F.R.I.E.N.D.S – Aquele com 10 anos do final

Friends Season FinaleHá exatos 10 anos chegava ao fim aquela que é considerada umas da maiores e mais lucrativas sitcoms do mundo. Após 236 episódios, F.R.I.E.N.D.S conseguiu juntar sete Emmys, um Globo de Ouro, dois SAG Awards, e outros 56 outros prêmios entre 152 indicações. Não por menos a série ainda é exibida diariamente conseguindo manter a audiência, o que serve pra mostrar como a sitcom é atemporal. O episódio final foi assistido por 52 milhões de espectadores, sendo a segunda maior audiência do ano (perdendo apenas para o Super Bowl) e a quarta maior audiência de uma série, depois de M.A.S.H., Cheers e Seinfield (125, 84.4, e 76.3 milhões respectivamente).

É certo que os últimos anos da série não foram os seus gloriosos, mas nada que desmereça a série. Bem, talvez o relacionamento entre Joey e Rachel, mas isso se mostrou ser o desgaste de 10 temporadas e quase não teve tanta importância na reta final, que serviu pra fechar algumas pontas soltas, se despedir de personagens coadjuvantes que fizeram parte do show e para preparar terreno pro aguardado episódio final.

Em uma recente entrevista à revista Entertainment Weekly (em inglês), a criadora da série, Marta Kauffman, comentou sobre a pressão de um series finale:

Acho que a lição que eu aprendi é: deixe o show me dizer.Chega um ponto em que, de certa maneira, você não está mais no banco do motorista: seu trabalho é apenas tirar toda a porcaria, focar na raiz da história e não inventar mais muita coisa.

E é basicamente isso que FRIENDS fez em seu final, qualquer movimento errado poderia ter tornado aquele amor todo em ódio em segundos (cof cof How I Met Your Mother). Assim, presenciamos o nascimento dos gêmeos de Mônica e Chandler, e vimos como os personagens cresceram durante todos esses anos. O mesmo pode se dizer sobre Phoebe, que apesar de não ter tido um grande destaque no final, foi responsável pelas grandes piadas do episódio (“There is something wrong with the left phalange”, ou ainda o seu grito: RAACHEEEL!). Quanto ao Joey, o personagem iria ganhar um spi-off, ou seja a história dele iria continuar, qualquer final exagerado seria um tiro no próprio pé da NBC, que tentava manter ainda a vibe do sucesso do programa.

Friends season finaleAgora, nada mais natural que encerrar a série concluindo o romance que a iniciou. Sendo considerados um dos melhores casais de série, mesmo tendo passado anos separados, Ross e Rachel foram o grande destaque de “The One With The Last One”, e não tinha como ser diferente, afinal, um era a lobster do outro. E por mais clichê que uma cena no aeroporto atrás de um grande amor possa parecer, isso não fez diferença porque de fato nos importávamos com aqueles dois personagens, e poderiam ter incluído ainda mais clichês que nosso desejo seria apenas o de vê-los juntos, afinal a espera foi longa.

Novamente o episódio se mostra consoante com a fala de Kauffman, não havia muito o que inovar nesse terreno. Um final que não envolvesse Ross e Rachel juntos seria negar toda a série. E embora o final já fosse previsto por todos, o que de fato importava ali era o “como”. A jornada que levaria os dois a perceberem que, além de uma filha, eles ainda compartilhavam o amor um pelo outro. E foi apenas ao constatar que a distância física estaria solidificando a separação dos dois, que eles puderam entender isso.

A importância cultural da série se deve muito ao fato dela mostrar uma época de transição entre aqueles recém adultos que lutam para se firmar na vida, financeira e amorosamente. É sobre aquela época em que seus amigos são a sua família e tudo o que você tem. E como tudo na vida, acaba. Colocar um ponto final nessa fase significa abrir a página para um novo capítulo da sua vida, muito embora você não abandone seus amigos. A jornada aqui é outra, e o fato dos seis amigos tomarem direcionamentos diferentes, soa bastante orgânico ao olhar para tudo aquilo que presenciamos por 10 anos.

Ainda que os caminhos que seguimos se mostrem diferentes daqueles trilhados por quem nos cerca, o que vale a pena é perceber que nossos verdadeiros amigos, assim como os episódios de FRIENDS, sempre estarão lá pra gente.

Friends season finale

Anúncios

Deixe seu comentário!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s