Como Treinar Seu Dragão 2 | Crítica

Dragao 1

Em 2010 tivemos a grata surpresa de assistir a uma animação da Dreamworks (o mesmo estúdio por trás da franquia Shrek) com uma história tocante e cheia de nuances. O adolescente Soluço para tornar-se homem precisa derrotar um dragão, aparecendo então Banguela, e a história dos dois acaba sendo uma fábula sobre crescimento. amizade entre humanos e animais, respeito à natureza, tolerância e superação. Ambos Soluço e Banguela terminam o filme com uma deficiência física e isso não os torna menos heroicos.

Com o sucesso a sequência seria quase que obrigatória, e muitos temiam que toda a delicadeza dos temas tratados no original se corrompesse numa continuação que precisasse potencializar todos estes temas do primeiro para ser mais “épico” e o resultado se tornasse apenas mais uma aventura descartável.

Felizmente, não é isso o que acontece. Como Treinar Seu Dragão 2 potencializa sim os pontos fortes que fizeram do original tão bem sucedido, mas continua a saga de Soluço e Banguela de forma quase orgânica, seus conflitos agora são consequência de seu crescimento e suas escolhas. Soluço agora é um homem e reluta em herdar as responsabilidades de seu pai, e quando surge uma nova ameaça, entram em conflito, pois enquanto o pai quer se preparar para uma guerra, Soluço tem um impulso pacificador.

Dragao 2

E é a partir daí que a história se expande e parece até que deixa de ser infantil num primeiro olhar, mas não é. Apenas que ao invés de bater na tecla do “seja você mesmo” de muitas destas animações, ele mostra às crianças – e aos adultos – como o mundo funciona, que por mais que vivamos em harmonia, sempre terá intolerância no mundo e é preciso estar sempre pronto para o conflito (de ideias), se é preciso atacar ou tentar uma conciliação pacífica. Mas sempre usando a inteligência, esta sempre a melhor arma contra a ignorância.

Como Treinar Seu Dragão 2, assim como o primeiro, também não deixa de ser um desbunde visual. Desde os mínimos detalhes como os pelos e músculos em movimento nos braços dos personagens, até os belíssimos planos aéreos entre nuvens sob o reflexo do Sol. O primeiro encontro de Soluço e Banguela com a personagem misteriosa é de uma beleza plástica embasbacante, parece que estamos voando junto com eles e sentindo o vento no rosto. Assim como o visual dos novos dragões, o gigantesco Alfa, por exemplo, me fez lembrar de Godzilla nas cenas de ação, tamanha a perfeição de texturas e movimentos. Lindo, realmente lindo.

Como Treinar o Seu Dragão 2 - slider

O amadurecimento dos personagens originais e o surgimento de novos, aliás, são feitos de maneira natural e cada um tem seu papel definido na história e seus momentos para aparecer, os que servem de alívio cômico, os que servem de escada e os que ganham importância na trama tem seu desenvolvimento bem estruturado. Ah! E as personagens femininas são ótimas, corajosas e independentes.

A personagem nova Valka (dublada na versão original por Cate Blanchett), é especial por isso, abriu mão da família para lutar por uma causa que acreditava, uma ativista que silenciosamente lutou por anos pela sobrevivência dos dragões mesmo que seus ideais estivessem contra o estabelecido pelas normas sociais de seu povo (tomar as próprias decisões, acreditar e lutar pelo que acredita mesmo que seja diferente da maioria, é isso que o filme mostra a ser ensinado às crianças). Será que isso tem alguma ligação com o fato dos carneirinhos serão tão “maltratados” no filme, eles, que não pensam muito e só andam em bandos?

Além de tudo, o filme ainda abre espaço para uma sequência devastadoramente emocional, o diretor e roteirista Dean DeBlois faz a gente curtir um momento de encontro e reconciliação e amar ainda mais um personagem para depois…bem, não darei spoiler, apenas digo para se preparar para as lágrimas.

Dragao 5

Acabei falando pouco do dragão Banguela, né? Bem, ele continua fofíssimo – fico em dúvida se ele se parece mais com um gatinho ou um cão – mas enfim, ele continua sendo o melhor amigo de Soluço, demonstrando lealdade e um amor genuíno. E claro, ele prova novamente o porquê é tão especial ao unir mundos, mais uma vez.

Cotação-5-5

 

Como Treinar o Seu Dragão 2 (How To Train Your Dragon 2)

Como Treinar o Seu Dragão 2 - poster nacionalDireção: Dean DeBlois

Roteiro: Dean DeBlois, baseado na série de livros de Cressida Cowell

Elenco: Jay Baruchel, Cate Blanchett, Gerard Butler, Craig Ferguson, America Ferrera, Jonah Hill, Christopher MIntz-Plasse, T.J. Miller, Kristen Wiig, Djimon Hounsou, Kit Harington, Kieron Elliott, Philip McGrade, Andrew Ableson, Gideon Emery, Simon Kassianides, Randy Thom, Derek Blankenship.

Gênero: Ação/Animação/Aventura

Duração: 102 minutos

 

Anúncios

8 comentários

Deixe seu comentário!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s