CL Games: O que jogar? #1| Limbo

A nova coluna de games do Cinelogin vai aos poucos apresentar algumas dicas de games que valem a pena serem jogados. O espaço aqui não vai ser reservados pra grandes lançamentos de produtoras famosas, e sim aqueles games que não chegam fazendo um grande alarde, nem sempre possuem gráficos impressionantes, mas que, mais importante que isso, possuem uma boa história e representam boas horas de entretenimento pros gamers.

Sendo assim, resolvi começar a coluna com um dos primeiros jogos que tive a oportunidade de jogar no PC: Limbo. O jogo foi lançado em 2010 primeiramente para Xbox e depois chegou nas plataformas PlayStation e pela Steam (onde ganhei de presente de um amigo). De lá pra cá o game já ganhou diversos prêmios e já garantiu uma espécie de sequência, chamada de “Inside”.

limbo-titlePOR QUE DEVO JOGAR?

O jogo acompanha um menino sem nome que está atrás de sua irmã no Limbo. Pronto. Isso é tudo que você precisa saber sobre a história do jogo, e acredite, o final vale a pena. O jogo é feito de uma sequência de puzzles que não subestimam a inteligência do jogador e é todo produzido com paletas de tons escuro, desde o personagem até o cenário e seres do Limbo.

Além da história, o game compensa também no efeitos sonoros, são simples e diretos e em nenhum momento criam a sensação de emoção falsa bastante comum em games mais famosos. Aliás, o sons representam uma parte essencial do jogo, uma vez que em diversas partes, tamanha a escuridão do local, é imprescindível usar o som como ferramenta de jogo.

limboPlayDeadGamesCOMO JOGAR?

A jogabilidade é bem simples, você basicamente controla o personagem pra frente e pra trás e pula. A dificuldade depende do puzzle que você tem que resolver, não recebemos informação alguma antes de iniciar o jogo, o que permite que o jogador aprenda jogando, assim, o nível de cada puzzle vai aumentando naturalmente, e aos poucos vamos pegando o jeito do jogo.

Pela versão do Steam eu tive um bug que não sei é resultado da versão ou se houve alguma falha no download, algumas vezes o botão da seta travava e o personagem não parava de seguir pra frente, mas como o sistema de salvamento do jogo é bem simples e eficaz, bastava reiniciar o jogo que em poucos segundos já estava tudo ok.

limbONDE JOGAR?

Como disse no começo do artigo, Limbo está disponível em diversas plataformas, você pode comprar pelo Steam por menos de U$10, pode comprar pro seu PlayStation por U$9,90 e por R$19,90 no Xbox. Há ainda um versão para Smartphones, que pode ser comprada por U$ 4,99. Quem adquire pela Steam ainda pode jogar com o controle do Xbox, o que apenas facilita um comando que já é bem simples. Os requisitos mínimos também são bem básicos, o que permite que mesmo um notebook não voltado para games possa rodar o jogo sem problema algum:

  • Sistema Operacional: Windows XP, Vista, 7
  • Processador: 2 GHz
  • Memória: 512MB
  • Espaço em disco: 150MB
  • Placa de vídeo: Deve ter sido lançada há 5 anos ou menos. Gráficos integrados e placas de baixo custo podem não funcionar. A placa precisa ter suporte ao Shader Model 3.0.
  • DirectX®: 9.0c
Anúncios

Um comentário

Deixe seu comentário!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s