Vizinhos | Crítica

Film Title: NeighborsAs fraternidades norte-americanas são um dos principais símbolos da cultura de exclusão social praticada no sistema educacional do país. No cinema, elas já foram palco de muitas batalhas das mais sangrentas entre esportistas musculosos e nerds, pelo menos em saudosas comédias dos anos 80. Mas os tempos mudaram.

Ser nerd não é mais a vergonha que costumava ser. De fato, Teddy (Zac Efron) e Pete (Dave Franco), os cabeças da fraternidade Delta Psi em Vizinhos, podem ser considerados ao menos meio nerds. Ainda mais com o conhecimento que têm de séries, quadrinhos e outros detalhes da cultura que sempre foram típicos dos pobres e injustiçados garotos estudiosos.

Já que a antiga rivalidade não faz mais sentido, as comédias escolares ou em universidades começaram a diminuir no cenário cinematográfico. Uma alternativa foi procurar outros caminhos para tratar o tema. Vizinhos escolheu falar sobre a difícil entrada na vida adulta de quem até então só precisou se preocupar com festas, pegação e estranhos códigos de amizade.

vizinhos2Para isso, coloca em lados contrários da disputa membros de uma fraternidade que estão prestes a se formar e dois pais com um bebê recém-nascido. Enquanto estes sentem uma certa falta dos tempos de festa e curtição de outrora, os outros tremem sob o peso de ter que crescer, procurar empregos e formar uma família. Todas as pressões comumente exercidas pela sociedade em cima dos jovens na casa dos vinte e poucos anos.

O conflito nasce de uma pequena rusga de Mac (Seth Rogen) e sua esposa Kelly (Rose Byrne) com os membros da fraternidade sobre barulho, pouco tempo após a associação ter se mudado para a casa ao lado. Tudo que pais de primeira viagem não querem é ter que lidar com ruídos noturnos, principalmente quando se tem um bebê que pode despertar a qualquer momento e um dia de trabalho duro começando em algumas horas. Entretanto, o problema logo alcança proporções catastróficas.

Se importar com os personagens costuma ser a chave do sucesso da maior parte das comédias atuais, até mais do que as gags e tiradas humorísticas, e nisso o elenco faz a diferença. Seth Rogen, sempre ótimo no timing cômico, divide os louros com Zac Efron, que é uma verdadeira revelação no gênero, inclusive quebrando estigmas sobre sua inexpressividade.

TowniesJá Rose Byrne tem em mãos a personagem melhor desenvolvida e consegue de novo chamar a atenção com outra excelente performance, tanto em momentos cômicos quanto em cenas mais sérias. A personagem Kelly está longe de ser a típica esposa compreensiva e sensata que vemos nessas produções. Na verdade, ela é quem mais sofre por ter de deixar de lado sua fase festiva e despreocupada. É essa recusa em assumir uma postura de seriedade e segurança que causa a estranhíssima briga entre ela e o marido.

Possivelmente, o grande segredo do sucesso de Vizinhos é saber balancear seu conteúdo. Embora haja as piadas escatológicas típicas dessa geração do humor norte-americano, existe também uma história consistente e personagens palpáveis. E, apesar de ser constantemente engraçado, o filme não se torna uma série de esquetes mais ou menos conectadas por um fiapo narrativo, problema que ocorre, por exemplo, na animação Meu Malvado Favorito.

vizinhos4Pena que a história dê uma pequena derrapada em seu final, que é um pouco óbvio e apagado demais em relação ao que vimos anteriormente. Ainda assim, não ofusca o brilho de mais uma comédia notável em uma maré interessantíssima do gênero vinda de solo americano nos últimos anos.

Cotação-4-5Vizinhos - poster nacionalVizinhos (Neighbors)

Direção: Nicholas Stoller

Roteiro: Andrew J. Cohen e Brendan O’Brien

Elenco: Seth Rogen, Zac Efron, Rose Byrne, Elise Vargas, Zoey Vargas, Brian Huskey, Ike Barinholtz, Carla Gallo, Dave Franco, Halston Sage, Chistopher Mintz-Plasse, Jerrod Carmichael, Craig Roberts, Ali Cobrin, Kira Sternbach, Fahim Anwar, Ori Kalmus, Steven Michael Eich, Andy Samberg, Akiva Schaffer, Jorma Taccone, Adam DeVine, Blake Anderson, Anders Holm, Kyle Newacheck, Jake Johnson, Hannibal Buress, Liz Cackowski, Jason Mantzoukas, Lisa Kudrow, Jesse Heiman, Randall Park, Natasha Leggero, Casey Ford Alexander, Robert Michael Anderson, Meghan Aruffo, Melanie Avalon, Thomas R. Baker, Chasty Ballesteros, Marianne Bourg, Sasha Bujnak, Robbie Carlysle, Aaron Colom, Ilia Constantine, Zack Cosby, Nick de Graffenreid, Holli Dean, Alanna Dergan, Robert A. Dunne, Fernando Duran, Mark Casimir Dyniewicz.

Gênero: Comédia

Duração: 97 minutos

Curta a fanpage do Cinelogin no Facebook!

Anúncios

Um comentário

Deixe seu comentário!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s