Batman 75 Anos | A Gotham City do Cavaleiro das Trevas

Bat_02

Desde que foi nomeada por Bob Kane em Batman #4, no inverno de 1940, nenhuma outra cidade fictícia cresceu tanto ao ponto de ter sua própria identidade. Gotham City, que nasceu para representar os principais redutos do crime organizado de Nova Iorque da década de 40, como Chinatown, Pequena Itália, Bowery, entre outras, é hoje um dos ícones da DC Comics, bem como referência da identidade gótica mundial. Se tornando assim um personagem vivo, quase tão grande como o vigilante mascarado de morcego.

É impossível desassociar Gotham do Batman e vice-versa. Assim como podemos dizer que quase todos os personagens principais, entre eles heróis e vilões, são crias do crime da cidade. Desde que Bill Finger e Bob Kane criaram o Batman, em Detective Comics #27 de maio de 1939, a cidade sempre esteve em primeiro plano. O Batman é uma das crias mais notórias da criminologia de Gotham, um garoto que testemunhou a morte dos pais por um bandido comum do dia-a-dia. Assim como seus vilões que são frutos de sua sociedade deturpada que afeta a psique dos psicopatas. Coringa e Pinguim são exemplos de indivíduos forjados pela sociedade, ambos brilhantes estrategistas e sociopatas de primeira grandeza, eles representam a deturpada alma da cidade e sua sociedade.

Vale lembra que em sua criação, Gotham era uma cidade extremamente violenta, e o Batman agia de acordo com essa violência, chegando ao ponto de ser um verdadeiro justiceiro, utilizando armas de fogo e matando mafiosos. Porem, essa crueldade refletia os valores dos Estados Unidos pré-segunda guerra. Um país que na década anterior viveu uma imensa crise financeira e guerras de gangsteres espalhadas por todos o país durante a época da lei-seca. Apesar de toda sua galeria de vilões, a verdadeira guerra do Batman sempre foi contra a máfia, representadas pelas famílias criminosas como Falconi, Maroni, Odessa, Dimitrov e da gangue do Máscara Negra e Dragão Fantasma, por exemplo.

Bat_01

Para conter tantos criminosos, a cidade possuí duas prisões famosas do universo DC, a Blackgate, onde são colocados os bandidos e mafiosos regulares, e o Asilo Arkham, onde são trancafiados os super-criminosos insanos. O Asilo Arkham, que assim como Gotham, cresceu e tomou proporções gigantescas, na década de 90, ganhou as revista chamada Contos de Arkham, com histórias adultas e imersas em conflitos psicologicos. Arkham ficou tão famosa, que ganhou uma franquia de jogos de absoluto sucesso.

no-mans-land-cover-vol-02Durante toda sua história, a cidade já sofreu inumeros atentados e tentativas de dominação, mas duas em particular fizeram aGotham sangrar. A primeira foi durante a saga A Queda do Morcego, onde Bane quebra a coluna do Batman e Gotham fica sem seu maior protetor e é jogada na criminalidade. Bruce Wayne então percebe que Gotham precisa de um símbolo, e deixa o manto de Batman com Azrael, enquanto viaja o mundo atrás de uma cura. Durante esse período, as famílias criminosas e Bane dominaram a cidade, acuando assim toda polícia e sua população

Já na trilogia Terremoto, Contágio e Terra de Ninguém da década de 90, a cidade sofre um as consequências de um enorme terremoto que a destrói quase completamente, o que acarreta na liberação de um terrível vírus mortal que obriga o governo americano a isolar a cidade. Tornando assim Gotham uma cidade sem lei, onde a lei do mais forte impera, restando apenas ao Batman e um punhado de policiais manterem a ordem em uma cidade em ruínas. Na trilogia, o principal personagem é a cidade, dando foco no sofrimento de sua população, e como as pessoas de péssima índole pisam em terceiros para se aproveitar da situação a seu bel-prazer, levantando um discurso moral sobre o caráter humano. Vale lembrar que as saga A Queda do MorcegoTerra de Ninguém, foi a inspiração para o filme O Cavaleiro das Trevas Ressurge de Christopher Nolan.

Podemos dizer então, que Gotham City é a personificação de todos os personagens da Bat-família, e ao mesmo tempo que os cria, sofre com as consequências de tê-los criado. A cada nova versão do Batman, Gotham é remodelada para servir a nova realidade, porém seu espírito de cidade afundada em crime continua inalterada nestes 75 anos. Agora no segundo semestre de 2014, o canal Fox dos Estados Unidos, irá uma nova série focada no submundo da cidade, antes do Bruce Wayne se tornar o Batman com as família mafiosas governando a cidade. E com isso, Gotham City continua firme e forte para os anos que virão, sempre presente na mitologia do Batman e da DC Comics.

Anúncios

Deixe seu comentário!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s