Muppets 2: Procurados e Amados | Crítica

MUPPETS MOST WANTED“Vamos fazer uma sequência! O estúdio quer mais!”

Muppets 2: Procurados e Amados é um dos poucos filmes com a coragem de ser completamente honestos dessa forma sobre a própria origem. Aliás, podemos chamar isso de coragem? Trata-se de um desdobramento natural da metalinguagem cômica utilizada com grande sucesso (comercial e de crítica) na produção anterior.

O retorno dos Muppets ao estrelato em 2011 foi um inesperado triunfo. Apostando em gags e piadas que misturavam a autocrítica e uma sátira infantil à realidade de Hollywood, o filme agradou a muitos por ser efetivamente engraçado e por trazer novamente à tona a trupe de fantoches adorada por mais de quatro décadas no mundo todo.

Assim como o filme anterior, Muppets 2 nasce de uma premissa já bastante explorada. Faz piada com filmes de grandes assaltos, envolvendo Kermit (Steve Whitmire), Miss Piggy, Fozzie (Eric Jacobson) e Gonzo (Dave Goelz) e todos os outros em uma trama internacional, contando com participações especiais de dezenas de estrelas do mundo do cinema e da música.

MUPPETS MOST WANTEDKermit tem no sapo fora da lei Constantine, o criminoso mais procurado do mundo, um sósia praticamente idêntico. Após enfrentar problemas para comandar os outros Muppets, Kermit acaba trocando de lugar com Constantine, que arma um plano diabólico para incriminar o grupo. Ele ainda conta com a ajuda de Dominic, o Lêmure (Ricky Gervais), o segundo bandido mais procurado do mundo.

Infelizmente, o roteiro meio preguiçoso não consegue apresentar as características mais adoradas de seus personagens de maneira satisfatória, diferente do que aconteceu no filme de 2011. Aliás, esta sequência acaba sendo mais um amontoado de gags do que uma história linear, prejudicando fortemente o impacto da história.

Até mesmo as participações especiais são mal encaixadas, exageradas, colocadas em momentos completamente aleatórios e sem o mínimo brilho. As canções soam burocráticas e pouco criativas. Nenhuma delas tem o apelo de um Man or Muppet ou de uma Life’s a Happy Song, ambas do primeiro filme.

MUPPETS MOST WANTEDPorém, apesar de ser confuso e por vezes frustrante, o grande pecado desta continuação foi perder o ótimo senso de humor encontrado anteriormente, apelando para piadas óbvias ou cenas simplesmente pouco inspiradas. Nem mesmo as tiradas metalinguísticas são capazes de retirar a história de sua modorra habitual.

As brincadeiras iniciais com o tema se mostraram verdadeiras. Os estúdios de Hollywood procuram sempre tirar o máximo que podem de seus produtos, sem se importar necessariamente com a qualidade. Desta vez, o tiro saiu pela culatra. Além de a bilheteria estar longe de encher os olhos, o resultado final de Muppets 2 ecoa um outro triste refrão da canção de abertura: “Vamos fazer uma sequência! É o que fazemos em Hollywood! E todo mundo sabe que a continuação nunca é tão boa!”

Cotação-2-5Muppets 2: Procurados e Amados - poster nacionalMuppets 2: Procurados e Amados (Muppets Most Wanted)

Direção: James Bobin

Roteiro: James Bobin e Nicholas Stoller, baseado nos personagens criados por Jim Henson

Elenco: Ricky Gervais, Ty Burrell, Tina Fey, Steve Whitmire, Eric Jacobson, Dave Goelz, Bill Barretta, David Rudman, Matt Vogel, Peter Linz, Tony Bennett Hugh Bonneville, William Brand, Andrés Cantor, Jemaine Clement, Kenneth Collard, Sean Combs, Rob Corddry, Mackenzie Crook, Céline Dion, Lady Gaga, Zach Galifianakis, Josh Groban, Salma Hayek, Tom Hiddleston, Tom Hollander, Toby Jones, Frank Langella, Ray Liotta, Ross Lynch, James McAvoy, Aleksandar Mikic, Chloë Grace Moretz, Fleur Poad, Dylan Postl, Usher Raymond, Miranda Richardson, Saoirse Ronan, Til Schweiger, Russell Tovey, Danny Trejo, Stanley Tucci, Christoph Waltz, Louise Gold, Nigel Plaskitt, Mak Wilson, Warrick Brownlow-Pike, David Covarrubias, Don Austen, William Baynard.

Gênero: Animação/Aventura/Comédia

Duração: 107 minutos

Curta a fanpage do Cinelogin no Facebook!

Anúncios

Um comentário

Deixe seu comentário!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s