CL Games: O que jogar? #2| Hotline Miami

“Você gosta de machucar outras pessoas?”
“Você gosta de machucar outras pessoas?”

Com um visual extravagante característico da Miami da década de 80, “Hotline Miami” é um jogo indie lançado pela Dennation Games em 2012 repleto de violência, sangue e muito mistério. No jogo controlamos um anti-herói sem nome, que a cada noite recebe uma ligação solicitando que ele vá até um determinado local e mate todos os criminosos presentes. Sem motivo, sem ajuda e quanto mais brutal melhor!

Em sua essência, Hotline Miami é um game de puzzle, pois a cada ligação você precisa criar a melhor estratégia para aniquilar a gangue Hotline Miami coverde um lugar, e considerando que há variantes (como cães, armas brancas, armas pesadas, etc), é preciso que se calcule exatamente o que se vai fazer em determinado local. Para tanto, o jogo conta com certas máscaras que auxiliam o jogador e são adquiridas no decorrer do jogo. Cada máscara dá ao jogador uma habilidade específica, como por exemplo andar mais rápido ou ser imune aos cachorros ou ainda ficar mais resistente.

De início, as missões envolvem apenas grupos pequenos de mafiosos. Porém, à medida que vamos avançando na história, as missões vão evoluindo e ficando mais perigosas, e os alvos passam a ser os chefões das máfias. Sem questionar, a missão do personagem é apenas dizimar o local escolhido, e o nosso anti-herói assim o faz não por convicções políticas e sim por no fim das contas ser um maníaco psicopata sanguinário.

As missões vem sempre de 3 pessoas que usam máscaras diferentes (uma de um galo, outra de uma coruja e outra de um cavalo). Esses três personagens interagem com o personagem principal, indicando os locais de matança, fazendo previsões e algumas insinuações. Não bastasse esses elementos para tornar a história misteriosa, ainda temos mais alguns recursos narrativos adotados pela produção. O primeiro é a cronologia, que nem sempre segue sua vertente linear, e por diversas vezes engana o jogador. E em segundo temos o delírio, por ser um jogo repleto de drogas, prostitutas e caos urbano, o personagem principal sem nome sofre constantes delírios e tem visões bizarras com pessoas imaginárias.

Em consonância com esse ambiente, temos a excelente trilha sonora selecionada pro game. É tão boa, mas tão boa, que arrisco dizer que o jogo não seria tão bom sem as batidas eletrônicas. Veja bem, as “fases” são formadas por diversos puzzles (alguns ambientes possuem dois ou três andares cheios de mafiosos), o que significa dizer que você morrerá várias vezes até encontrar a estratégia correta para aquela fase. Agora imagina repetir um puzzle diversas vezes com uma música irritante? Hotline Miami é o tipo de jogo que você começa a jogar e três horas depois você ainda tá jogando, sem se dar conta.

hotline miamiGraficamente falando, não vá esperando muita coisa, o gráfico em 2D pode causar estranheza pra alguns, mas é algo com o que você se acostuma muito rapidamente, e para a proposta do jogo, a combinação da “câmera” situada no teto, com o visual tipo games oldschool é perfeita pro jogo, ainda mais porque houve uma preocupação em criar cenários diferentes, mesmo porque o jogo possui 19 capítulos que, apesar de curtos, vão evoluindo no critério de dificuldade. Quanto à jogabilidade, eu preferi usar o controle do Xbox (mesmo que parcial) a usar o teclado do computador, já que às vezes você precisa ser bem ágil.

Se eu pudesse comparar com um filme, eu diria que Hotline Miami é uma espécie de Drive dirigido por Quentin Tarantino, é sanguinário, é violento e em momento algum subestima as habilidades do jogador.

Onde Jogar

O jogo está disponível na Steam, pelo valor de R$16,99 e pra PlayStation por $9,99. O game ganhou uma sequência, que deverá ser lançada ainda esse ano.

  • Sistema Operacional:Microsoft® Windows® XP / Vista / 7 /Linux
  • Processador:1.2GHz processor
  • Memória:512 MB RAM
  • Graphicos:DirectX 8, com pelo menos 32MB de memória de vídeo
  • DirectX®:9.0c
  • HD:250 MB HD
  • Adicional:Microsoft Xbox 360 Controller ou Direct Input compatível, OpenGL 2.x ou melhor
Anúncios

Um comentário

Deixe seu comentário!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s