há ainda a possibilidade de escolher dentre várias espécies de animais, desde animais domésticos como cães e gatos até animais selvagens como ursos, dinossauros.

Walking-deadThe Walking Dead – Season 1 (Telltale, 2012)
Como o mundo acabou:
Zumbis
Plataformas:
Xbox, PlayStation, Mac, iOS, Android, Kindle, Ouya e PC

Apesar de estar ambientado no mesmo mundo da HQ e da série de mesmo nome, o jogo acompanha personagens diferentes daqueles já conhecidos. No game controlamos o professor universitário Lee Everett, que resgata a menina Clementine e segue em busca dos pais da garota. Dividido em 5 capítulos, o jogo é moldado de acordo com as decisões tomadas pelo jogador. Se em um determinado momento você decide salvar uma pessoa em vez de outra, isso afetará não só o seu destino, mas a maneira como os demais personagens da história te enxergam. Através de servidores da Telltale, a cada final de capítulo, é exibido um quadro com estatísticas para que o jogador compare as suas escolhas as escolhas tomadas por outros jogadores.

RageRAGE (id Software, 2011)
Como o mundo acabou:
Impacto de asteroide
Plataformas: Xbox 360, PlayStation 3, PC e Mac

Em um cenário semelhante ao visto no filme “O Livro de Eli”, o jogo Rage se situa em um futuro próximo após o choque de um asteroide com a Terra. O protagonista que controlamos é mantido vivo devido à criogenia e descongelado 100 anos após o impacto que devastou o planeta. Nesse período, os sobreviventes se organizaram e formaram alguns povoados a partir da sucata que restou do mundo. O roteiro foi baseado no asteroide real Apophis, que segundo estudos iniciais atingiria a Terra em 2029.

The divisionTom Clancy’s The Division (Ubisoft, 2015)
Como o mundo acabou: Pandemia
Plataformas: PlayStation, Xbox e PC

Imagina que você está louco pra comprar um PS4 que vai ganhar um belo desconto na Black Friday. Você espera ansiosamente pelo dia, acampa na frente da loja, disputa o seu lugar e quando é dada a largada é cada um por si, cotoveladas e empurrões pra todos os lados no meio daquela multidão. Não bastasse todo o sofrimento descrito, essa situação é a ideal para uma ataque terrorista, quando ocorre a propagação em massa de uma doença que contamina boa parte dos EUA em apenas 5 dias. O jogador faz parte do grupo “Strategic Homeland Division (SHD)”, ou apenas “The Division“, que foi criado como forma de combater a ameaça, e recebe ordens diretas do presidente dos EUA para que salve os não contaminados a qualquer custo.

the-last-of-us-giraffe-1The Last of Us (Naughty Dog, 2013)
Como o mundo acabou: Zumbis
Plataformas: PlayStation

The Last of Us tem sido apontado como um dos melhores games dos últimos anos. O design gráfico somado à boa história com personagens interessantes rende um ótimo jogo de sobrevivência. A premissa é bem simples, controlamos Joel, um homem responsável por proteger e menina Ellie e mantê-la em segurança.O diferencial está no tipos de zumbis (dependendo do estágio da contaminação cada um possui uma “habilidade” diferenciada) e em qual estratégia o jogador deve optar ao encontrar cada infectado. Para uma crítica mais detalhada, clique aqui.

4 comentários

    • Olá JoAZ, a gente tentou ser o mais eclético com a lista, daí a presença do Tokyo Jungle, pois apresenta uma história bem diferente de todas as outras. Quanto a Fallout 4, ele só não entrou na lista porque na época do post ele ainda não havia sido lançado xD

      Curtir

Deixe seu comentário!